As vistas resplandecentes da paisagem movida a energia solar da Turquia foram significativamente transformadas no ano passado, à medida que uma reforma regulatória pioneira desencadeou uma onda sem precedentes de investimentos na indústria de energia solar do país.
Num anúncio recente, Mustafa Yılmaz, o eminente líder da Autoridade Reguladora do Mercado de Energia (EPDK), revelou que a trajetória do setor solar foi notavelmente remodelada por ajustes regulatórios implementados há um ano, resultando num influxo impressionante de quase 10 bilhões de dólares em investimentos.
Reformas nas produções de eletricidade não licenciada
Um ponto notável desta transformação foram os avanços alcançados na produção de eletricidade não licenciada, facilitados por reformas inovadoras no Regulamento de Produção de Eletricidade Não Licenciada.
Estas reformas, reveladas em agosto de 2022, simplificaram o processo para os consumidores aproveitarem o potencial ilimitado da energia solar para consumo pessoal. Yılmaz afirmou enfaticamente que estas alterações desencadearam uma nova onda de entusiasmo de investimento no domínio solar.
“Ao longo de apenas um ano, testemunhamos um fervor de investimento que superou até as nossas expectativas mais elevadas, culminando num valor cumulativo impressionante de quase 10 mil milhões de dólares”, observou Yılmaz.
Os frutos destes esforços foram canalizados para uma atribuição substancial de mais de 12.000 megawatts (MW) de capacidade de produção solar não licenciada, espalhados por mais de 14.000 instalações distintas.
A operacionalização de 2.000 MW elevou significativamente a capacidade instalada agregada das instalações de produção de eletricidade não licenciadas, com uma capacidade acumulada de 13.500 MW. Este progresso notável serve como prova do compromisso e dinamismo demonstrado pelo setor energético sob a supervisão meticulosa do EPDK.
Com iniciativas e campanhas de energia solar a Turquia conquistou 12ª posição global
Com a campanha “produza onde quiser, consuma onde quiser”, a ambiciosa iniciativa capacitou para que os consumidores que enfrentavam restrições espaciais em zonas densamente urbanizadas ou industrializadas pudessem estabelecer instalações de produção solar em toda a extensão da Turquia.
Uma faceta integrante deste ajuste é a capacitação dos consumidores para comercializarem o excesso de energia de volta à rede, gerando assim rendimento suplementar.
O crescimento inevitável das fontes de energias renováveis aumentou a capacidade instalada do país, com espantosos 55% agora atribuídos a fontes renováveis, conforme destacado pelo Ministro da Energia e Recursos Naturais. Colocando a Turquia na 12ª posição global e a 5ª posição europeia na utilização de energias renováveis.
Em alinhamento com o Plano Energético Nacional, divulgado em fevereiro, a Turquia está firmemente empenhada em elevar esta proporção para 65% até 2035. Esta ambição inabalável levou a um plano estratégico que abrange a implantação anual de 3.000 MW de energia solar, 1.500 MW de energia eólica, e um total acumulado de 5.000 MW de energia eólica offshore nos próximos 12 anos.
Fonte: Daily Sabah
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.