Empresas de diferentes portes e segmentos encontram no Instagram no dia a dia uma oportunidade de criar uma relação mais próxima com seus clientes em potencial. Isso faz com que essa seja uma das redes sociais mais utilizadas para divulgação de produtos e serviços.
O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais usadas e com maior nível de engajamento em todo o mundo, especialmente no Brasil. Sendo assim, nada mais justo que empreendedores explorem esse recurso para obter melhores resultados em seus negócios.
Confira a seguir como aproveitar todo o potencial que o Instagram tem a oferecer para o seu trabalho e sua empresa. Boa leitura!
Conheça o seu público-alvo
Um dos principais fundamentos para ter sucesso em qualquer estratégia de marketing é conhecer as pessoas que fazem parte do seu público-alvo, independente da plataforma que será utilizada para chegar até elas.
Quem são seus clientes em potencial que utilizam o Instagram? Quais seus interesses e valores? E seus hábitos de consumo? Como é seu comportamento online? Que conteúdos gostam de consumir?
Para conhecer o seu público-alvo, você precisa ser capaz de responder a essas e outras perguntas a respeito do estilo de vida dessas pessoas.
Esse é um conhecimento valioso, que será muito útil para direcionar tudo que será desenvolvido em relação à marketing, propaganda, relacionamento com cliente e planejamento de conteúdo.
Sem essas informações, você corre o risco de investir tempo e recursos em estratégias incertas, que provavelmente não darão os resultados esperados.
Para desenvolver um método de trabalho assertivo e eficaz e tirar o máximo proveito do Instagram como ferramenta comercial, você precisa reunir todos esses dados sobre seu público-alvo e saber usá-los a seu favor.
Tendo essas informações, você pode desenvolver a persona do seu negócio, ou seja, uma representação de quem seria o seu cliente ideal.
A persona serve como um perfil de referência, e é sempre pensando nela que você vai criar os conteúdos do seu Instagram, as campanhas de marketing, as ofertas e outras estratégias.
Conhecendo seu público-alvo, você saberá exatamente a linguagem que sua empresa deve adotar, o tipo de conteúdo que vai postar no Instagram, a consistência das publicações e demais detalhes sobre os métodos de divulgação online do seu trabalho.
Busque referências e inspirações
Criar conteúdo para redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil para empreendedores que desejam divulgar seu negócio. A boa notícia é que, se tratando do universo digital, não faltam boas referências para servir de inspiração.
Uma boa dica é sempre acompanhar o perfil dos seus concorrentes e até mesmo de empresas de outros segmentos que fazem um bom trabalho com marketing digital.
Isso não significa que você deve copiar o que está sendo feito, mas sim reunir referências que podem te dar um direcionamento na hora de fazer seu planejamento de conteúdo.
Além disso, há alguns recursos que podem ser de grande ajuda. Como o Google Trends, por exemplo, que ajuda você a ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento. Assim, você pode descobrir insights valiosos para criar conteúdo de acordo com o que seu público espera encontrar.
Faça um planejamento de conteúdo
Essa é uma das etapas mais importantes para a execução de uma estratégia de marketing de conteúdo. No planejamento, você definirá os materiais que serão produzidos e para qual etapa do funil serão voltados.
Lembra da persona, que falamos alguns tópicos atrás? Tudo isso deve ser feito tendo ela como foco do seu negócio. O planejamento e produção de materiais e conteúdos devem ser realizados pensando nessa representação fictícia de cliente ideal.
O planejamento de conteúdo começa com a definição de um objetivo claro. O que você visa alcançar com o Instagram da sua empresa? Responder a essa pergunta é importante para descobrir qual será o direcionamento das suas estratégias.
Como, por exemplo, se você deseja atingir um público específico, ou aumentar a percepção da sua marca.
Ao desenvolver um planejamento de conteúdo, lembre-se de estabelecer também um cronograma, com prazos viáveis e que façam sentido de acordo com a frequência de postagem escolhida.
No início, dê preferência à produção de poucos conteúdos mas que tenham uma boa qualidade, e procure explorar toda a diversidade de recursos que o Instagram oferece.
Incentive a interação
O Instagram é uma das redes sociais mais queridinhas dos brasileiros, o que faz dela um excelente recurso para construir relações mais próximas com o público.
Para potencializar o uso do Instagram no dia a dia de trabalho, explore as oportunidades de interação que ela oferece.
Há diversas ferramentas que viabilizam isso, como stories, enquetes, quiz, caixinha de perguntas… o uso desses recursos vai muito além da interação, e possibilita recolher dados importantes para aprimorar a sua persona.
Sempre que possível, faça questionamentos e reflexões nas suas postagens: essa é uma forma de incentivar os seguidores a engajar com sua página, e ainda faz com que eles sintam que sua opinião importa.
Esteja sempre disposto a interagir, responder e solucionar as perguntas feitas pelos seguidores. Cada uma dessas ações é uma oportunidade de fortalecer esse relacionamento e expandir o debate sobre a importância de investir em energia solar.
Use ferramentas de gerenciamento
O Instagram pode ser perfeitamente usado como uma ferramenta comercial, o que significa que há sempre uma forma de aprimorar a forma como ele é utilizado para obter melhores resultados e uma maior conversão de vendas.
Além de um bom planejamento de conteúdo, é preciso organização e análise de métricas. O Instagram oferece muitos recursos nesse sentido, mas há outras ferramentas que são complementares em relação ao gerenciamento da conta.
Há uma enorme diversidade de ferramentas com essa finalidade. A escolha da mais adequada vai depender dos objetivos traçados pelas suas estratégias de marketing.
Pense nisso, na hora de escolher e leia nosso artigo sobre ferramentas de gerenciamento que podem auxiliar na divulgação da sua empresa no Instagram.
Invista em landing pages específicas
A landing page é uma página desenvolvida com o intuito de gerar conversão de acordo com os seus objetivos.
Você pode criar uma landing page com um questionário para seus seguidores preencherem, ou para que possam baixar um material específico sobre energia solar disponibilizado pela sua empresa, ou, ainda, para solicitarem um orçamento de instalação ou manutenção.
Ao fazer um anúncio no Instagram, invista no direcionamento para landing pages específicas e persuasivas, assim será mais fácil converter seus seguidores em compradores e obter maior lucratividade com o uso dessa rede social.
As landing pages possuem poucos elementos e links, assim evitam distrações e direcionam o usuário a realizar a atividade desejada.
Investir nesses canais é fundamental para potencializar o uso do Instagram como ferramenta comercial, tornando sua estratégia de marketing mais rentável e lucrativa.
Faça anúncios
Os anúncios pagos estão entre os recursos do Instagram que mais trazem retorno para os negócios que fazem uso da rede. São, portanto, imprescindíveis para tirar o melhor proveito dessa plataforma.
É importante que sejam pensados e desenvolvidos estrategicamente, de modo que tenham coerência e despertem o interesse do público pela sua empresa e pelas soluções oferecidas.
Na hora de criar um anúncio, empregue o mesmo cuidado usado nos demais conteúdos, e não exagere na quantidade. O ideal é que 80% dos seus conteúdos sejam gratuitos e orgânicos, e apenas 20% sejam impulsionados ou em formato de anúncios.
Acompanhe os resultados
Todos os esforços empregados até aqui precisam ser continuamente aprimorados, e isso só será possível se você se comprometer com o acompanhamento e análise dos resultados obtidos com suas estratégias.
Crie uma recorrência para acompanhar os indicadores fornecidos pelo Instagram Insights e pelas demais ferramentas de gerenciamento utilizadas.
Assim, você poderá avaliar qual está sendo o desempenho da sua empresa na rede social, e se os objetivos traçados estão perto de ser alcançados.
Mudanças e adaptações podem ser necessárias, mas tudo isso faz parte do processo para aproveitar todo o potencial que o Instagram tem a oferecer.
Viu só como tirar o máximo proveito do Instagram não é tão difícil? Coloque nossas dicas em prática e observe seu negócio deslanchar na plataforma.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.