Muitas empresas canadenses foram duramente atingidas nos últimos anos por tudo, desde a pandemia até a guerra na Ucrânia e as mudanças climáticas. Contudo, para o setor de energia solar, as coisas foram um pouco diferentes.
Ainda mais com os subsídios que o governo local está realizando, por conta das mudanças climáticas. Assim, as autoridades visam zerar as emissões líquidas de carbono no país até o ano de 2050.
Mudança climática e aumento de procura de energia solar
Tudo isso faz parte de uma mudança global para opções de energia mais ecológicas. A energia solar agora fornece o maior número de empregos de energia renovável no mundo – 4,3 milhões de empregos até o final de 2021. Esses números chegaram através de órgãos responsáveis no setor.
Houve 700 mil novos empregos em energia renovável criados em todo o mundo no ano passado, elevando o total de empregos neste setor para quase 13 milhões, de acordo com o relatório da IRENA.
Existe uma corrida para encontrar maneiras mais ecológicas de vencer as ondas de calor e as ondas de frio resultantes do clima extremo causado.
Isso está gerando uma demanda sem precedentes por opções solares, de acordo com aqueles que vendem e instalam painéis solares, sistemas de aquecimento e refrigeração e combustível.
Nova realidade no Canadá
Kaleb Rodgers, da Rikur Energy Inc. em Burnaby, BC, diz que as vendas de energia solar realmente dispararam quando a pandemia atingiu. A empresa passou de instalar cerca de 30 sistemas por ano para cerca de 75.
Cada sistema custa entre 15.000 e 30.000 dólares, mas Rodgers diz que a iniciativa Canada Greener Homes, lançada em maio de 2021, ajuda as pessoas a compensar o “preço elevado antecipadamente”.
Rodgers observa que muitas pessoas têm muito orgulho de seus sistemas e diz que os clientes disseram a ele que sentem que estão contribuindo não apenas para o meio ambiente, mas para a população em geral, porque a energia solar significa que eles estão “empurrando energia limpa”
Além disso, a empresa responsável pela eletricidade local permite que os clientes usem qualquer excedente de energia que seus sistemas solares produzem para compensar as contas de energia futuras, o que também é um incentivo.
Para ajudar o Canadá a atingir sua meta de emissões zero até 2050, subsídios federais e provinciais e programas de auxílio estão em ação neste momento. Incluindo financiamento de instalação de sistemas de energia solar e reformas de casa para conseguir usar essa tecnologia.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.