O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais usadas e com maior nível de engajamento em todo o mundo, especialmente no Brasil. Sendo assim, nada mais justo que empreendedores explorem esse recurso para obter melhores resultados em seus negócios.
Conheça o seu público-alvo
Quem são seus clientes em potencial que utilizam o Instagram?
Para desenvolver um método de trabalho assertivo e eficaz e tirar o máximo proveito do Instagram como ferramenta comercial, você precisa reunir todos os dados sobre seu público-alvo e saber usá-los a seu favor.
Você pode desenvolver a persona do seu negócio, ou seja, uma representação de quem seria o seu cliente ideal. A persona serve como um perfil de referência, e é sempre pensando nela que você vai criar os conteúdos do seu Instagram, as campanhas de marketing, as ofertas e outras estratégias.
Conhecendo seu público-alvo, você saberá exatamente a linguagem que sua empresa deve adotar, o tipo de conteúdo que vai postar no Instagram, a consistência das publicações e demais detalhes sobre os métodos de divulgação online do seu trabalho.
Busque referências e inspirações
Uma boa dica é sempre acompanhar o perfil dos seus concorrentes
Isso não significa que você deve copiar o que está sendo feito, mas sim reunir referências que podem te dar um direcionamento na hora de fazer seu planejamento de conteúdo. O Google Trends, por exemplo, que ajuda você a ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento. Assim, você pode descobrir insights valiosos para criar conteúdo de acordo com o que seu público espera encontrar.
Faça um planejamento de conteúdo
Você definirá os materiais que serão produzidos e para qual etapa do funil serão voltados.
Lembra da persona, que falamos alguns tópicos atrás? Tudo isso deve ser feito tendo ela como foco do seu negócio. O planejamento e produção de materiais e conteúdos devem ser realizados pensando nessa representação fictícia de cliente ideal.
Ao desenvolver um planejamento de conteúdo, lembre-se de estabelecer também um cronograma, com prazos viáveis e que façam sentido de acordo com a frequência de postagem escolhida.No início, dê preferência à produção de poucos conteúdos mas que tenham uma boa qualidade, e procure explorar toda a diversidade de recursos que o Instagram oferece.
Incentive a interação
Explore as oportunidades de interação que ela oferece.
Há diversas ferramentas que viabilizam isso, como stories, enquetes, quiz, caixinha de perguntas… o uso desses recursos vai muito além da interação, e possibilita recolher dados importantes para aprimorar a sua persona.
Esteja sempre disposto a interagir, responder e solucionar as perguntas feitas pelos seguidores. Cada uma dessas ações é uma oportunidade de fortalecer esse relacionamento e expandir o debate sobre a importância de investir em energia solar.
Use ferramentas de gerenciamento
Além de um bom planejamento de conteúdo, é preciso organização e análise de métricas.
Instagram oferece muitos recursos nesse sentido, mas há outras ferramentas que são complementares em relação ao gerenciamento da conta.Há uma enorme diversidade de ferramentas com essa finalidade. A escolha da mais adequada vai depender dos objetivos traçados pelas suas estratégias de marketing.
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Página desenvolvida com o intuito de gerar conversão de acordo com os seus objetivos.
Você pode criar uma landing page com um questionário para seus seguidores preencherem, ou para que possam baixar um material específico sobre energia solar disponibilizado pela sua empresa, ou, ainda, para solicitarem um orçamento de instalação ou manutenção.
Ao fazer um anúncio no Instagram, invista no direcionamento para landing pages específicas e persuasivas, assim será mais fácil converter seus seguidores em compradores e obter maior lucratividade com o uso dessa rede social.
Faça anúncios
Os anúncios pagos estão entre os recursos do Instagram que mais trazem retorno para os negócios que fazem uso da rede.
Na hora de criar um anúncio, empregue o mesmo cuidado usado nos demais conteúdos, e não exagere na quantidade. O ideal é que 80% dos seus conteúdos sejam gratuitos e orgânicos, e apenas 20% sejam impulsionados ou em formato de anúncios.
Acompanhe os resultados
Crie uma recorrência para acompanhar os indicadores fornecidos pelo Instagram Insights
Assim, você poderá avaliar qual está sendo o desempenho da sua empresa na rede social, e se os objetivos traçados estão perto de ser alcançados.Mudanças e adaptações podem ser necessárias, mas tudo isso faz parte do processo para aproveitar todo o potencial que o Instagram tem a oferecer.