O Brasil é o país com uma das matrizes energéticas mais verdes do mundo, já que por aqui boa parte da energia vem de fontes reutilizáveis. Vamos ver quais são os estados que mais produzem energia solar e contribuem para esse status que o nosso país vem alcançando.

Essa é uma tendência mundial. Nas últimas décadas, países de todo o mundo vêm buscando alternativas sustentáveis para a produção de energia frente ao aumento da poluição que as fontes não renováveis causam, além de outros impactos ao meio ambiente.

Entre os países que mais utilizam energias verdes está o Brasil, que nos últimos anos tem investido bastante em energia solar. Além de ser uma energia limpa e renovável, é também muito econômica e versátil.

Descubra a seguir quais são os estados brasileiros que mais produzem energia solar e mais detalhes sobre a matriz energética do nosso país.

O que é matriz energética?

A matriz energética é o conjunto de fontes de energia que um país utiliza para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais.

Sendo assim, a matriz representa a quantidade de energia disponível em um local. A origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.

Entenda o que significa matriz energética
Entenda o que significa matriz energética

É importante saber diferenciar a matriz energética da matriz elétrica.

A primeira representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, enquanto que a matriz elétrica é formada pelas fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Ou seja, a matriz elétrica faz parte da matriz energética.

A matriz elétrica mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis, que são também as mais poluentes. Combustíveis fósseis como carvão mineral, óleo e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em muitos países ao redor do mundo, possibilitando a geração de energia nas termelétricas. 

A questão ambiental é uma das principais razões pela busca por novas fontes de energias e também menos poluentes. Nesse quesito, o Brasil tem destaque, pois boa parte da energia nacional vem de hidrelétricas, que obtém energia da água, uma fonte considerada renovável. 

Veja o cenário do Brasil na energia solar, e tudo sobre sua matriz energética
Veja o cenário do Brasil na energia solar, e tudo sobre sua matriz energética

Apesar da questão ambiental ser uma das prioridades a serem consideradas nesse debate, a grande dependência que muitos países ainda têm em relação aos combustíveis fósseis como fonte de energia é uma preocupação, dificultando o processo de variação de uma matriz elétrica. 

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre as formas de geração de energia em nosso país. 

A matriz elétrica do Brasil

Como dito, a energia brasileira é muito limpa. Mais de 50% é obtido através da energia hídrica, já que a base de produção de eletricidade no Brasil são as hidrelétricas

São mais de mil usinas hidrelétricas no país, responsáveis por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

A segunda principal fonte de energia é a eólica com 10,6% do total, segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2022. A biomassa e a solar apresentam, respectivamente, 8,2% e 2,5% do total da produção energética nacional.

Como as fontes de energia limpa contribuem para o mundo
Como as fontes de energia limpa contribuem para o mundo

As fontes renováveis representam 78,1% da oferta interna de eletricidade no Brasil, resultante da soma dos montantes referentes à produção nacional mais as importações, que são essencialmente de origem renovável.

Energia nuclear, gás natural, carvão mineral, petróleo e combustíveis fósseis, que são fontes não renováveis, representam aproximadamente 20% de toda a energia que o Brasil produz.

Para saber mais sobre as fontes não renováveis, confira o próximo tópico. 

O que são fontes não renováveis?

Essas fontes, utilizadas há mais tempo, têm o problema de serem finitas. Isso significa que, quando seus recursos se esgotarem, não estarão mais disponíveis. Isso pode acontecer seja em um futuro próximo, ou em um período de médio ou longo prazo

Em muitos casos, esse tipo de energia costuma estar relacionada também com problemas ambientais e disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas. Alguns dos principais exemplos são o petróleo, gás natural, carvão mineral e a energia nuclear.

Entenda as energias renováveis
Entenda as energias renováveis

Portanto, além de serem não renováveis, são também muito poluentes, e, em alguns casos, mais caras também. Quando alguma forte estiagem atinge o Brasil, é comum que o governo ative as usinas termelétricas para compensar a defasagem de produção das hidrelétricas.

Como a energia produzida nas termelétricas é mais cara, isso acaba acarretando em um aumento considerável no valor da conta de luz. As energias renováveis são uma importante alternativa para evitar problemas como esses. Confira a seguir mais detalhes sobre elas. 

O que são fontes reutilizáveis?

As fontes reutilizáveis e renováveis de energia são aquelas capazes de manterem-se disponíveis durante um longo prazo, a partir de recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Sendo assim, não se esgotam, pois estão sempre se renovando.

As fontes renováveis são também as que geram um menor impacto ambiental em comparação às fontes não renováveis, pois não liberam monóxido de carbono e outros resíduos que agridem a natureza. 

As fontes renováveis são a eólica (energia dos ventos), hídrica (energia das águas de rios), biomassa (energia obtida através de matéria orgânica), oceânica (energia vinda da força das ondas e marés), geotérmica (obtenção através do calor do interior da Terra) e a solar (gerada a partir da luz do sol). 

Como são as energias reutilizáveis
Como são as energias reutilizáveis

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, devido à grande quantidade de radiação solar emitida sobre o planeta todos os dias. No Brasil, os índices de radiação são altos, promovendo grandes possibilidades de exploração e crescimento desse tipo de energia em nosso país.

Confira a seguir quais são os estados que fazem melhor proveito da energia solar fotovoltaica. 

Ranking dos estados que mais produzem energia solar

O Brasil tem um enorme potencial para exploração de energia solar fotovoltaica, o que tem possibilitado grandes investimentos nos últimos anos.

Assim como a tendência internacional, o mercado de energia solar no Brasil também tem mostrado crescimento exponencial, e assim deve se manter no futuro. Desde 2020, o segmento da geração distribuída de energia fotovoltaica tem tido uma evolução de 230% ao ano. 

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), nosso país alcançou recentemente o marco de 1 milhão de unidades consumidoras de geração distribuída de energia solar, totalizando 14 GW de potência instalada junto com as usinas de grande porte. 

Saiba quais são os estados que se destacam na produção de energia solar
Saiba quais são os estados que se destacam na produção de energia solar

Para se ter uma noção, a potência instalada de energia solar no Brasil aproxima-se da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, que é atualmente a maior do país e a segunda maior do planeta

Durante o ano de 2021, o setor acumulou mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos, envolvendo as grandes usinas e os pequenos e médios sistemas instalados em residências, pequenos negócios e propriedades rurais.

Os números mostram um crescimento de 49% em relação aos investimentos acumulados desde 2012 até o final de 2020 no Brasil em relação à energia solar fotovoltaica

Ao final de 2020, o Brasil tinha 7,9 GW de potência instalada, mas em apenas um ano conseguiu saltar para mais de 13 GW, obtendo um crescimento notável de 65%. 

Veja os estados que mais produzem energia
Veja os estados que mais produzem energia

Veja agora os estados que são os maiores produtores de energia solar no Brasil, segundo um levantamento feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em conjunto com a ABSOLAR. 

Estados que mais produzem energia solar: Minas Gerais

Localizado na região Sudeste do Brasil, o estado de Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do país. 

Segundo o levantamento da ANEEL e da ABSOLAR, o estado produz 1.539,5 MW, o que representa mais de 17% de toda a  energia solar fotovoltaica produzida atualmente em todo o Brasil.

A segunda maior usina solar da América Latina é mineira e se localiza na cidade de Pirapora, que fica a 300km da capital, Belo Horizonte. A usina conta com uma área de 800 hectares e tem potencial energético para abastecer 400 mil casas durante um ano.

Maiores usinas solares do Brasil
Maiores usinas solares do Brasil

Os painéis solares dessa usina são móveis, ou seja, se movimentam de acordo com a movimentação do planeta, o que permite um maior aproveitamento da radiação solar e, portanto, maior geração de energia. 

Estados que mais produzem energia solar: São Paulo

Também na região Sudeste, o estado de São Paulo leva a medalha de prata dos maiores produtores de energia solar do Brasil.

A primeira usina solar fotovoltaica localizada no estado de São Paulo é a de Tanquinho, no município de Campinas, com potência de 1.082 KWp e capacidade de gerar 1,6 GWh por ano. A energia gerada no local é suficiente para suprir cerca de 1.300 residências, com consumo de 100 KWh/mês cada.

Um dos principais destaques do estado fica por conta da Usina Termossolar de Rosana, em atividade desde março de 2022. O projeto foi desenvolvido no complexo de Porto Primavera, que fica na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As usinas termossolares geram energia solar a partir de um processo indireto, que usa o calor do sol para transformar água em vapor e mover turbinas elétricas.

Tudo sobre as maiores usinas solares do Brasil
Tudo sobre as maiores usinas solares do Brasil

Nesse tipo de projeto, são utilizados milhares de espelhos (chamados de coletores ou heliostatos) para captar os raios solares e direcioná-los a um ponto em comum, onde se encontra um recipiente com algum tipo de líquido.

Atingido pelo calor dos raios concentrados, esse líquido se transforma em vapor, que alimenta as turbinas e geradores responsáveis pela produção de energia elétrica.

O estado de São Paulo, que é um dos mais importantes economicamente da União, produz 1.210,9 MW, o que é 13% de todo o total brasileiro. Estão conectados também ao sistema em São Paulo mais de 4 mil empreendimentos de micro e mini geração distribuída com potência instalada de mais de 25MW.

Estados que mais produzem energia solar: Rio Grande do Sul

O terceiro colocado no ranking de maiores produtores de energia solar do Brasil é o estado mais ao Sul do país, o Rio Grande do Sul. Quem já teve oportunidade de visitar a região no inverno sabe do frio que faz por lá. Não são raros os dias com neve e temperaturas negativas que atingem o estado.

Mas, durante o verão, os gaúchos não podem reclamar da falta de calor. Já foram registrados 40,7 graus na capital, Porto Alegre, em 1943.

Curiosidades sobre as 10 maiores usinas solares do Brasil
Curiosidades sobre as 10 maiores usinas solares do Brasil

Com tanto calor e Sol, o Rio Grande do Sul é responsável pela geração de 1.099 MW de energia solar. Quase 12% do total nacional. Previsões da ABSOLAR projetam que o estado deve dobrar a sua produção de energia ainda esse ano, chegando perto dos 2 gigawatts.

A alta na procura por energia solar fotovoltaica no estado ganhou força desde a aprovação da federal que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída.

Pela nova legislação, quem pedir a instalação até 6 de janeiro de 2023, segue na regra atual até 2045 e recebe de volta, como desconto cada quilowatt gerado. Quem deixar para depois vai pagar tarifa.

Estados que mais produzem energia solar: Mato Grosso 

Outro estado com bastante investimento em energia solar fotovoltaica é o Mato Grosso. Durante o verão, a região é atingida pela massa de ar Tropical Continental, que traz altas temperaturas e poucas chuvas. 

O Mato Grosso fica na quarta posição entre os maiores produtores de energia solar do Brasil, com uma geração de 649,1 MW, 7% de tudo o que o país produz. Mais de 10% de toda a energia consumida dentro do estado já vêm da energia solar.

O Mato Grosso se destaca pela sua enorme capacidade de geração de energia solar
O Mato Grosso se destaca pela sua enorme capacidade de geração de energia solar

Cuiabá, a capital do estado, é a cidade brasileira que mais produz energia solar. Sozinha, ela representa 1,1% do total nacional, o que equivale a 117 MW de energia.

Estados que mais produzem energia solar: Santa Catarina

O Sul do país é a segunda região que mais produz energia solar no Brasil, atrás apenas da região Sudeste. Além da energia solar, a região Sul tem a principal usina hidrelétrica do país, localizada no estado do Paraná: a Usina de Itaipu.

Santa Catarina é mais um representante do Sul no top 5 dos maiores produtores de energia solar do Brasil. O estado, que tem como capital a cidade de Florianópolis, gera 491,2 MW de energia solar, um pouco mais de 5% de toda a produção brasileira. 

Agora que você já está por dentro dos estados que mais produzem energia solar no Brasil, conheça também as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso.

Por último e não menos importante, temos Santa Catarina. Ocupando um importante lugar na geração de energia
Por último e não menos importante, temos Santa Catarina. Ocupando um importante lugar na geração de energia

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra tudo o que você precisa saber para investir na fonte de energia mais promissora no Brasil atualmente. 

Veja um story resumido do texto!

Posts Similares