Uniformes nem sempre são vistos com o potencial que de fato possui. Além de ser uma simples vestimenta, deve ser uma parte integrante da construção da marca de uma loja ou de um serviço.

É comum que trabalhadores em geral não o considerem assim tão importante, mas a verdade é que o uniforme pode fazer muita diferença para as suas vendas. Isso vale tanto para quem trabalha em comércios e empresas quanto para quem atua de maneira informal, por conta própria. 

Confira a seguir como o uniforme pode ajudar integradores na divulgação e vendas da tecnologia de energia solar. 

Uniformes fortalecem a identidade visual da marca

Um dos pontos mais críticos na relação entre potenciais clientes e quem presta algum tipo de serviço é a dificuldade em identificar esses prestadores facilmente.

Uniformes Fortalecem a identidade visual da marca
Uniformes Fortalecem a identidade visual da marca

Optar pelo uso de um uniforme pode representar grande importância emocional, pois proporciona a sensação de organização e acolhimento ao cliente. E inicialmente é isso que todo consumidor busca ao procurar por uma solução para o seu problema, não é mesmo?!

Assim como é comum ver funcionários de comércios e empresas utilizando uniformes padronizados e que representam a identidade visual da marca, os integradores de energia solar também podem optar por fazer uso dessa ferramenta.

Sim, o uniforme pode e deve ser considerado uma ferramenta de trabalho, tão impactante quanto a arquitetura de um ambiente profissional, por exemplo.

A escola de administração da Universidade de Suffolk em Boston realizou uma pesquisa que mostrou a eficácia dos uniformes como instrumento de marketing: 73,5% dos entrevistados afirmaram que os uniformes são mais eficazes do que comerciais na TV e 74,4% concordaram que eles promovem mais resultados positivos do que anúncios na rádio.

Isso comprova que o investimento em uniformes para empresas e prestadores de serviço é uma alternativa de publicidade eficaz e deve ser considerado uma prioridade no trabalho de marketing. Sendo assim, vale a pena pensar no uniforme com carinho, pois ele também é responsável por causar uma boa impressão em potenciais clientes. 

Outras pesquisas vão ao encontro dessas informações. Um estudo realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) mostrou que 78% dos consumidores associam uma equipe uniformizada à segurança em relação à marca.

Isso se deve ao fato de que vendedores e prestadores de serviço devidamente uniformizados passam credibilidade, favorecendo a percepção positiva do cliente a respeito da empresa representada. 

A mesma pesquisa também mostrou a importância de criar um elo emocional/afetivo entre cliente e vendedor. Essa relação pode ser fundamentada desde a apresentação do profissional, e também com o uso de crachás de identificação e cartões de visita.

Quando esse elo não é estabelecido, a chance do cliente retornar ao estabelecimento ou buscar o serviço oferecido diminui em 50%. 

Favorecem uma primeira impressão positiva 

Uniformes ajudam a fortalecer a marca e, consequentemente, a imagem da empresa. Explorar as cores da paleta que formam a identidade visual do seu negócio combinadas ao logotipo bordado nas peças contribuem, em conjunto, para entregar uma boa primeira impressão.

Favorecem uma primeira impressão positiva 
Favorecem uma primeira impressão positiva 

Isso também ajuda a facilitar a lembrança da empresa ou prestador de serviços na mente de seus potenciais clientes. 

Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em branding Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos. A mesma pesquisa indica que são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo.

Portanto, ao adotar o uso de um uniforme profissional, seu negócio vai ganhar mais exposição, o que ajuda no trabalho de construção da marca e de vínculos com o cliente. 

Não é segredo para ninguém que um atendimento de qualidade é a chave para um bom negócio. Para isso, seus representantes devem ser capazes de personificá-lo, o que inclui o modo de apresentar-se e atender potenciais clientes. Neste cenário, o uniforme ajuda os profissionais a apresentarem-se conforme a imagem pretendida pela marca.

No caso de uma empresa, é importante deixar bem claro o perfil que deve ser seguido pelos seus funcionários, incluindo também cabelo, maquiagem e acessórios.

Se o uniforme for composto por uma única peça (como uma camiseta ou camisa com o logotipo da empresa, por exemplo) vale indicar o tipo de roupa complementar ideal, como o modelo, a cor e o tecido da calça a ser usada.  

Uniformes demonstram profissionalismo

O trabalho de marketing de uma organização é sempre deixá-la em destaque na mente e no coração do seu público-alvo. Isso tem tudo a ver com a primeira impressão mencionada no item anterior, mas também no estabelecimento de empatia.

O integrador de energia solar precisa ser capaz de mostrar aos potenciais clientes que compreende seus problemas e é capaz de solucioná-los da melhor forma possível.

Mostrar propriedade no assunto é fundamental para transmitir o profissionalismo que os clientes procuram em um especialista. Esse aspecto é fortalecido com o uso de uniforme, que mostra o comprometimento e a responsabilidade com o trabalho. 

Usar um uniforme adequado é também uma forma de proteção diante das tarefas exercidas em sua função. Como um integrador solar pode também estar envolvido na instalação dos painéis solares, é preciso levar isso em conta e pensar em vestes que possibilitem realizar as tarefas necessárias com segurança e conforto. 

Fazer uso de roupas adequadas para o trabalho é também uma forma de passar uma imagem de autoridade e segurança aos seus clientes e consumidores. Isso demonstra a preocupação da empresa com a autoestima e o bem-estar dos colaboradores. 

Evidencia a organização da empresa

No caso das empresas de energia solar, o uniforme é uma forma de facilitar a organização, ajudando na identificação de cada área. Corporações com vários setores podem fazer uso de uniformes para identificá-los de acordo com uniformes específicos, ganhando pontos com os clientes e funcionários. 

Uniformes deixam a empresa mais profissional
Uniformes deixam a empresa mais profissional

Os uniformes profissionais podem aumentar o orgulho dos funcionários e o sentimento de pertencimento à empresa, promovendo comprometimento, produtividade e, consequentemente, satisfação do cliente e lucros a longo prazo. 

São muitas as vantagens que o uso de uniformes profissionais pode acarretar, seja no ambiente de uma empresa de energia solar, ou no trabalho autônomo de um prestador de serviços na área.

A mais vantajosa consequência disso tudo é sem dúvidas o impacto positivo nas vendas, já que causar uma boa impressão é o primeiro passo para garanti-las. Quer mais dicas para melhorar suas vendas? Clique aqui e confira como encontrar clientes para instalação de energia solar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Veja um story resumido do post!

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