Independente do setor de atuação, quem trabalha com vendas está constantemente buscando formas de aprimorar seus processos e, assim, conseguir fechar mais negócios. Um dos recursos mais utilizados com esse propósito é a análise SWOT, que está ligada ao planejamento estratégico da empresa e à definição das metas de venda. 

Essa é uma das ferramentas mais conhecidas para quem quer avaliar o desempenho do seu próprio negócio e, consequentemente, vender mais. O principal objetivo da análise SWOT é auxiliar na tomada de decisões ao identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. 

Confira a seguir mais detalhes sobre a análise SWOT e como usar esse recurso a favor do seu negócio de energia solar. 

O que é a análise SWOT?

A matriz SWOT é composta por elementos referentes aos ambientes interno e externo de uma empresa.

A sigla diz respeito aos termos Strengthts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Também pode ser chamada de FOFA, de acordo com os termos traduzidos para o português. 

Veremos a seguir os diferentes pontos de vista que compõem uma matriz SWOT.

Ambiente interno

Dentro do ambiente interno, deve-se analisar as forças e fraquezas de uma empresa. Nesse local, é possível ter o controle de aspectos como capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional e gestão de projetos, entre outros. 

Análise swot no âmbito interno
Análise swot no âmbito interno.

Outros itens que devem ser levados em conta são: a localização da empresa, a reputação e o tempo de mercado, os recursos financeiros, a capacidade de operação e o atendimento oferecido.

As forças dizem respeito ao que diferencia o seu negócio da concorrência. Sendo assim, inclui fatores como o que faz com que os clientes optem pela sua empresa na hora de investir em energia solar e qual a disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos.

Em relação às fraquezas, é preciso pensar em questões internas que podem ter impacto negativo para o seu negócio. Alguns exemplos comuns são os custos elevados, gastos com manutenção de equipamentos, e assim por diante. 

Ambiente externo

Já no ambiente externo é importante verificar questões relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação, etc. 

Ou seja, são aspectos que, inevitavelmente, fogem do controle da gestão da empresa. Ainda assim, é imprescindível que você esteja atento a eles, pois fazem parte do mercado onde ela está inserida. Estar informado sobre isso ajuda a lidar da melhor forma com quaisquer acontecimentos.

Por isso, é preciso estar de olho nas oportunidades e ameaças.

As oportunidades englobam mudanças no mercado que podem ser positivas para o cliente, como fatores econômicos e circunstâncias de mercado que podem favorecer seus clientes.

As ameaças, por sua vez, consideram as forças externas que podem repercutir negativamente na organização e reduzir seu desempenho em vendas.

Como a empresa não tem poder sobre essas ameaças, não tem como combatê-las, mas com a ajuda da análise SWOT pode se preparar para enfrentá-las.

Análise swot no âmbito externo
Análise swot no âmbito externo.

Veja a seguir como realizar uma matriz SWOT de acordo com a realidade do seu negócio. 

Como fazer a análise SWOT?

A matriz SWOT é uma ferramenta simples e muito fácil de ser aplicada, que pode ser utilizada por empresas de qualquer porte ou segmento. Confira a seguir o passo a passo para realizá-la. 

1 – Monte a estrutura da sua matriz SWOT

Comece desenhando uma tabela em formato quadrado. Em cada célula, coloque o nome de uma das perspectivas de análise.

Na primeira linha, inclua os aspectos internos, sobre os quais a empresa tem algum controle, e na linha inferior os aspectos externos. A primeira coluna deve conter os aspectos positivos, e a segunda os negativos. Dessa forma, sua matriz terá a seguinte estrutura: 

FORÇASFRAQUEZAS
OPORTUNIDADES AMEAÇAS

2 – Analise as condições internas e externas da sua organização

Com o esqueleto da sua matriz SWOT em mãos, já é possível iniciar a análise da sua empresa em relação aos ambientes interno e externo.  

Para analisar as condições internas, leve em consideração as forças e fraquezas. Ou seja, aspectos pelos quais a organização é responsável e sobre os quais tem o poder de operar mudanças. 

Recomenda-se envolver os funcionários nessa análise, uma vez que eles vivem o dia a dia da empresa e, portanto, têm plenas condições para te ajudar a identificar esses aspectos.

Faça uma reunião de brainstorming, assim você garante que  todas as opiniões sejam expostas e, com a equipe reunida, pode chegar a conclusões certeiras sobre as forças e fraquezas da organização.  

É importante colocar todo o time em ação nas práticas necessárias
É importante colocar todo o time em ação nas práticas necessárias.

No momento de fazer a análise externa, você deverá considerar as oportunidades e ameaças oferecidas pelo mercado de energia solar. Uma boa metodologia para ser aplicada é a análise PESTEL, utilizada para avaliar o mercado externo da empresa.

Trata-se de uma sigla para fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais.

Além disso, também é interessante realizar pesquisas de mercado, benchmarking e marcar presença em congressos, feiras, seminários e demais tipos de eventos sobre energia solar.

Dessa forma, você se manterá atualizado quanto às novas tecnologias e tendências de mercado, e terá melhores condições para identificar oportunidades ou ameaças para sua empresa. 

3 – Relacione os aspectos entre si 

A última etapa fundamental para estruturar a análise SWOT da sua empresa é relacionar os fatores que foram considerados. Essas questões servirão como um ponto de partida, para que você possa identificar a melhor forma de potencializar as oportunidades identificadas e se preparar contra ameaças.

Pense em como as fraquezas da sua empresa representam riscos para as oportunidades, e podem tornar as ameaças ainda mais perigosas, deixando sua empresa vulnerável. 

Ao estabelecer essas relações em sua análise, será possível pensar em iniciativas estratégicas para maximizar as forças e tratar as principais fraquezas presentes na organização.

Confira a seguir algumas dicas para ter ainda mais sucesso com sua análise SWOT. 

Dicas para implementação da matriz SWOT

Tenha em mente a importância de fazer planos e tirá-los do papel. Afinal, essa é a finalidade de realizar uma análise como essa. Foque em fortalecer sua empresa de energia solar diante da concorrência, e estabeleça condições e metas para o seu crescimento contínuo.

Outra dica é sempre envolver a sua equipe na hora de utilizar esse tipo de recurso. Para uma análise ampla e condizente com a realidade da sua empresa, nada mais coerente do que recolher opiniões e perspectivas diversas. Muitas vezes, as forças e fraquezas podem ser identificadas dentro da própria equipe.

Confira as dicas que separamos para você implementar a análise SWOT na sua empresa
Confira as dicas que separamos para você implementar a análise SWOT na sua empresa.

Sendo assim, converse abertamente com as pessoas envolvidas e conte com elas para fazer o planejamento estratégico da organização. Isso é importante também para garantir que todos tenham foco e motivação para correr atrás dos objetivos traçados. 

Para obter resultados eficazes, é importante não ter medo de mudar. Ao montar a análise SWOT do seu negócio, você certamente vai identificar ameaças e fraquezas, afinal, essa é uma de suas finalidades. Para que isso de fato tenha efeito, é fundamental ter coragem e iniciativa para implementar as mudanças necessárias. 

Com a análise SWOT, você tem a possibilidade de entender melhor o seu negócio e focar nos fatores mais importantes que podem afetá-lo. No entanto, vale lembrar que essa é apenas uma pequena etapa de todo o processo de planejamento. 

Para ficar sempre por dentro de outras dicas e recursos que podem te ajudar a aprimorar seu trabalho como integrador solar, fique de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

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