O que é chatbot (também chamados de chatterbots)? Como o nome sugere, são robôs que conversam. São ferramentas desenvolvidas com o objetivo de facilitar e otimizar a comunicação com usuários e clientes, fazendo uso da inteligência artificial para isso.

Atualmente, os chatbots são muito utilizados, sobretudo no setor de atendimento a clientes. Nesse sentido, podem ajudar a resolver os problemas dos usuários de forma automatizada, de modo que você, integrador, tenha mais tempo para se dedicar a outras operações do seu negócio. 

No artigo a seguir, você vai conferir mais informações sobre como o chatbot funciona, quais os benefícios que ele oferece a quem trabalha como integrador solar, e quais são as principais opções de chatbots para quem deseja investir nessa ferramenta. Boa leitura! 

Como o chatbot funciona?

O termo “chatbot” é utilizado para se referir a sistemas desenvolvidos a partir de inteligência artificial e que possibilitam conversas automatizadas, por meio de textos e roteiros pré-definidos. 

Entenda as funcionalidades do chatbot
Entenda as funcionalidades do chatbot

Uma ferramenta completa de chatbot pode otimizar o atendimento, as campanhas de marketing e até mesmo a venda de produtos e serviços. 

Pode ser usada para conversar com seu cliente por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.

A linguagem utilizada pode ser adaptada da forma como você julgar melhor, possibilitando simular uma comunicação natural para tornar o atendimento personalizado e deixar o cliente mais à vontade. 

O uso desse tipo de recurso no atendimento aos clientes está crescendo bastante, e a tendência é que aumente ainda mais.

Diversas pesquisas têm mostrado que os usuários estão interagindo cada vez mais por aplicativos de mensagens. Portanto, aderir ao chatbot é também uma forma de manter seu negócio atualizado e em conformidade com as inovações do mercado. 

Clientes e consumidores, em geral, estão cada vez mais exigentes. Por isso, é importante buscar formas de inovar para deixá-los satisfeitos.

Como utilizar o chatbot a seu favor
Como utilizar o chatbot a seu favor

Não basta ter uma plataforma de chatbot, é preciso aliar suas estratégias de marketing e vendas ao uso das tecnologias adequadas para oferecer uma experiência diferenciada. 

Os chatbots são ferramentas de comunicação, automatização e armazenamento de dados. Os mais completos podem ser usados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e processar pagamentos.

Já imaginou o quanto uma ferramenta como essa pode facilitar o seu trabalho enquanto integrador solar? Confira a seguir mais benefícios que o chatbot pode oferecer.

Quais benefícios tem o chatbot para o integrador solar? 

O chatbot pode ser implementado em um site, em um software, nas redes sociais ou até mesmo no WhatsApp, o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. 

Qualquer um desses meios é onde o cliente espera encontrar canais de contato com a marca. Por isso, implementar um chatbot nesses ambientes é estratégico.

Como o integrador solar deve utilizar essa ferramenta
Como o integrador solar deve utilizar essa ferramenta

Com planejamento, pesquisa e estudo de mercado, é possível usar o chatbot para agilizar e padronizar seu atendimento ao público e entender melhor o perfil de cada cliente.

Ao servir também como um recurso para armazenamento de dados, oferecem vantagens em relação aos formulários estáticos para captação de leads, pois possibilitam o estabelecimento de um diálogo facilitado e fluido com o consumidor. 

Um dos principais diferenciais do uso de chatbots é oferecer suporte imediato e de qualidade aos clientes, 24 horas do dia nos 7 dias da semana. Isso permite que você, integrador solar, se concentre em outras tarefas, como as que exigem planejamento e estratégia. 

Todos esses pontos positivos tornam a implementação de chatbots atraente para empresas de diferentes segmentos de mercado, inclusive o setor de energia solar fotovoltaica. Confira a seguir as melhores opções de chatbot para você implementar em seu negócio. 

Quais são as melhores opções de chatbot?

A escolha do chatbot adequado para a sua atuação profissional vai depender da sua necessidade, da demanda do cliente e dos canais em que você pretende implementar a ferramenta. 

Comece pensando qual é a área de atuação do seu chatbot. Você pretende usá-lo para SAC, atendimento, suporte, marketing ou vendas

Conheça as principais opções de chatbot
Conheça as principais opções de chatbot

Outro ponto relevante que deve ser considerado para fazer essa escolha é o canal onde você quer que o chatbot esteja disponível. Esse recurso pode ser usado em sites, aplicativos, WhatsApp, Facebook Messenger, etc. 

Os melhores chatbots são aqueles que oferecem funcionalidades mais completas. Veremos a seguir algumas das opções mais interessantes para quem trabalha com soluções em energia solar. 

Drift

A Drift é uma das ferramentas de chatbot mais bem avaliadas pelos contratantes.É uma opção interessante e robusta para quem deseja investir em tecnologia focada em marketing e vendas.

Seu principal foco é na conversão e aplicabilidade para sites. Para isso, a plataforma oferece experiências que podem ser customizadas, como pipeline de vendas, segmentação de análise de leads e relatórios. 

Pode ser integrada com outras ferramentas, como Zoom, Google Analytics, HubSpot, Zendesk, Salesforce, etc. 

conheça o app chatbot Drift
conheça o app chatbot Drift

Se você ficou interessado e deseja saber mais, é possível criar uma conta grátis para fazer um teste. Os valores dos planos pagos são informados após o contato com a equipe comercial.

Leadster

A plataforma da Leadster também foi desenvolvida para vendas e marketing, e por isso atende a grande parte das necessidades das empresas, como aumentar a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages. 

Alguns dos seus principais diferenciais são a personalização de conversas e seu dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads. Assim como a primeira opção, também oferece integração com outras soluções, como WordPress, RD Station e PipeRun. 

É possível utilizar o recurso a partir de uma conta gratuita, que tem as mesmas funcionalidades da conta paga. A única diferença fica por conta do limite de leads gerados ao mês. A versão ilimitada custa a partir de R$ 189 mensais, e é possível fazer um teste gratuito por 14 dias. 

Octadesk

Outra opção muito visada por empresas que investem em tecnologias inovadoras para atendimento ao cliente é o Octadesk. Ele oferece soluções de chatbot para sites, WhatsApp, Facebook, Instagram e até mesmo e-mail. Seu foco é em marketing, vendas e suporte ao consumidor. 

Uma de suas funcionalidades mais interessantes é a possibilidade de automação de comentários no Facebook. Além disso, também oferece análise de dados através do seu dashboard.

Veja mais esta opção de chatbot
Veja mais esta opção de chatbot

Você pode testar o Octadesk gratuitamente, mas para conhecer todas as funcionalidades o valor inicial é de R$ 79 ao mês. 

Ficou interessado em alguma dessas plataformas? Aqui vai uma dica: teste cada uma delas para saber qual mais se adequa ao seu método de trabalho.

Assim, você terá a oportunidade de observar as funcionalidades de cada um, e o que pode ser usado para aprimorar o seu contato com os clientes. 

E para ficar sempre por dentro de ferramentas e recursos que podem otimizar a sua atuação enquanto integrador de energia solar, continue nos acompanhando! 

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