Se você não é especialista em marketing digital e produção de conteúdo e quer impulsionar os resultados de sua empresa, provavelmente está sempre em busca de dicas e métodos que possam ajudar a aperfeiçoar suas estratégias. Um dos métodos mais conhecidos é o tráfego pago.
Tráfego pago é um dos principais recursos explorados atualmente, que oferece resultados mais satisfatórios que o tráfego orgânico.
Se tratando de marketing digital, nem sempre é possível recorrer a tutoriais ou fórmulas mágicas: o mais importante é estar disposto a arriscar e realizar testes, sempre se baseando nos dados que sua empresa obtêm, principalmente na internet e nas redes sociais.
Ainda assim, há diversos padrões nos hábitos de uso da internet que podem ajudar na hora de traçar suas estratégias de conteúdo.
Pensando nisso, reunimos alguns detalhes sobre o tráfego pago, informações sobre o melhor momento para investir nele e outras dicas úteis que vão te dar um norte a respeito desse assunto. Confira a seguir!
O que é o tráfego pago?
Quando falamos em tráfego pago, estamos nos referindo aos visitantes que chegam a um site, loja online ou página por meio de anúncios publicitários que são realizados em plataformas específicas.
Diferente do tráfego orgânico, seus resultados dependem do investimento financeiro realizado.
As principais plataformas de tráfego pago atualmente são o Google Ads, o Facebook Ads e Instagram Ads, mas há muitas outras (como no LinkedIn, Twitter, TikTok, Pinterest, e assim por diante).
O Google Ads, por exemplo, é utilizado para criar anúncios (identificados como tal) que ajudam a colocar o site da sua empresa em local privilegiado na página de resultados do mecanismo de busca.
É como se cada anúncio que aparece nos resultados só fosse ativado quando o usuário busca pela palavra-chave atrelada a ele. Quando o usuário clica no anúncio, é automaticamente direcionado para a página de destino.
A única desvantagem do tráfego pago é que, quando o dinheiro investido termina, o anúncio sai do ar e não pode mais ser encontrado pelos internautas.
Para voltar a aumentar o número de visitantes ao site em questão, é necessário usar outras estratégias de marketing ou então investir mais dinheiro em anúncios.
Continue a leitura para saber o melhor dia para fazer tráfego pago para a sua empresa de energia solar.
Quando fazer tráfego pago para minha empresa?
Não há um dia ou horário específicos que sejam considerados mais adequados para anunciar nos mecanismos de busca, nas redes sociais ou em outros sites. Mas há uma maneira de identificar qual o melhor momento de fazer isso para o seu negócio em específico.
Você pode descobrir isso ao observar qual é a faixa de horário que o seu site apresenta maior quantidade de conversões. Se elas estão mais concentradas durante o horário comercial, por exemplo, não há motivos para anunciar fora desse horário.
Do contrário, corre o risco de desperdiçar sua verba e não obter os resultados desejados.
Evite se basear no que oferece resultados para outras empresas e avalie especificamente o que funciona ou não para o seu negócio. Cada caso é um caso, e o que funciona para algumas empresas não necessariamente funciona para outras.
Para identificar o que dá certo para a sua empresa de energia solar, é necessário fazer testes. Só assim você conseguirá identificar o melhor dia e horário para a sua estratégia de marketing digital.
É possível que diferentes plataformas tenham horários e dias diferentes com melhor potencial para tráfego pago para o seu negócio.
Ao encontrar o melhor dia e horário para anunciar, você aumenta as taxas de cliques dos seus anúncios, pois oferece suas soluções no momento exato que seu público-alvo está utilizando a internet, fazendo pesquisas e navegando nas redes sociais.
Com isso, você consegue gerar mais leads e realizar mais vendas.
Além disso, saber exatamente o que funciona para a sua empresa pode resultar em economia, pois diminui as chances de você aplicar mais dinheiro do que o necessário para atingir suas metas de vendas. Como o alcance é maior e com mais qualidade, os resultados serão mais eficazes.
Continue a leitura para mais dicas de como ter sucesso com o tráfego pago.
Dicas para ter sucesso com o tráfego pago
A primeira grande dica para ter mais sucesso com o tráfego pago é conhecer a sua persona e quais são suas necessidades. A persona é uma representação do cliente ideal da sua empresa, e parte do seu público-alvo.
Além das informações básicas como sexo, idade ou profissão, considera também algumas características mais específicas, como a história de vida, motivações, desejos, desafios e preocupações.
Conhecer esses detalhes é importante pois o melhor horário para veicular seus anúncios depende do comportamento do seu público-alvo.
Além disso, entender qual linguagem a persona usa e quais canais utiliza para buscar informações facilita a criação de uma mensagem que de fato tenha impacto sobre ela.
A melhor forma de definir sua persona é conversar com sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo de produtos e serviços.
Conhecê-los melhor vai ajudar a criar uma persona mais próxima à realidade das pessoas que de fato estão interessadas em fechar negócio com a sua empresa.
Outra questão que faz toda a diferença são os objetivos que você pretende atingir com o tráfego pago, ou seja, os resultados que você ou a sua empresa consideram mais valiosos.
É preciso que esses objetivos sejam bem claros, só assim você saberá exatamente o que fazer e quais técnicas adotar para alcançá-los.
Os objetivos precisam cumprir alguns requisitos, como ser:
- Específicos (exemplo: levar 300 pessoas para o site e vender para 50);
- Mensuráveis (precisa ter ferramentas para fazer essa contagem);
- Viáveis (se não forem alcançados, geram frustração);
- Relevantes (precisam fazer a diferença para o seu negócio);
- Durar um tempo limite (é necessário colocar um prazo para que sejam alcançados).
Conforme os objetivos forem sendo alcançados, recomenda-se aumentar as metas com o tempo, de modo que tenham uma lógica e sigam uma linha de raciocínio. Definir objetivos é fundamental para entender o que funciona bem para a sua empresa e o que precisa ser aperfeiçoado.
Outra dica importante para ter bons resultados com o tráfego pago é entender a jornada do consumidor. Ela passa pelo funil de vendas, que é composto por 3 etapas principais: reconhecimento, consideração e conversão.
No reconhecimento, o cliente tem a primeira impressão da sua empresa, o que é importante para que as pessoas passem a conhecê-la. Na consideração, o cliente pensa a respeito da possibilidade de fechar um negócio com você, como ao solicitar um orçamento, por exemplo.
E na terceira fase ocorre alguma ação valiosa (não necessariamente uma venda) realizada pelo cliente.
Criar um CTA (Call To Action) claro e objetivo também é importante para que seu tráfego pago traga os resultados que espera. Qual a atitude que você espera que os usuários tomem quando se depararem com seu anúncio?
Faça essa pergunta a si mesmo sempre que for impulsionar uma nova postagem.
O CTA é uma chamada para ação, indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente é inserido como um link ou botão com cor de destaque, e explora termos no imperativo, como “Acesse” ou “Clique”.
Servem para indicar o próximo passo que o visitante deverá realizar. E ofereça algo de valor, pois as pessoas só vão realizar a ação se for do interesse delas.
Aplicando essas dicas na produção de seus anúncios, será mais fácil obter os resultados que você espera. Faça testes continuamente e avalie o que funciona melhor para a sua empresa. Só assim você conseguirá descobrir o que de fato atrai seu público-alvo e tem efeito sobre ele.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer tráfego pago para a sua empresa ou tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário abaixo antes de sair.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.