Apesar das muitas vantagens que a energia solar oferece, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a instalação de painéis solares e como podem se beneficiar dessa tecnologia. É aí que entram as técnicas de storytelling como uma ferramenta poderosa de vendas para empresas que vendem soluções em energia solar!
O storytelling é uma estratégia que envolve contar histórias envolventes que conectam as pessoas emocionalmente à marca e aos produtos oferecidos.
Ao contar histórias sobre a energia solar, as empresas podem manter seus potenciais clientes bem informados e persuadi-los a fazer a transição para uma fonte de energia mais limpa e econômica.
Dessa forma, o storytelling representa uma ferramenta eficaz para aumentar as vendas e promover a adoção da energia solar. Neste artigo, você vai descobrir como ele pode contribuir e algumas técnicas para apresentar os benefícios dessa tecnologia aos seus potenciais clientes. Veja a seguir!
Como as técnicas de storytelling podem contribuir para a venda de energia solar?
O storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para empresas e integradores de energia solar.
Por meio dela, é possível desenvolver e contar histórias interessantes e envolventes sobre essa tecnologia: como ela possibilita que as pessoas economizem dinheiro, reduzem sua pegada de carbono e contribuam para um futuro mais sustentável, entre muitas outras narrativas possíveis e cativantes.
Ao utilizar o storytelling para vender energia solar, você tem a chance de criar uma forte conexão emocional com as pessoas interessadas na sua solução.
Isso pode inspirá-los a tomar uma iniciativa importante para reduzir sua dependência de fontes de energia não renováveis, como ao investir na instalação de um sistema solar fotovoltaico em sua casa ou empresa, por exemplo.
Ao utilizar essa ferramenta de maneira estratégica e criativa, você ajuda seus potenciais clientes a compreenderem melhor quais são os benefícios da energia solar e como essa tecnologia pode mudar o dia a dia das pessoas que investem nela.
Há diversos objetivos que podem ser alcançados com essa técnica. Você pode recorrer ao storytelling para despertar a atenção de seus interlocutores, para guiar o seu público através da jornada de compra e para manter sua audiência bem informada a respeito do assunto.
Além disso, também serve para influenciar decisões, criar conexão e engajamento, despertar emoções e humanizar a marca.
Agora que você já está familiarizado(a) com o poder desta ferramenta, continue a leitura para conhecer algumas técnicas de storytelling que vão te ajudar a apresentar os benefícios da energia solar e a ter mais sucesso em suas vendas.
Técnicas de storytelling para vender energia solar
Se você gostou da ideia de explorar esta ferramenta para melhorar seus resultados em vendas, saiba que há algumas técnicas de storytelling que podem facilitar o seu trabalho. Confira a seguir algumas delas.
Defina a mensagem que quer transmitir
O storytelling é, basicamente, composto por 4 elementos principais: mensagem, ambiente, personagem e conflito. A mensagem do seu storytelling diz respeito à ideia que você deseja transmitir ao público a partir da história que será contada.
O primeiro passo para desenvolver um storytelling é, portanto, definir que mensagem será essa. Ela deve ser clara e objetiva, além de estar alinhada com os valores da sua empresa, para que assim os clientes se identifiquem com a história e criem uma conexão com a marca.
Lembre-se de que sua história precisa impactar seu interlocutor de maneira positiva, e a mensagem escolhida tem papel fundamental nisso.
Depois que ela estiver definida, você já pode começar a desenvolver a história que será contada. O ideal é que ela seja baseada em fatos reais, como no caso de um cliente que tenha ficado satisfeito com a instalação de seu sistema fotovoltaico, por exemplo.
Entenda o que o seu público busca
O principal objetivo do storytelling é criar um vínculo com a audiência. Sendo assim, é preciso entender o que o público que você deseja atingir busca em uma marca. Quais são os seus valores? Que tipo de conteúdo ele consome?
Respondendo essas perguntas, é possível adaptar a mensagem e a história para que sejam mais relevantes e persuasivas para as pessoas que você deseja conquistar.
E isso diz respeito não apenas ao conteúdo da história em si, mas também aos melhores formatos e recursos que servirão para estruturar sua narrativa.
Por isso, é válido fazer uma pesquisa sobre o público-alvo, conhecer seus valores, interesses, desejos e necessidades para que a história seja mais direcionada e efetiva em relação à mensagem que você deseja comunicar.
Apresente desafios
Uma boa história precisa contar com desafios, porque eles criam tensão e engajamento na sua narração. Desafios são obstáculos ou problemas que os personagens precisam superar para alcançar um objetivo.
Quando bem utilizados, servem para despertar emoções e criar uma conexão emocional com a audiência.
Ao incluí-los em sua história, você cria uma narrativa mais envolvente, que vai prender a atenção do seu público e levá-lo a torcer pelos personagens. Além disso, a superação dos desafios pode inspirar o público a enfrentar os seus próprios obstáculos e acreditar que é possível superá-los.
Falando do investimento em energia solar, os desafios podem ser problemas enfrentados pelos clientes antes de optar por essa tecnologia, como contas de energia elétrica com valores elevados ou a preocupação com o impacto ambiental da energia gerada convencionalmente, como por hidrelétricas e termelétricas.
Sua história pode servir para mostrar como esses desafios foram superados com a instalação de um sistema de energia solar e como isso trouxe benefícios tanto para o cliente quanto para o meio ambiente.
Utilize elementos narrativos
Como o storytelling é, basicamente, o ato de contar histórias, é preciso recorrer a elementos narrativos para que sua história faça sentido, surta o efeito desejado e cumpra seu objetivo.
Esses elementos servem para criar uma história envolvente, que pode levar o público a se conectar emocionalmente com a mensagem transmitida. Estamos falando de ferramentas narrativas que ajudam a construir personagens, cenários e conflitos que compõem a história.
Há diversos elementos narrativos que podem ser explorados para construir um storytelling efetivo, como os personagens da história, por exemplo, que enfrentam desafios e conflitos para alcançar seus objetivos.
Você pode falar de si mesmo ou contar a história de algum cliente, mas é importante ressaltar aspectos como personalidade e características que tornem essas figuras interessantes para o público.
O cenário também é um elemento narrativo importante a ser explorado. Trata-se do ambiente onde se passa a história. Um bom cenário ajuda a criar o clima e a ambientação que fazem toda a diferença para uma narrativa.
Outro elemento que deve fazer parte da sua história é o clímax, ou seja, o ponto alto, quando os desafios são resolvidos e os personagens alcançam seus objetivos. O clímax deve ser emocionante e satisfatório para o público.
Ao utilizar esses elementos narrativos de forma efetiva, é possível criar um storytelling envolvente e cativante, que prendem a atenção do público, despertam seu interesse e levam à identificação com a história proposta.
Transmita valores
Contar histórias é uma das formas mais eficazes de transmitir valores e ideias de uma empresa, e humanizar a marca. As pessoas se conectam com histórias que envolvam pessoas reais, o que inevitavelmente envolve também valores e princípios.
A sua empresa pode contar histórias sobre os funcionários, clientes ou membros da comunidade que têm sido impactados positivamente pelos valores da empresa.
Se a sustentabilidade é uma das prioridades da sua organização, conte como suas iniciativas estão fazendo a diferença para o meio ambiente e a comunidade local.
Outra dica interessante é explorar a variedade de formatos de storytelling, incluindo vídeos, podcasts, artigos e redes sociais, para assim alcançar diferentes públicos e contar suas histórias de maneiras diferentes.
Ao utilizar o storytelling de maneira eficaz, uma empresa pode criar um vínculo emocional mais forte com seus clientes, funcionários e a comunidade em geral, e transmitir seus valores de maneira mais clara e impactante.
Crie um arco narrativo
Sua história deve ter um começo, meio e fim bem definidos, com um conflito ou desafio inicial, um clímax emocionante e uma resolução satisfatória.
Essa estrutura é chamada de arco narrativo: é ela que define a história, apresenta os elementos principais e cria uma progressão lógica de eventos que culminam em um desfecho interessante para o público.
Criar um arco narrativo é importante porque ajuda a manter a história coerente e envolvente. Ele ajuda a prender a atenção do público e fazer com que a história seja lembrada por muito tempo.
Quando bem construída, essa estrutura facilita o envolvimento e conexão emocional do público com a história. O arco narrativo também ajuda a manter o foco da mensagem, evitando desvios desnecessários que possam distrair ou confundir o público.
Explore as emoções do público
Se o objetivo é se conectar com o público, por que não acionar as suas emoções? Recorrer ao storytelling é uma excelente estratégia para estreitar a relação com sua audiência.
As emoções têm um grande impacto nas decisões de compra. Quando as pessoas se conectam emocionalmente com uma história, se sentem mais envolvidas e engajadas com a marca, produto ou serviço que está sendo promovido, o que aumenta a probabilidade de que elas se convertam em clientes.
Para que isso seja possível, é importante conhecer bem o público-alvo e entender quais são as emoções que os motivam. As histórias devem ser autênticas e verdadeiras para que o público se sinta conectado com elas.
É importante usar elementos emocionais, como humor, tristeza, alegria ou esperança, para criar uma conexão emocional com o público. Fuja do discurso de vendas tradicional e não tenha medo de humanizar sua marca.
Histórias que mostram a superação de desafios ou as mudanças positivas na vida das pessoas podem ser ainda mais eficazes em comparação a narrativas que apenas destacam os recursos e benefícios do produto.
Mantenha suas histórias dinâmicas
O ritmo das suas histórias é essencial para manter o interesse do público e incentivá-lo a engajar com a marca.
Lembre-se que as pessoas são bombardeadas por muita informação o tempo todo, portanto desenvolver histórias dinâmicas e envolventes é essencial para manter a atenção do público e garantir que a mensagem seja transmitida com sucesso.
Ao contar uma história, alterne entre momentos mais intensos e mais leves, para que quem a acompanha não fique entediado ou sobrecarregado. É preciso encontrar um equilíbrio entre as partes mais emocionantes e as partes mais informativas.
Explorar diferentes formatos pode ajudar bastante em relação a isso. Utilize textos, imagens, vídeos e animações para tornar a história mais interessante e manter a atenção do público.
Para que isso seja eficaz, é preciso conhecer o perfil da sua audiência e entender quais recursos narrativos sua empresa deve utilizar em seus conteúdos.
Evite fornecer detalhes desnecessários e foque nas partes mais relevantes da história, assim você não corre o risco de torná-la maçante. De forma geral, busque construir uma narrativa objetiva e dinâmica.
Pensar em um final surpreendente é uma forma de garantir que as pessoas se mantenham interessadas até o fim da história. Lembre-se de desenvolver um final que deixe o público pensando e que transmita uma mensagem clara e convincente, de acordo com o seu objetivo.
Destaque a solução
Ao chegar ao final de uma história, o storytelling pode ser usado para destacar a solução oferecida pela empresa de uma forma persuasiva e eficaz. Certifique-se de que a história destaca o produto ou serviço que você está vendendo de uma forma positiva.
É importante deixar claro como a solução oferecida pela empresa resolve o problema apresentado na história.
Faça isso de forma clara e concisa, destacando os benefícios e resultados positivos que a solução pode trazer. Isso vai ajudar o público a visualizar como a solução pode ser aplicada em suas próprias vidas e os benefícios que pode oferecer.
Explore a conclusão da história para reforçar os valores da sua empresa e destacar a credibilidade e confiança no seu trabalho como um todo.
Para finalizar, use um call-to-action persuasivo, incentivando o público a tomar uma ação específica, como entrar em contato com a empresa para saber mais sobre energia solar.
Você curtiu este post sobre storytelling? Gostou de conhecer as maneiras de colocar essas técnicas de storytelling em prática? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.