A tecnologia está tomando os mais diversos espaços da sociedade e da produção humana. Então, a produção de energia solar também acompanha esse movimento para trazer um impacto ambiental positivo com a evolução tecnológica.
Um exemplo disso é que, em uma fazenda de maçãs no oeste da Alemanha, está colhendo uma segunda colheita com ajuda dessa tecnologia. Assim, painéis solares fornecem sombra muito necessária para o pomar e, também, produzem eletricidade abundante durante o verão excepcionalmente quente deste ano.
A ideia é simples!
Christian Nachtwey, proprietário da fazenda orgânica em Gelsdorf, uma hora de carro da cidade de Colônia.
“Proteger o pomar, sem reduzir a superfície de cultivo disponível e principalmente manter a produção. Além disso, há a eletricidade solar sendo gerada na mesma terra.”
Como funciona o pomar com painéis solares
A energia solar claramente é uma tecnologia que visa o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade. Por isso, esse modelo de pomares e plantações que se beneficiam dos painéis é cada vez mais comum no exterior. Bem como, a produção brasileira também pode se aproveitar disso, devido ao clima favorável.
Assim, instalações solares em larga escala em terras aráveis estão se tornando cada vez mais populares na Europa e na América do Norte. Eles permitem que os agricultores aproveitem ao máximo suas terras e estabeleçam uma segunda fonte de receita.
No entanto, obter a combinação certa de colheita e energia solar é difícil, porque as variedades modernas de frutas são bem ajustadas a condições específicas de cultivo. Então, qualquer mudança pode desequilibrar a balança, custando a receita dos agricultores se a fruta estiver danificada, com a cor errada ou não tão doce quanto os consumidores gostam.
É por isso que Nachtwey está colaborando com pesquisadores para testar quais variedades de maçã prosperam sob o dossel solar. Bem como, quais tipos de telhados fotovoltaicos são mais adequados para o pomar. Para comparar os resultados, algumas árvores são cobertas com uma rede convencional normalmente usada para proteger culturas sensíveis do granizo.
Dessa forma, é possível cruzar resultados dos diferentes modelos de cultivo para averiguar a eficiência de cada. Então, esse resultados podem levar a ajustes dos modelos e melhorias nas plantações e pomares.
Desenvolvimento de energia solar, social e agrícola
Juergen Zimmer, especialista do departamento de serviços agrícolas, diz que as maçãs cultivadas sob os telhados solares foram um pouco menos doces este ano do que aquelas sob as redes de granizo.
Por outro lado, quase nenhuma das maçãs com sombra dos painéis de energia solar estavam com danos devido ao sol intenso. Em comparação, até 18% das frutas descobertas sofreram queimaduras solares naquele período.
“Precisamos de pelo menos dois a três anos completos para registrar todas as condições climáticas que podem ocorrer. Bem como, observar o rendimento e a cor que as diferentes variedades de árvores produzem”, diz Zimmer.
Os pesquisadores esperam que os testes mostrem que as plantações de frutas de árvores prosperam sob painéis de energia solar. Isso pode ajudar a evitar que a produção de energia renovável dispute terras preciosas com a agricultura.
Essa é uma preocupação crescente para aqueles que buscam combater as mudanças climáticas e o aumento dos preços dos alimentos.
Nachtwey diz que poderia usar a energia solar na fazenda para alimentar suas próprias instalações e máquinas. Mas, para começar, ele planeja fornecer eletricidade para dezenas de casas próximas.