O LinkedIn é a principal rede social voltada para fins profissionais. Nela, pessoas e empresas têm a oportunidade de estabelecer conexões para ampliar seu networking. Mas não basta apenas criar o perfil da sua empresa, é preciso mantê-lo ativo e postar no LinkedIn publicações relevantes, que dialoguem com o seu negócio.
Não se trata de reproduzir os conteúdos das outras redes, como Facebook e Instagram. O LinkedIn é uma rede social que requer uma postura mais corporativa, onde sua empresa pode estabelecer e cultivar relacionamentos importantes para seu desenvolvimento profissional.
Se você não sabe o que postar na página da sua empresa no LinkedIn, então está no lugar certo. Confira a seguir qual é o conteúdo mais adequado para postar nesta rede social.
Ofereça soluções
Como no LinkedIn você tem a oportunidade de ampliar seus contatos, pode aproveitar a chance para fazer seu trabalho alcançar pessoas que possam se interessar por ele.
Nem sempre é necessário falar diretamente sobre seus produtos ou serviços: muitas vezes, abordar o assunto de maneira indireta pode ser a melhor maneira de iniciar o diálogo.
Na vida real ou nas redes sociais, as pessoas estão à procura de identificação e senso de pertencimento. As empresas podem sanar essa busca ao mostrar que entendem suas dores, preocupações e problemas. Esse é um dos objetivos do marketing de conteúdo.
Fale sobre a importância de investir em energias renováveis, dê dicas para economizar na conta de luz, explique sobre as tarifas cobradas na fatura.
Tudo isso serve para preparar o terreno e ajudar as pessoas a identificarem que tem algo a ser melhorado em sua vida, sua casa ou no trabalho: os gastos com o consumo de energia.
Isso serve também para mostrar que sua empresa sabe o lugar de importância que ocupa no mundo, e a diferença que pode fazer na vida das pessoas. Tudo isso contribui com a construção da sua reputação e credibilidade.
Fale sobre os avanços do seu negócio
Outro tipo de conteúdo interessante para abordar na página da sua empresa no LinkedIn diz respeito às metas e objetivos alcançados. Se tratando de uma rede profissional, é o espaço adequado para se orgulhar das suas conquistas.
Fale sobre as soluções encontradas para enfrentar determinado desafio, as melhorias e inovações implementadas na empresa, os investimentos realizados, novos equipamentos adquiridos, e assim por diante. Tudo o que for motivo de orgulho e reconhecimento da sua empresa deve ser divulgado.
Compartilhe esses avanços, e pense em uma maneira de abordar além do fato em si. Postar sobre esses acontecimentos pode também servir como um pretexto para reconhecer os funcionários e parceiros envolvidos em cada conquista, ou compartilhar com outros profissionais e empresas as vantagens de investir em determinada aquisição.
Isso serve para fortalecer a identidade da sua empresa e o senso de coletividade da sua equipe, e também ajuda a mostrar como sua empresa funciona. Ou seja, oferece vantagens para a imagem do seu negócio.
Disponibilize materiais educativos
Mostrar autoridade é um dos caminhos para ter reconhecimento em qualquer setor, e a melhor forma de fazer isso é compartilhando conhecimento.
Para comprovar que você entende do assunto, esteja sempre antenado e indique cursos, livros, aplicativos, filmes, séries, documentários e demais tipos de materiais que se relacionam não apenas com a solução que você oferece, mas também com a visão, valores e missão da sua empresa.
Aproveitando que você tem conhecimento aprofundado sobre o seu público-alvo, vale a pena oferecer conteúdos mais técnicos, que reconheçam o interesse da sua persona por assuntos que você também preza.
Essa é uma forma de conversar de igual para igual com quem faz parte do seu segmento ou tem interesse em investir nos seus serviços.
Compartilhar esse tipo de conteúdo especializado no LinkedIn é uma forma de explorar um diferencial da sua empresa, o que certamente fará diferença na percepção que a audiência desenvolverá a respeito do seu negócio e da sua postura enquanto profissional da área.
Poste conteúdos humanizados
Aproveitar a plataforma para postar conteúdos reais e inspiradores também é uma boa ideia. Esse tipo de postagem é bem vindo no LinkedIn, porque serve ao viés motivacional, envolve a audiência e pode ajudar no engajamento.
Se a sua empresa tem uma história inspiradora, escreva sobre ela. Você pode falar sobre algum aprendizado que a equipe teve no dia a dia de trabalho, ou até mesmo refletir sobre como um fracasso pode servir de inspiração para que o mesmo erro não volte a acontecer.
Isso favorece a interação pois as pessoas facilmente se identificam com esse tipo de conteúdo. Por isso, é válido que sejam transformados em posts para tornar sua página no LinkedIn mais descontraída, humana e realista.
Mostre cases de clientes
Essa dica pode funcionar muito bem para empresas de energia solar. Apresentar o resultado de um trabalho ou compartilhar a satisfação do cliente são excelentes maneiras de apresentar seu negócio e associá-lo a uma imagem positiva.
É o tipo de conteúdo que não apenas deixa claro o que a sua empresa faz, mas também como trabalha e lida com seus clientes.
Se a sua empresa encontrou uma solução inovadora para um cliente que queria unir energia solar e arquitetura, por exemplo, não perca a oportunidade de divulgar isso no seu LinkedIn. É um conteúdo valioso que deve ser aproveitado.
Antes de publicar algo nesse sentido, lembre-se sempre de pedir a autorização do cliente. Assim, você evita qualquer constrangimento ou mal-entendido que possa prejudicar essa relação tão importante.
Divulgue notícias e reportagens atualizadas
Além de materiais educativos, também vale a pena divulgar notícias recentes sobre energia solar e outros assuntos de interesse da sua audiência.
Outros materiais interessantes de serem explorados e que podem ajudar a fortalecer sua autoridade são estudos científicos, índices e indicadores setoriais, pesquisas em geral, gráficos, rankings, etc.
Isso tudo contribui com a divulgação de informação de qualidade sobre o assunto e ainda fomenta o debate sobre energias sustentáveis. Também favorece a percepção da sua empresa como uma referência no setor, mostrando que se mantém atualizada e atenta às tendências do momento.
Mostre os bastidores
Possibilitar que seu público-alvo saiba mais sobre a sua empresa e entenda o funcionamento dela é uma maneira de gerar uma aproximação espontânea e verdadeira, o que ajuda a fortalecer o relacionamento entre empresa e potenciais clientes.
Mostrar os bastidores do seu trabalho e como sua equipe se organiza faz com que seus clientes se sintam mais próximos do dia a dia da sua empresa.
Compartilhe etapas do seu processo, explique questões técnicas de maneira didática e acessível, destaque a qualidade de uma matéria-prima utilizada em algum equipamento, apresente a equipe, reconheça esforços, celebre aniversários.
Essas são formas de humanizar sua empresa e estreitar as conexões criadas pelo LinkedIn.
Compartilhe conteúdo de parceiros
Ao replicar o conteúdo de parceiros, você mantém seu perfil atualizado e amplia as oportunidades do seu planejamento editorial, mas isso deve ser feito desde que os assuntos abordados também sejam interessantes para a sua persona.
Isso ajuda a conectar sua empresa com outras marcas, o que pode trazer resultados muito positivos, como aumentar o engajamento e fortalecer sua autoridade.
Isso deve ser feito com moderação e você sempre deve indicar porque achou determinado conteúdo interessante ou importante de ser divulgado. O conteúdo jamais deve ser copiado, assim você evita que a autoria original fique em segundo plano.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.