Como um dos itens essenciais de um kit de energia solar, o inversor tem a função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Assim, possibilita o uso da energia gerada, que se torna apropriada para o uso.
Além disso, também garante a segurança de todo o sistema fotovoltaico e mede a energia produzida pelos painéis. O inversor de energia solar é um componente muito importante, por isso vale a pena atentar para a qualidade desse item.
Confira a seguir mais informações sobre o inversor solar, o melhor modelo disponível e o que deve ser considerado na hora de comprar esse item. Boa leitura!
Para quê serve o inversor solar?
Como adiantamos acima, a principal função de um inversor de energia solar é fazer a conversão da energia elétrica, tornando-a adequada para o uso em residências, empresas e outros tipos de consumidor. Depois de passar pelo inversor, a corrente se torna alternada, que é o tipo de corrente que serve para alimentar a maioria dos equipamentos eletroeletrônicos.
O inversor solar também pode ser chamado de inversor fotovoltaico. Esse item é imprescindível em um sistema de geração de energia solar, pois é o responsável por garantir a sua segurança. Isso se deve aos seus dispositivos internos de proteção. Além disso, também cabe ao inversor armazenar os dados de geração de energia.
O tipo mais usado é o inversor grid-tie, que serve também para conectar o sistema fotovoltaico à rede elétrica da concessionária de energia. Esse modelo é desenvolvido para desligar de maneira automática e rapidamente caso a rede elétrica enfrente uma situação de queda de energia.
Praticamente todo e qualquer equipamento utilizado no cotidiano (como computadores, máquinas de lavar, secadores de cabelo, lâmpadas para iluminação, etc) pode ser conectado a um inversor grid-tie. A exceção fica por conta de equipamentos cirúrgicos e aparelhos sensíveis que requerem inversores de onda senoidal pura, como fogão de indução e ar-condicionado inverter.
Em residências, o inversor solar é comumente instalado próximo ao quadro de luz, em local protegido do sol, calor e umidade. No caso de usinas de minigeração distribuída (como as que são implementadas em projetos comerciais e industriais), pode ser indicado construir um cômodo especialmente para abrigar os inversores, já que nesse caso são maiores e demandam mais espaço físico.
Agora que já falamos sobre a importância do inversor solar, o principal modelo utilizado e sua instalação, confira a principal opção de inversor fotovoltaico no mercado de energia solar.
Quais os melhores inversores de energia solar?
Os modelos de inversor solar da Fronius se tornaram a principal escolha para instalações fotovoltaicas ao redor de todo o mundo. A marca austríaca foi fundada em 1945, e atualmente é uma das maiores líderes de mercado no segmento de inversor solar, estando presente em 28 países.
Seus produtos conquistaram reconhecimento devido ao seu histórico de desempenho, confiabilidade e eficiência. Os modelos de inversor solar possuem um sistema de resfriamento e monitoração por meio do aplicativo Fronius Solarweb, e assim oferece uma análise estatística detalhada sobre a produção de energia.
A marca produz itens com potência de 3 a 100 kW, assim viabiliza a adequação para praticamente todos os tamanhos de sistema, desde residências particulares até grandes estruturas.
O modelo Fronius Primo, por exemplo, não tem transformador e conta com a tecnologia SnapINverter, que permite a instalação do aparelho de maneira muito simples e rápida. A flexibilidade e modernidade deste modelo estão alinhadas à tradicional confiabilidade dos demais produtos da marca, e suas principais vantagens são sua produtividade e economia.
Devido à função Dynamic Peak Manager, o inversor Fronius Primo consegue localizar o Ponto Máximo de Potência Global (GMPP), impedindo que a produção de energia seja afetada quando há sombreamento sobre os módulos fotovoltaicos.
O modelo é grid-tie, tem potência de 3,0 a 8,2 kW e trabalha em redes monofásicas ou bifásicas 220V. São aparelhos otimizados para sistemas de autoconsumo, especialmente quando o uso é comercial ou residencial de baixa tensão.
Esse modelo foi desenvolvido para locais com clima tropical, como o Brasil. Para isso, faz uso do conceito de Ventilação Ativa, que conta com ventoinhas internas que são acionadas em prol do controle inteligente do sistema. Essa função possibilita a operação do sistema em lugares com até 60ºC, sem que a durabilidade do equipamento seja prejudicada e sem reduzir significativamente a geração de energia em razão de temperaturas elevadas.
Sendo assim, o modelo desenvolvido pela Fronius também possibilita um ganho no que diz respeito à geração de energia, já que suporta uma temperatura ambiente maior, sem que o desempenho do sistema seja afetado.
Seu design é leve e chama atenção, oferecendo maior flexibilidade na configuração do arranjo fotovoltaico. Além disso, o aparelho possui uma variedade de funções integradas, como registro de dados incluídos em seu sistema diretamente no display e conexão wi-fi para monitoramento remoto gratuito.
Essas e outras vantagens fazem do inversor solar Fronius Primo um dos modelos mais avançados do mercado. Entretanto, como há uma enorme diversidade de aparelhos disponíveis, é importante atentar para alguns aspectos na hora de fazer a sua escolha, seja por um aparelho dessa marca ou de outras. Confira algumas dicas a seguir.
O que observar antes de escolher um inversor solar?
Essa é uma dúvida frequente entre integradores e potenciais clientes de energia solar. Como o inversor solar é um equipamento imprescindível em um sistema fotovoltaico, é importante atentar para alguns aspectos na hora de escolhê-lo.
Seja qual for o equipamento que você procura, para fazer uma boa compra é preciso priorizar fornecedores confiáveis e atentar ao tipo de inversor ideal para cada sistema fotovoltaico.
É importante fazer uma pesquisa sobre o mercado, verificando o posicionamento do fabricante a nível mundial, já que os outros países já estão mais evoluídos quanto às exigências do mercado de energia solar. Além disso, investigue sobre a solidez financeira da empresa, como por meio da lista Tier 1.
Feito esse reconhecimento do setor, uma das primeiras informações que você deve investigar sobre um inversor solar é a respeito do seu período de duração.
Os inversores geralmente apresentam uma vida útil mais curta do que os módulos solares: um modelo residencial tende a durar cerca de 10 a 15 anos. Sendo assim, terá de ser substituído em algum ponto ao longo da vida útil dos painéis solares.
A confiabilidade e eficiência do aparelho também devem ser questionadas. O primeiro aspecto diz respeito ao risco dele apresentar algum problema durante o período de vida útil. Quanto maior a eficiência do produto, mais energia gerada pelos painéis será aproveitada pelo inversor.
A potência ideal do inversor solar para o seu projeto fotovoltaico vai depender do tamanho do sistema que você deseja instalar. Se você está instalando um sistema de 4 kw em seu telhado sem a intenção de aumentar o número de painéis posteriormente, então precisará de um inversor solar de 4 kw.
Mas se você pretende instalar mais painéis no futuro para aumentar a capacidade de geração do sistema, é preciso instalar um inversor maior, como de 5 kW ou de 6 kW. Nesse caso, é preciso se certificar de que há espaço suficiente no telhado para acomodar os painéis extras.
Informe-se também sobre a garantia e o pós-venda do fornecedor. Isso é fundamental para que o comprador saiba se receberá o suporte necessário quando precisar realizar a manutenção dos inversores.
Verifique se o pós-venda é satisfatório, se a empresa responsável está preocupada em fazer acompanhamento, realizar manutenções preventivas e garantir que está entregando aquilo que prometeu ao fechar o negócio.
Colocando essas dicas em prática, você verá como procurar por um bom inversor solar será uma tarefa mais fácil do que imagina. Conte pra gente nos comentários desse post o que achou das nossas recomendações e se elas foram úteis para você.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.