O Instagram é uma plataforma que oferece grande potencial para uma empresa de energia solar que deseja impulsionar suas vendas e criar uma relação de maior proximidade com seus potenciais clientes.
A versão de conta profissional da rede chama-se Instagram Business, e garante alguns recursos exclusivos para ajudar empresas a crescerem e entenderem melhor os seus seguidores e os resultados obtidos com suas estratégias de marketing.
Se nas contas pessoais o foco é a interação com perfis familiares, na versão profissional o Instagram oferece uma infinidade de recursos interessantes para criação de conteúdo e otimização de desempenho.
Sendo assim, se o seu objetivo é aumentar o impacto da sua empresa, fomentar o debate acerca de energias sustentáveis e impulsionar a descoberta de novas tecnologias de forma profissional, é hora de conhecer melhor o Instagram Business e as vantagens que ele oferece. Confira a seguir!
Acesso a métricas relevantes
Esse é um dos diversos recursos exclusivos que o Instagram oferece apenas em sua versão profissional. Ao usar um perfil Business, você terá acesso a indicadores detalhados e específicos, que te ajudam a ter uma melhor percepção a respeito das suas estratégias de conteúdo.
Algumas das informações mais valiosas que o Instagram fornece para contas profissionais, estão:
- Alcance das postagens e stories;
- Impressões;
- Quantidade de interações;
- Visualizações de vídeos;
- Cliques do link na bio;
- Posts salvos;
A maioria dessas informações pode ser visualizada considerando um período específico, ou de forma individual para cada postagem publicada no perfil de sua empresa.
Desde o seu lançamento, em 2010, o Instagram tem sempre buscado formas de inovar e oferecer ferramentas atrativas para seu público. Mas de nada adiantaria tantos recursos se os usuários que usam a rede como ferramenta comercial não pudessem saber o que está dando resultado.
Pensando em como beneficiar os negócios que usam o Instagram para promover seus produtos e serviços, os desenvolvedores da plataforma desenvolveram o Instagram Insights, que oferece dados complexos e relevantes como os mencionados acima para análise de resultados.
Essas informações podem ser a base para rever estratégias e analisar o desempenho de cada post no feed ou no story. Assim, você saberá em quais formatos e conteúdos mais vale a pena investir, e quais pode deixar de lado.
Conhecer melhor o seu público
Considerando que a sociedade está se tornando cada vez mais conectada e presente no ambiente digital, os consumidores estão valorizando muito mais empresas que se fazem presentes nas redes sociais e se dedicam a oferecer conteúdos de qualidade, com criatividade e dinamismo.
As informações fornecidas pelo Instagram Business também incluem dados demográficos, como a idade, o gênero e a localização de seus seguidores.
Assim, as empresas conseguem analisar detalhadamente o público que está presente em suas redes e avaliar seu comportamento, hábitos e preferências.
Com esses dados, é possível criar uma persona alinhada com a sua audiência e criar conteúdos mais assertivos e que chamem a atenção do público, melhorando o relacionamento com os clientes e impulsionando as vendas em energia solar.
Para que essa relação de proximidade e identificação seja possível, conhecer seu público a fundo é fundamental. Isso impacta até mesmo na linguagem que será adotada pela sua empresa nas redes sociais, já que faz toda a diferença para atingir o público de maneira natural e espontânea.
Promover publicações e criar anúncios segmentados
Tendo um perfil comercial no Instagram, outra vantagem é a possibilidade de criar anúncios para promover a sua empresa e fazer com que a sua mensagem alcance mais pessoas.
Além disso, também servem para ampliar a sua rede, divulgar um produto, promover um lançamento ou uma campanha específica, gerar tráfego para o seu site, entre outros.
Os anúncios podem ser criados no formato de carrossel, stories, vídeo, foto e coleção. A escolha entre eles deve ser feita a partir do que mais funciona com seu público, mas sempre vale a pena explorar novas possibilidades.
Promover publicações e fazer anúncios pode ser muito eficaz quando utilizado de maneira correta, mas o que funciona em um perfil não necessariamente vai surtir efeitos tão positivos em outros. Por isso, é importante experimentar, fazer testes e sempre avaliar os resultados.
Esses recursos são gerenciados pelo Instagram Ads, onde você pode promover publicações a partir da segmentação do público, escolher o período que deseja divulgar e posteriormente conferir os relatórios sobre o desempenho.
Criar uma vitrine para seu e-commerce
A internet se tornou um terreno fértil para compras e consumo: uma pesquisa feita pela We Are Social mostra que cerca de 90% dos internautas já visitou uma loja virtual algum dia.
Aproveitando essa tendência, a equipe do Instagram lançou a função Shopping, que oferece mais um recurso valioso para empresas e lojas que têm perfil na plataforma e vendem suas soluções online.
Para usufruir desse recurso, é preciso estar com o perfil configurado no Instagram Business vinculado à página da sua empresa no Facebook.
Assim, é possível criar algo semelhante a um catálogo ou vitrine virtual, onde seus clientes podem visualizar as mercadorias com as quais você trabalha.
Para ativar esse recurso, o Instagram faz uma análise do perfil e, estando tudo ok, é possível se beneficiar com diversas funções, como a possibilidade de marcar os produtos da loja (com link direcionando para o site) e inserir os valores dos produtos.
Como é criada uma aba específica para isso, a compra e visualização dos produtos se torna algo muito mais prático e intuitivo.
Inserir um botão de ação
O Instagram Business permite a configuração de diversos botões no perfil da sua empresa. Esse recurso foi desenvolvido considerando que quem acessa um perfil comercial o faz por ter interesse em conhecer mais a seu respeito, para entrar em contato ou para descobrir os produtos e soluções oferecidos.
Na prática, essa possibilidade contribui para facilitar o acesso do cliente às informações e contato com a empresa.
É uma excelente oportunidade para criar um CTA (Call-To-Action, ou chamada para ação em português) que combine com o perfil da sua empresa de energia solar. Atualmente, os botões que estão ativos são os seguintes:
- Entrar em contato pelo WhatsApp.
- Enviar e-mail.
- Ligar.
- Enviar mensagem.
- Visitar site ou Loja.
Clicando em um desses botões, o seguidor é automaticamente direcionado de acordo com a ação escolhida. Por exemplo, basta clicar em cima do botão para entrar em contato via WhatsApp e em seguida o aplicativo de mensagens é aberto para iniciar uma conversa com a empresa.
Esse tipo de ação ajuda a deixar seu perfil mais completo e o contato com sua empresa mais acessível. Além desse botão, também é possível incluir o link do seu site na bio, ampliando a gama de informações disponíveis em seu perfil e garantindo mais credibilidade à sua empresa.
Fortalecer seu relacionamento com o público
Manter um perfil no Instagram pode impulsionar o relacionamento com seus clientes e associar uma imagem positiva à sua empresa. Além disso, os recursos oferecidos pela plataforma também favorecem o contato e interação entre marca e usuário.
No Instagram, o cliente pode enviar mensagens pelo direct para tirar dúvidas ou ter mais informações sobre algum serviço, facilitando esse contato. A empresa também pode incentivar a interação por meio de enquetes, campanhas por hashtags e outros recursos.
E falando em hashtag, essa funcionalidade facilita a busca dos usuários por inspirações de marcas e conteúdos relevantes. Outra vantagem é que as pessoas podem compartilhar os produtos e marcar a empresa, fortalecendo essa relação de proximidade e lealdade.
Lembre-se de utilizar os dados demográficos disponibilizados pelo Instagram Insights para conhecer melhor seu público e desenvolver estratégias que possam mantê-lo engajado no seu perfil.
Melhorar sua estratégia de conteúdo
Divulgar uma empresa, marca, produto ou serviço nem sempre é uma tarefa fácil, pois depende também de como o público recebe essa publicidade.
Mas uma das grandes vantagens do Instagram Business é que, quando os resultados obtidos não são os esperados, sempre é possível descobrir novas formas de melhorar. E os recursos mencionados até aqui têm papel crucial nesse sentido.
Quando algo não vai vem, é preciso avaliar todas as variáveis, o que é muito mais fácil devido a todas as informações e dados que o Instagram Insights fornece. Assim, é possível enxergar com clareza quais são os pontos que precisam de melhoria e traçar novos caminhos.
Em um perfil pessoal, esse tipo de análise detalhada não seria possível, o que dificultaria a mudança de estratégias.
Além desses benefícios, ter um perfil Business no Instagram é fundamental para o sucesso da sua empresa no universo digital. Um perfil corporativo passa mais credibilidade do que um perfil pessoal, e favorece que as pessoas entrem em contato com sua empresa para obter mais informações.
Para tirar o melhor proveito de todas essas vantagens, é importante que sua estratégia de conteúdo para o Instagram seja bem definida, o que envolve um bom cronograma de planejamento. Clique aqui e confira como fazer o seu.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.