A energia solar vem crescendo a cada década e é uma ótima oportunidade de investimento, além de ser uma boa maneira de se produzir eletricidade de forma ecológica e ainda diminuir o preço da conta de luz. E uma opção para ter um sistema assim, é apostando na telha solar brasileira.
O que é uma telha solar?
Se antes só existiam os painéis solares para a geração de energia, atualmente a tecnologia evolui e já existem as telhas que são uma opção esteticamente mais bonita.
As telhas solares vão funcionar do mesmo jeito que um painel solar, pois os dois produtos têm as mesmas características e contam com as células fotovoltaicas. A diferença se dá no tamanho, formato e cores dos materiais.
Enquanto os painéis têm formas retangulares, possuem uma cor que é bem diferente do telhado e são grandes, as telhas não são assim.
A telha solar brasileira é bem menor, têm opções de cores e o formato é curvado, bem semelhante a uma telha comum.
As telhas solares são uma opção mais versátil para a construção de uma casa, já que elas podem ser utilizadas para a confecção dos telhados.
Diferentemente dos painéis solares que precisam de uma superfície já pronta para a instalação.
A telha solar brasileira
Em 2019 foi anunciada a primeira telha solar brasileira, feita pela Eternit. O produto recebeu a homologação do Inmetro e atualmente está em fase de produção na fábrica da marca em Atibaia, interior de São Paulo.
Até o momento, as telhas solares não foram lançadas para os consumidores. Os produtos estão sendo comercializados somente para clientes selecionados e próximos à fábrica da empresa.
Mas ainda segundo a Eternit, os produtos vão estar disponíveis para os consumidores comuns em breve.
Veja agora mais informações sobre a telha solar brasileira.
Preço
Uma das maiores dúvidas sobre um produto é em relação ao seu preço, com a telha solar isso não é diferente.
Até o momento, a Eternit não divulgou nenhum valor oficial, mas disse que as telhas vão ter um custo “competitivo” em relação às opções que existem no mercado atualmente.
Existem informações de que o preço do metro quadrado das telhas será de R$ 764,75. Mas ainda não há nada confirmado oficialmente pela empresa.
Material e durabilidade
As telhas solares são fabricadas de concreto, no mesmo material de telhas de telhado comum.
Esse material garante segurança e resistência para o telhado, tornando o local seguro contra impactos e permitindo que pessoas caminhem em cima para realizar a instalação e limpeza.
Além de aguentarem mudanças climáticas e não oferecerem riscos de infiltrações ou vazamentos.
As telhas de concreto tem uma durabilidade de 40 anos e as células fotovoltaicas duram em média 20 anos. Mas a Eternit não divulgou oficialmente o tempo de vida útil das telhas solares.
Essa informação só será disponibilizada quando o produto estiver disponível para todos os consumidores.
Cores
Essa é uma grande vantagem das telhas solares em relação aos painéis, pois será possível escolher a cor que melhor combina com o telhado.
A telha solar brasileira vai estar disponível em diferentes cores e em dois acabamentos, o que vai deixar o seu telhado mais bonito e com um aspecto mais tradicional.
O acabamento pode ser igual a de uma telha comum e tradicional ou pode ser com uma fina camada de resina. Essa última opção deixa o telhado limpo por mais tempo e evita o acúmulo de sedimentos na telha.
Agora falando mais a respeito das cores. Você vai poder escolher entre marfim palha, bege colonial, vermelho, cinza grafite e cinza pérola. É só ver qual lhe agrada mais e combina melhor com a sua casa.
Instalação e dimensões
As telhas têm o 365mm por 475mm e pesam 5,2 kg por peça, o que facilita o transporte e a instalação no telhado.
A instalação não será um problema uma vez que as telhas solares não necessitam de uma mão de obra especializada e o processo é muito semelhante ao de telhas comuns.
A conexão elétrica entre as telhas é feita através de chicotes pré-montados com conectores machos e fêmeas, o que torna o processo simples.
Potencial energético
O fabricante garante que cada telha é capaz de produzir 1,15 kWh por mês. E o metro quadrado é composto por 7 telhas e meia, o que vai gerar mais de 8,6 kWh em 30 dias.
Para mais informações e para ficar sabendo quando as telhas forem disponibilizadas acesse o site da marca.
Veja agora outros benefícios da energia solar para residências.
Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!
Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.
- Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
- Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
- Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
- Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
- Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
- Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.