Os sistemas de energia solar vem crescendo no setor energético e ganhando cada vez mais espaço, juntamente com os avanços tecnológicos, esse tipo de sistema se tornou uma opção viável para pessoas e empresas que buscam alternativas à energia convencional.
Mesmo com uma alta demanda, em muitos potenciais clientes ainda restam dúvidas e não se sentem totalmente convencidos sobre os benefícios da energia solar. Sendo necessário que esse ponto seja melhor explorado durante sua abordagem de vendas.
Para te ajudar nesse quesito, elaboramos este artigo com dicas valiosas, que vão auxiliá-lo durante suas negociações e apresentação dos benefícios que um sistema de energia solar pode proporcionar ao seu cliente.
Dicas de como apresentar os benefícios da energia solar
Abaixo, listamos algumas dicas importantes que podem fazer total diferença na hora de apresentar ao seu cliente os benefícios que um sistema de energia solar pode proporcionar para ele.
1. Conheça os benefícios da energia solar
Primeiramente, é importante que você e toda sua equipe conheçam bem tanto a forma de funcionamento do sistema de energia solar, quanto os benefícios que a energia solar pode proporcionar.
Isso irá te ajudar a ter mais confiança na hora de transmitir essas informações ao seu cliente, e ele por sua vez, sentirá mais confiança e segurança em você, como especialista de energia solar, o que te ajudará na abordagem e negociação de vendas.
Abaixo listamos alguns benefícios que podem ser utilizados na negociação, que são:
- Energia renovável: muitos clientes físicos e jurídicos dão muito valor para a questão ambiental, por isso listar esses benefícios são de extrema importância e podem fazer a diferença para que seu cliente opte pelo sistema de energia solar. Por se tratar de uma fonte renovável, ela não se esgota, ao contrário de outras fontes altamente poluentes e finitas, como petróleo e carvão.
- Redução dos custos de eletricidade: a instalação de sistemas de energia solar pode ajudar na redução de custos com energia elétrica, a médio/longo prazo. Outro fator importante que precisa destacar ao seu cliente, é sobre a geração de créditos de energia.
- Aumento do valor da propriedade: caso seu cliente tenha interesse em, futuramente, realizar a venda da propriedade, a instalação de um sistema de energia solar pode aumentar o valor de venda, por tornar a propriedade mais atraente para potenciais compradores.
- Autonomia energética: ajuda indivíduos e empresas a gerarem sua própria energia, diminuindo sua dependência da rede elétrica convencional.
- Baixa manutenção: os sistemas de energia solar necessitam de muita pouca manutenção, o que a longo prazo, se torna uma opção econômica.
- Flexibilidade: os sistemas solares podem ser instalados nos mais variados locais, desde casas comuns até grandes instalações industriais, atendendo às necessidades dos mais diversos tipos de público. Além do mais, ela pode ser integrada à rede elétrica convencional, ou funcionar de forma independente.
- Vida útil longa: possuindo uma vida útil em torno de 30 anos, os sistemas solares podem fornecer energia elétrica limpa por um período muito longo de tempo.
- Inovação tecnológica: por fazer parte de um setor que vem se desenvolvendo muito rápido e amplamente, os sistemas solares contribuem de forma positiva para os avanços tecnológicos, não apenas no setor energético, mas também em várias outras áreas.
2. Identificar as necessidades e interesses do cliente
Durante a abordagem de vendas de sistemas de energia solar, é importante que você consiga identificar quais são as necessidades reais do seu cliente quanto às questões energéticas e também quais são seus interesses sobre esse assunto.
Dessa maneira conseguirá realizar uma proposta personalizada, destacando os pontos e benefícios mais importantes, e que façam mais sentido para seu cliente.
Por exemplo, se o cliente em potencial está preocupado com os altos custos da energia elétrica convencional, você pode destacar que com a energia solar ele conseguirá reduzir seus custos de forma significativa, sem oscilações de valores ou taxas extras.
Ou talvez, se a preocupação maior do seu cliente é que a empresa dele tem interesse em fontes mais sustentáveis, você pode citar os grandes benefícios ecológicos que a energia solar possui, como ser fruto de uma fonte renovável, menos emissão de gases do efeito estufa e não agredir o meio ambiente.
Assim, você vai conseguir apresentar os benefícios que realmente farão diferença no dia a dia do seu cliente, e ele conseguirá ver mais valor no seu produto e serviço, já que atende e soluciona exatamente o que lhe preocupa.
3. Apresente os benefícios da energia solar de forma clara e objetiva
Para que consiga ter bons resultados durante sua abordagem de vendas, é necessário que consiga se comunicar de forma clara e objetiva com seu cliente.
É importante que evite usar muitos termos técnicos ou complexos demais, principalmente se notar que seu cliente não possui o conhecimento necessário para compreender o que está falando.
Foque em usar uma linguagem mais parecida com a do cliente, e caso seja necessário utilizar algum termo técnico, explique o que significa e sua importância.
Uma dica é dividir os benefícios em categorias, assim fica mais fácil que seu cliente consiga compreender quais são e como vai influenciar no uso dele. Por exemplo:
Economia: “Com um sistema de energia solar você consegue reduzir significamente sua conta de energia”; “Outra vantagem econômica é a geração de créditos de energia”.
Independência energética: “Com um sistema de energia solar, você consegue produzir sua própria energia elétrica, não ficando dependente de fontes convencionais. Garantido mais segurança e autonomia para você e sua propriedade”.
4. Apresente os resultados de forma prática
Além de apresentar os benefícios que a energia solar pode oferecer ao cliente, de forma clara e objetiva, é importante demonstrar esses resultados de forma prática, assim o cliente consegue visualizar melhor como a energia solar pode ser vantajosa para ele.
Uma maneira eficiente de realizar essa demonstração é por realizar simulações para ele, de economia da conta de luz mensal, levando em conta o consumo de energia elétrica do cliente e o potencial de geração de energia solar que propôs.
Todas essas simulações podem ser feitas através de softwares de dimensionamento de sistemas de energia solar, o que vai passar mais credibilidade, profissionalismo e confiança para seu cliente.
Outra forma eficiente, é utilizar casos reais de sucesso de outros clientes, que realizaram a instalação com você e estão tendo resultados positivos com a energia solar. Essas provas sociais são muito poderosas para aproximar seu potencial cliente do resultado final da instalação.
5. Ofereça suporte
É importante realizar o acompanhamento do cliente no pós-venda e dar suporte para ele, assim consegue garantir a satisfação do cliente, o bom funcionamento do sistema de energia solar e a possibilidade de receber indicações.
Você pode incluir serviços como manutenção preventiva, limpeza e orientações de uso do sistema. Inclusive pode utilizar esse suporte para obter dados do uso do sistema por parte do cliente, para utilizar como cases de sucesso futuramente, com outros clientes.
Conclusão
Por se tratar de uma fonte de energia renovável e limpa, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço e se destacando como uma alternativa viável para indivíduos e pessoas que buscam por alternativas à energia elétrica convencional.
Mesmo assim, muitos consumidores ainda não se sentem totalmente convencidos de que a energia solar pode ser a solução para seus problemas.
Por isso é importante, que durante a abordagem de vendas você consiga apresentar de forma clara e objetiva os benefícios que a energia solar pode gerar para seu cliente, a médio e longo prazo. Precisa também conseguir demonstrar os resultados na prática, tornando a apresentação mais envolvente e com maiores chances de fechamento.
E para conseguir melhorar seus resultados, é necessário que alinhe seu conhecimento sobre os benefícios, com produtos de qualidade e um atendimento excelente.
Assim vai conseguir criar uma conexão forte com seus clientes, estabelecer um canal de comunicação forte e limpo, conhecendo as necessidades e demandas deles.
Facilitando personalizar sua abordagem de vendas e oferecer os produtos certos, citando os benefícios que mais façam sentido para seu cliente e planejamento.
Não se esqueça de sempre se manter atualizado sobre o mercado energético e sobre as novidades do setor. Isso fará com que esteja por dentro das tendências do mercado e consiga oferecer sempre as melhores opções aos seus clientes.
Leia mais: 10 benefícios da energia solar para sua casa
Aproveite cada negociação para treinar sua forma de apresentar os benefícios, focando em melhorar sua oratória e ajustando sempre que necessário. Assim conseguirá convencer mais clientes, fechando mais vendas e melhorando seu desempenho.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.