À medida que o mundo lida com as consequências das mudanças climáticas e com a necessidade de fazer a transição para a energia renovável, surgem soluções inovadoras para aproveitar a energia do sol, do vento e da água. Entre essas tecnologias inovadoras, as árvores de energia solar impressas em 3D chamaram a atenção ao combinar as vantagens da energia solar com o apelo estético e o design de economia de espaço de uma árvore.
Imprimindo energia renovável
Embora o conceito de uma árvore de energia solar não seja totalmente novo, avanços recentes na tecnologia de impressão 3D abriram novas possibilidades de design e produção, resultando em maior eficiência, personalização e economia. A ideia fundamental por trás de uma árvore de energia solar é imitar a estrutura de uma árvore real, com galhos enfeitados por painéis solares no lugar de folhas. Esse design otimiza a utilização do espaço, pois os painéis solares podem ser posicionados em vários ângulos e alturas para maximizar a exposição à luz solar.
Uma ilustração exemplar de uma árvore de energia solar impressa em 3D é o Solar Sinter, um projeto desenvolvido pelo arquiteto alemão André Broessel. O Solar Sinter é composto por uma estrutura esférica de vidro preenchida com água, funcionando como uma lente para concentrar a luz solar em um pequeno painel solar. Este design inovador permite que o Solar Sinter gere até 35% mais energia do que os painéis solares planos tradicionais.
Outro empreendimento promissor no campo das árvores de energia solar impressas em 3D é o conceito eTree da empresa israelense Sologic. Esta estrutura de metal em forma de árvore apresenta painéis solares fixados em seus galhos, produzindo energia limpa enquanto fornece áreas de estar sombreadas, pontos de acesso Wi-Fi e estações de carregamento para dispositivos elétricos.
Vantagens das árvores de energia solar
Os benefícios das árvores de energia solar impressas em 3D vão além de seu apelo estético e design que economiza espaço. A utilização da tecnologia de impressão 3D reduz significativamente os custos de fabricação e expande as opções de personalização.
Por exemplo, a impressão 3D permite a criação de painéis solares em diversas formas e tamanhos, adaptados aos requisitos ou locais específicos do projeto. Um exemplo que já vem se tornando realidade é seu uso em locais de recarga de veículos elétricos.
Além disso, a impressão 3D facilita o uso de materiais reciclados na fabricação, reduzindo o impacto ambiental dessas estruturas. Este conceito visionário tem a capacidade de revolucionar a utilização de energia solar em ambientes urbanos, tornando a energia renovável acessível e visualmente atraente para um público mais amplo.
Fonte: Energyportal
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.