Telha metálica é uma das principais escolhas para realizar a cobertura de galpões industriais. São diversos os fatores que fazem esse item ser o mais recomendado na construção civil. Confira a seguir quais são eles e se vale mesmo a pena investir em telhas metálicas.

Por que escolher as telha metálica?

Para fazer a melhor escolha com relação ao tipo de telha para o seu galpão, é importante levar em conta as características e especificações do lugar. Galpões são edificações de grande extensão, que geralmente são utilizadas como armazéns ou adaptados para a realização de atividades que demandam espaço. 

Veja porque escolher a telha metálica para sua obra
Veja porque escolher a telha metálica para sua obra

Um dos principais fatores que devem ser priorizados é a durabilidade do material da telha. Esse aspecto impacta diretamente na necessidade de manutenções e na segurança da estrutura, por isso é necessário escolher o material que oferece o melhor custo-benefício tendo isso em mente. 

O setor da construção civil oferece uma grande diversidade de composição e formato de telhas, mas as metálicas são a principal escolha quando o assunto é a cobertura de galpões industriais, sobretudo aqueles cuja estrutura também é metálica, ou pré-moldada de concreto.

Como as telhas metálicas são feitas sob medida, demandam uma quantidade menor de peças para completar a estrutura do telhado. Seu material oferece maior resistência e durabilidade, sendo fácil de transportar, manusear e instalar.

Como proporcionam diversos tipos de curvaturas, se adaptam também a telhados mais baixos ou íngremes, e podem ser galvanizadas, termoacústicas ou de galvalume. 

As telhas galvanizadas são fabricadas em aço e banhadas em zinco fundido. Esse revestimento diminui as chances de que a telha sofra os efeitos da ferrugem e da oxidação. Como o aço é inquebrável, garante segurança na montagem e na manutenção da estrutura. 

As de galvalume possuem um revestimento quatro vezes mais resistente do que as galvanizadas, pois são compostas por 55% alumínio, 46,5% zinco e 1,5% silício. Por isso, é a escolha preferida de quem vai construir em áreas nas quais há corrosão atmosférica elevada. 

Também conhecidas como telhas sanduíche, as termoacústicas são feitas com duas lâminas de aço que são preenchidas com espuma de poliestireno expandido ou poliuretano. Possuem um isolamento térmico e acústico perfeito, mas também podem apresentar um custo elevado caso sejam escolhidas para a cobertura de grandes espaços como os galpões. 

Como as telhas metálicas representam um investimento considerável, é importante fornecer o cuidado adequado para mantê-las em boas condições por mais tempo. No item a seguir, entenda porque a manutenção das coberturas é um processo fundamental para prolongar a sua durabilidade.

A importância da manutenção das coberturas

Independente da telha escolhida para a cobertura do seu galpão, é imprescindível reservar um orçamento para realizar sua limpeza e manutenção. Esse tipo de cuidado serve para aumentar sua durabilidade e identificar qualquer dano a tempo de ser corrigido, sem que seja necessário realizar grandes intervenções. 

É de suma importância que a manutenção periódica seja feita no seu telhado
É de suma importância que a manutenção periódica seja feita no seu telhado

Cada tipo de calha tem um tempo de vida útil, mas a sua duração depende também da conservação e das manutenções periódicas, e dos fatores externos aos quais a cobertura fica exposta. Telhados que enfrentam chuvas intensas, ventos fortes, temperaturas extremas e não são limpos da forma apropriada, certamente terão durabilidade menor. 

A limpeza de toda a telha metálica pode ser uma atividade trabalhosa, por isso recomenda-se fazer ao menos a inspeção e lavagem periódica nos pontos mais críticos, como nas calhas, domus, arremates e vedações. Boa parte dos problemas que acometem o telhado pode ser evitada se as manutenções estiverem em dia.

Para manter a cobertura de um galpão em boas condições é preciso seguir as orientações do responsável pela sua obra. Um dos principais motivos para isso é que a falta de cuidados pode acarretar na perda de garantia da cobertura.

Mesmo que a edificação esteja no período de garantia, o construtor responsável pode se recusar a fazer o conserto caso identifique que as manutenções não foram feitas adequadamente. 

Outro motivo para manter as manutenções em dia é evitar vazamentos e infiltrações, que podem acarretar na interrupção da produção e deterioração de materiais e equipamentos armazenados no local. É importante limpar e verificar os principais pontos de infiltração para identificar eventuais falhas, assim evitando que elas evoluam e se tornem problemas maiores. 

Tais cuidados precisam ser feitos por profissionais qualificados, e seguindo a periodicidade estipulada pelo fabricante das telhas. Empresas especializadas nesse tipo de serviço irão avaliar precisamente o telhado do galpão para agir de modo eficiente na solução de problemas.

Telhados custam caro, por isso vale a pena confiá-los apenas a quem de fato entende do assunto para que a manutenção seja feita adequadamente. Crie um planejamento para fazer as manutenções preventivas das coberturas da sua empresa no período certo, sempre priorizando a contratação de bons profissionais.

Reservar um orçamento para ser usado com limpezas e inspeções é definitivamente melhor do que arcar com os gastos para resolver problemas estruturais decorrentes da falta de manutenção. Quando os problemas se desenvolvem, fica muito mais difícil (e caro!) solucioná-los. Prevenir tem um custo-benefício muito maior do que consertar. 

O ideal é que as manutenções sejam realizadas pelo menos duas vezes ao ano, a depender do tipo de telha escolhido para compor a estrutura. As telhas de metal são bastante duráveis, com uma média de 15 a 20 anos sem que grandes reformas sejam necessárias. 

Vale a pena investir em telha metálica? 

Para fazer a melhor escolha, é fundamental observar as características do seu projeto. Leve em consideração a constituição e o formato de cada modelo de telha para se certificar de que atendem ao que você procura. 

Entenda se vale a pena ou não investir em telha metálica
Entenda se vale a pena ou não investir em telhas metálicas

As telhas metálicas certamente oferecem mais vantagens que as demais. Tem um ótimo custo-benefício e são feitas segundo as necessidades do cliente. Essas são as principais razões para que elas sejam comumente as mais sugeridas por profissionais e fornecedores do setor da construção civil. 

Quem prioriza uma construção resistente, durável e segura, encontrará nas telhas metálicas a melhor solução para o seu galpão industrial. 

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares