Uma das tarefas mais difíceis é usar energia renovável para descarbonizar o setor industrial da Austrália. Uma potencial fonte de energia limpa e renovável é a energia solar concentrada ou sistemas CSP. 

A Austrália precisa usar eletricidade com concentração solar, pois gera energia sem liberar gases nocivos do efeito estufa. Por isso, ela tem estudado a possibilidade da construção de torres solares CSP.

O nome da torre de vem do fato de que a energia solar concentrada (CSP) está focada não no ponto focal de cada heliostato, mas no topo de uma torre vertical muito alta.

Como funciona a torre de energia solar?

Essa torre de energia solar é um tipo de usina operada que utiliza um design de torre para focar a luz do sol nela. 

Os espelhos focam a luz do sol em uma torre central que atua como receptor neste caso. Imagine uma pequena lupa que pode concentrar uma quantidade de luz solar em um feixe. 

O calor poderia queimar uma pequena pilha de folhas secas e é essencialmente assim que uma torre solar coleta calor.

Quando a luz do sol brilha sobre os campos cheios de heliostatos da torre de energia solar, cada espelho controlado por computador mede sua posição em dois eixos. 

Nos heliostatos, esses feixes focalizam a luz solar de forma eficaz em seus transmissores e, ao chegar, são direcionados ao receptor. A torre solar funciona com a energia dos raios solares para aquecer a superfície da água internamente, e o vapor resultante gera eletricidade.

Mais informações sobre o funcionamento

O layout e o posicionamento do campo de heliostatos são determinados pela posição da própria torre solar e sua localização geográfica. Os heliostatos mais próximos da torre solar são os mais eficientes, pois a luz solar refletida tem menos distância para viajar pelo ar. 

Torre de energia solar - Reprodução Wikipedia
Torre de energia solar – Reprodução Wikipedia.

Além disso, os heliostatos mais próximos são menos propensos ao sombreamento de seus heliostatos vizinhos, mas são afetados pela torre. Estando mais próximos, eles também exigem um rastreamento solar menos preciso do sol.

A potência da energia solar refletida diminui com o aumento da distância, portanto, os heliostatos situados longe da torre solar são menos eficazes. Os heliostatos externos devem estar situados mais distantes dos heliostatos vizinhos para evitar sombreamento.

Além disso, eles precisam de mecanismos de rastreamento extremamente precisos para manter a posição exata da luz solar refletida na torre.

As versões mais recentes agora usam líquidos e nitrato, incluindo 40% de nitrato de cálcio e 60% de óxido de magnésio. Este sal tem maior produção de calor do que a água, o que faz com que alguma energia térmica seja armazenada para aquecer a água que aciona as turbinas.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares