O benchmarking é um processo que possibilita fazer a análise e estudo das empresas que são suas concorrentes no mercado de energia solar. Por meio desse método, é possível ter um conhecimento aprofundado a respeito das melhores práticas usadas nesse setor, que podem ser replicadas na sua empresa. 

Comparar as estratégias utilizadas pelas empresas é uma prática essencial para não perder relevância no mercado. Fazer o benchmarking é importante para evidenciar as condições da sua empresa em relação às outras.

O objetivo do benchmarking é otimizar os resultados de uma organização. Entre as principais vantagens do benchmarking, podemos citar a possibilidade de redução de custos, de aumento na produtividade e da ampliação na margem de lucro. 

No artigo a seguir, você vai descobrir o que é o benchmarking e como ele é utilizado no ambiente corporativo. Veja também um passo a passo para aplicar na sua empresa. Boa leitura! 

O que é benchmarking?

O termo benchmarking significa ponto de referência em português. Isso significa que, ao aplicar essa metodologia, você tomará como parâmetro uma ou mais empresas, possibilitando uma análise com profundidade acerca de suas técnicas de marketing, produção, gestão, processos logísticos, atendimento, entre outros. 

Entenda melhor o que é o benchmarking
Entenda melhor o que é o benchmarking.

Ter uma empresa de sucesso como sua referência serve para que você identifique com mais facilidade quais são as possíveis falhas na sua organização e possa repará-las.

Sendo assim, o benchmarking envolve a análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações. Para que elas ofereçam as respostas que você procura, é preciso entender o que os dados coletados significam e como podem ser usados a favor da sua empresa. 

Com esse recurso, você poderá responder às principais questões sobre gestão, como:

  • Os resultados que estou alcançando são satisfatórios
  • Como estou me saindo em relação à concorrência?
  • Como aumentar a produtividade e eficiência dos meus processos?

Confira a seguir como o integrador pode utilizar o benchmarking no seu trabalho. 

Como utilizar o benchmarking? 

A aplicação do benchmarking pode oferecer diversas possibilidades para o integrador solar.

Esse recurso permite que sua empresa desenvolva maior conhecimento a respeito de si própria, de modo a tornar ideias e iniciativas mais acessíveis e viáveis. Com isso, também é possível otimizar as técnicas e processos que já são fazem parte do seu cotidiano de trabalho. 

As técnicas de benchmarking oferecem maior entendimento de mercado, e, consequentemente, maior reconhecimento também, ao possibilitar que o integrador solar ganhe espaço para se igualar com outras empresas relevantes do setor de energia solar. 

É também uma forma de manter sua equipe mais motivada, já que o benchmarking viabiliza que metas tangíveis sejam definidas, tendo como base de comparação as empresas de referência. 

As consequências disso envolvem a ampliação da margem de lucro, redução dos custos, aumento na produtividade, otimização das técnicas utilizadas pelas equipes de marketing e vendas, entre tantos outros benefícios.

Como utilizar o bechmarking em sua empresa
Como utilizar o bechmarking em sua empresa.

Por essas razões, o benchmarking é considerado a melhor maneira de analisar a concorrência, assim como as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Quando bem planejado e executado, oferece um panorama abrangente e eficaz para a sua atuação profissional.  

E o melhor é que pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho, área de atuação e recursos disponíveis. Mesmo um integrador solar que está dando os primeiros passos no setor de energia solar pode obter bons resultados com o uso do benchmarking. Confira a seguir como. 

Passo a passo para fazer o benchmarking

Agora que você já sabe o que é o benchmarking e os benefícios que ele pode oferecer, é hora de colocar esse aprendizado em prática. Veja o passo a passo a seguir. 

Comece estudando sua própria empresa

O primeiro passo é identificar os processos ou práticas da sua organização que precisam ser aprimorados. Analise como está o nível de envolvimento de todos os funcionários, se há um bom entrosamento e se as metas da empresa estão claras para todos. 

Se a sua empresa já possui algum tempo de mercado, esse pode ser o momento para investir na contratação ou promoção de profissionais que possam elevar a qualidade do que é oferecido. 

Pergunte a opinião dos seus clientes

Buscar outras perspectivas é sempre importante e pode ajudar a ter uma visão mais ampla e fiel da qualidade do serviço oferecido. Muitas vezes, quem está fora consegue fazer uma avaliação mais assertiva do que as pessoas diretamente envolvidas nos processos da empresa. 

Sempre que possível consulte seus clientes, assim você terá uma melhor noção dos rumos que seu negócio pode ou deve tomar. Você pode implementar questionários online, perguntando o que pode ser melhorado, quais os pontos negativos do serviço oferecido e quais os principais diferenciais. 

Defina uma pessoa para analisar os dados 

Apesar do benchmarking priorizar uma perspectiva abrangente, é importante escolher uma pessoa que ficará encarregada de fazer a análise e interpretação dos dados.

Defina uma pessoa para fazer a análise benchmarking
Defina uma pessoa para fazer a análise benchmarking.

Essa pessoa pode ser você ou um funcionário de confiança, desde que o escolhido tenha um perfil analítico e conhecimentos sobre cada processo dentro da empresa.

Priorize os processos mais importantes 

Mantenha o foco nas principais informações que precisam ser coletadas, de acordo com as necessidades da sua própria empresa. Tenha em mente que o seu principal objetivo precisa ser igualar ou até mesmo superar os resultados conquistados pela sua concorrência. 

Selecione alguns concorrentes para monitorar 

Especialistas indicam escolher de 1 a 3 empresas da concorrência para analisar e fazer o benchmarking. Esse é o número ideal para evitar que sua análise perca o foco, uma vez que são muitos dados, números e técnicas a serem levados em conta.

As empresas escolhidas não precisam ser necessariamente da sua área de atuação, desde que os objetivos a serem analisados estejam bem definidos.

Se a ideia é obter melhores resultados no engajamento das redes sociais, por exemplo, nada impede que você analise empresas de outros setores que tenham resultados expressivos nesse aspecto. 

Analise uma empresa por vez

Para fazer um trabalho aprofundado como esse, o ideal é focar em uma concorrente de cada vez. Comece observando empresas que tenham alguma semelhança com a sua, como metas, objetivos, público-alvo ou estruturas em comum. 

Determine quais serão seus KPIs 

Escolher os indicadores-chave de performance (em inglês, Key Performance Indicator, ou simplesmente KPIs)  é parte importante do processo de benchmarking. São métricas financeiras e de qualidade que vão te ajudar a monitorar o desempenho da sua empresa.

Dados que precisam ser analisados
Dados que precisam ser analisados.

Elas precisam ser fáceis de serem analisadas, o que pode ser feito com a ajuda de ferramentas (como o Google Analytics, por exemplo). Clique aqui e confira alguns indicadores comerciais para energia solar. 

Identifique o gap de performance

Um gap de performance é a diferença entre o desempenho esperado pela organização e o resultado real obtido. O que exatamente não está sendo como você imaginava?

Depois de identificar o gap de performance da sua empresa, compare-o com o da concorrente analisada. Quanto maior o tamanho do gap, mais atenção e esforços essa etapa vai exigir da sua análise. 

Identifique onde gasta mais tempo e dinheiro

Todo e qualquer gasto da sua empresa pode entrar nessa etapa da análise, como o aluguel do ponto comercial, o investimento em equipamentos e ferramentas e o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. 

Quanto mais semelhante for a empresa analisada em relação à sua, mais eficaz e precisa será essa análise de gastos. Caso note diferenças muito grandes entre os seus gastos e o da concorrência, isso pode indicar a necessidade de dedicar uma atenção maior a alguma etapa do processo.

Tente encontrar o ponto que está causando essa disparidade, e dedique algum tempo para mudar esse panorama. Dependendo da situação, pode ser até que você encontre uma oportunidade para economizar e evitar o desperdício de recursos. 

Crie um planejamento estratégico e um plano de ação 

Desenvolver um plano de ação é importante para que a implementação dos resultados colhidos durante o benchmarking seja eficaz, e um bom planejamento estratégico pode diminuir consideravelmente erros e riscos. 

Compare e analise as informações coletadas

Depois que você recolher todas as informações que precisa, é hora de reuni-las e compará-las. Como é de se esperar, algumas adaptações e mudanças podem ser necessárias. 

Elabore relatórios com os dados coletados e estabeleça uma recorrência para analisar os resultados. Avalie os pontos altos e baixos e guarde tudo o que for relevante para os resultados da sua empresa, mesmo dados para comparação posterior. 

Com a experiência adquirida nesse processo, você vai notar que consegue até mesmo traçar algumas previsões e estimativas, adiantando problemas e oportunidades e, assim, gerar mais vendas. 

O benchmarking não é um processo que deve ser realizado uma única vez. O mercado é muito dinâmico e muita coisa pode mudar de tempos em tempos, portanto é importante repetir esse processo sempre que julgar necessário.

Como analisar os dados coletados e fazer os ajustes necessários
Como analisar os dados coletados e fazer os ajustes necessários.

A boa notícia é que, com o passar do tempo, o processo fica mais natural e tudo se torna mais fácil.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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