O Brasil é um dos palcos mundiais do crescimento acelerado da energia solar. Por isso, está atraindo cada vez mais investimentos para projetos de grande porte. Logo após entrar para as 10 nações com maior geração solar, o país pode estar entre os 3 primeiros até 2030.
Nos últimos dias, um novo investimento de grande escala foi anunciado que impactará os brasileiros por mais de 20 anos. Com o início das construções nos próximos meses, haverá um bom aumento da produção solar, bem como, de empregos.
Mais um crescimento da energia solar brasileira
A Atlas Renewable Energy assinou um contrato de compra (PPA) com a Albras, uma das maiores produtoras de alumínio primário do Brasil. O contrato, com pagamento em dólares, permitirá que a Atlas forneça energia solar por 21 anos. Esse é o prazo mais longo já de um contrato de PPA na América Latina no setor de energia renovável.
A energia fornecida à Albras virá do Projeto Fotovoltaico Vista Alegre. Com a construção prevista para entrar em operação em 2025. A parceria entre a Atlas e a Albras gerará energia renovável suficiente para abastecer o equivalente a aproximadamente 3 milhões de habitantes, quase a população atual de Brasília, capital do país.
A empresa anunciou que está focada na parceria com clientes do setor corporativo, auxiliando a transição energética brasileira. Esse é o 2º contrato que a Atlas fecha nesse mercado.
Ao todo, já são mais de 4 GW de energia renovável em projetos, com 2,2 GW em operação neste momento. No ano passado ela fechou um projeto de 300 MW no México, mostrando sua presença na América Latina.
Já no Brasil, o projeto terá a capacidade de 902 MWp, o que equivale a geração de 2 TWh de energia solar todos os anos. Isso equivale a tirar quase 62 mil carros das ruas, evitando a emissão de mais de 150 toneladas de CO2 anualmente.
Histórico recente do Brasil
Nos últimos meses, vimos o país entrar no Top 10 produtores de energia solar do mundo. Além disso, as previsões de crescimento para 2030 e 2050 são muito promissoras e animadoras para o setor solar.
Caso esse bom momento continue a melhorar com o auxílio de políticas para facilitar parcerias privadas, o Brasil tem chances de disputar a liderança mundial com a China. Ainda mais se a penetração no mercado residencial se tornar cada vez mais democrático através de projetos que chegam no país.
Desde fazendas solares, até compra de energia solar, essas são algumas das diversas opções que o Brasil tem para liderar o mercado internacional de energias renováveis.
Fonte: BN Américas
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.