Já faz tempo que apenas algumas residências possuíam sistemas de energia solar no Brasil. Além disso, o número de painéis solares fotovoltaicos instalados em telhados de residências e empresas continua a aumentar. 

Bem como, há um rápido crescimento na indústria solar, com mais baterias solares, parques solares, parques de energia eólica, usinas de hidrogênio e muito mais sendo construídos para ajudar o país a atingir suas metas de sustentabilidade.

A instalação de painéis solares é uma das melhores maneiras de reduzir suas contas de energia e, ao mesmo tempo, ajudar o país. Também, é importante saber como aproveitar ao máximo seu sistema de energia solar.

Use lâmpadas de LED

Uma das melhores coisas sobre as lâmpadas LED é que elas tendem a durar mais e isso, por si só, já pode economizar dinheiro. Além disso, elas podem ser de 80 a 90 por cento mais benéficas para sua conta – tornando-as muito mais eficientes do que as outras alternativas.

Se você tiver um sistema de painel de energia solar de 6 kW instalado em seu telhado emparelhado com lâmpadas LED, pode esperar que suas contas de energia sejam ainda mais baixas. Por esse motivo, recomendamos trocar suas antigas lâmpadas incandescentes, halógenas e até fluorescentes por LED.

Veja seu telhado antes de instalar a energia solar

Antes de instalar painéis solares em seu telhado, você precisava garantir que seu telhado esteja em boas condições. Agora, se você já tem painéis solares instalados, você também deve garantir que seu telhado esteja em bom estado.

Recomendamos que você verifique o telhado uma vez por mês para ver se ele precisa de alguma manutenção. Isso não significa necessariamente que você deve limpar seus painéis solares. Eles requerem pouca manutenção; geralmente, você deve limpá-los apenas duas vezes por ano. 

No entanto, os detritos podem se acumular e você deve ficar de olho neles antes que eles piorem e comprometam a eficiência de seus painéis de energia solar. Se você tiver um telhado inclinado, será mais fácil limpar os detritos porque a chuva pode lavá-los facilmente.

Use os eletrodomésticos de maneira inteligente

Alguns aparelhos realmente não precisam estar funcionando à noite. Um sistema de painel de energia solar é mais eficaz para reduzir suas contas quando o sol está brilhando durante o dia. Portanto, ter aparelhos funcionando durante o dia e desligá-los à noite, faz mais sentido. Isso ajudará você a economizar mais nas contas de eletricidade.

Pode não parecer fácil no começo, mas é possível. Tudo que você precisa fazer é avaliar seus aparelhos e os tempos de funcionamento. Eventualmente, você descobrirá que a maioria deles não precisa funcionar à noite porque você pode continuar com a maioria de suas tarefas domésticas enquanto o sol está no céu. 

Hábitos para aproveitar a energia solar residencial
Hábitos para aproveitar a energia solar residencial.

Use os painéis de energia solar com responsabilidade

A maneira de usar seus painéis solares com responsabilidade é monitorar seu uso e sistema regularmente. Alguns dos inversores solares vem com um aplicativo onde você pode rastrear seu sistema facilmente. 

O aplicativo mostrará a produção de seus painéis solares fotovoltaicos e você também poderá descobrir o uso de energia solar da sua casa. Isso fornecerá informações valiosas sobre seus hábitos de uso e o desempenho de seus painéis solares.

Seu sistema solar fotovoltaico é um investimento que pode ser maximizado para garantir que você esteja colhendo todas as recompensas disponíveis nos próximos anos.

Posts Similares