O que é chatbot (também chamados de chatterbots)? Como o nome sugere, são robôs que conversam. São ferramentas desenvolvidas com o objetivo de facilitar e otimizar a comunicação com usuários e clientes, fazendo uso da inteligência artificial para isso.
Atualmente, os chatbots são muito utilizados, sobretudo no setor de atendimento a clientes. Nesse sentido, podem ajudar a resolver os problemas dos usuários de forma automatizada, de modo que você, integrador, tenha mais tempo para se dedicar a outras operações do seu negócio.
No artigo a seguir, você vai conferir mais informações sobre como o chatbot funciona, quais os benefícios que ele oferece a quem trabalha como integrador solar, e quais são as principais opções de chatbots para quem deseja investir nessa ferramenta. Boa leitura!
Como o chatbot funciona?
O termo “chatbot” é utilizado para se referir a sistemas desenvolvidos a partir de inteligência artificial e que possibilitam conversas automatizadas, por meio de textos e roteiros pré-definidos.
Uma ferramenta completa de chatbot pode otimizar o atendimento, as campanhas de marketing e até mesmo a venda de produtos e serviços.
Pode ser usada para conversar com seu cliente por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.
A linguagem utilizada pode ser adaptada da forma como você julgar melhor, possibilitando simular uma comunicação natural para tornar o atendimento personalizado e deixar o cliente mais à vontade.
O uso desse tipo de recurso no atendimento aos clientes está crescendo bastante, e a tendência é que aumente ainda mais.
Diversas pesquisas têm mostrado que os usuários estão interagindo cada vez mais por aplicativos de mensagens. Portanto, aderir ao chatbot é também uma forma de manter seu negócio atualizado e em conformidade com as inovações do mercado.
Clientes e consumidores, em geral, estão cada vez mais exigentes. Por isso, é importante buscar formas de inovar para deixá-los satisfeitos.
Não basta ter uma plataforma de chatbot, é preciso aliar suas estratégias de marketing e vendas ao uso das tecnologias adequadas para oferecer uma experiência diferenciada.
Os chatbots são ferramentas de comunicação, automatização e armazenamento de dados. Os mais completos podem ser usados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e processar pagamentos.
Já imaginou o quanto uma ferramenta como essa pode facilitar o seu trabalho enquanto integrador solar? Confira a seguir mais benefícios que o chatbot pode oferecer.
Quais benefícios tem o chatbot para o integrador solar?
O chatbot pode ser implementado em um site, em um software, nas redes sociais ou até mesmo no WhatsApp, o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros.
Qualquer um desses meios é onde o cliente espera encontrar canais de contato com a marca. Por isso, implementar um chatbot nesses ambientes é estratégico.
Com planejamento, pesquisa e estudo de mercado, é possível usar o chatbot para agilizar e padronizar seu atendimento ao público e entender melhor o perfil de cada cliente.
Ao servir também como um recurso para armazenamento de dados, oferecem vantagens em relação aos formulários estáticos para captação de leads, pois possibilitam o estabelecimento de um diálogo facilitado e fluido com o consumidor.
Um dos principais diferenciais do uso de chatbots é oferecer suporte imediato e de qualidade aos clientes, 24 horas do dia nos 7 dias da semana. Isso permite que você, integrador solar, se concentre em outras tarefas, como as que exigem planejamento e estratégia.
Todos esses pontos positivos tornam a implementação de chatbots atraente para empresas de diferentes segmentos de mercado, inclusive o setor de energia solar fotovoltaica. Confira a seguir as melhores opções de chatbot para você implementar em seu negócio.
Quais são as melhores opções de chatbot?
A escolha do chatbot adequado para a sua atuação profissional vai depender da sua necessidade, da demanda do cliente e dos canais em que você pretende implementar a ferramenta.
Comece pensando qual é a área de atuação do seu chatbot. Você pretende usá-lo para SAC, atendimento, suporte, marketing ou vendas?
Outro ponto relevante que deve ser considerado para fazer essa escolha é o canal onde você quer que o chatbot esteja disponível. Esse recurso pode ser usado em sites, aplicativos, WhatsApp, Facebook Messenger, etc.
Os melhores chatbots são aqueles que oferecem funcionalidades mais completas. Veremos a seguir algumas das opções mais interessantes para quem trabalha com soluções em energia solar.
Drift
A Drift é uma das ferramentas de chatbot mais bem avaliadas pelos contratantes.É uma opção interessante e robusta para quem deseja investir em tecnologia focada em marketing e vendas.
Seu principal foco é na conversão e aplicabilidade para sites. Para isso, a plataforma oferece experiências que podem ser customizadas, como pipeline de vendas, segmentação de análise de leads e relatórios.
Pode ser integrada com outras ferramentas, como Zoom, Google Analytics, HubSpot, Zendesk, Salesforce, etc.
Se você ficou interessado e deseja saber mais, é possível criar uma conta grátis para fazer um teste. Os valores dos planos pagos são informados após o contato com a equipe comercial.
Leadster
A plataforma da Leadster também foi desenvolvida para vendas e marketing, e por isso atende a grande parte das necessidades das empresas, como aumentar a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.
Alguns dos seus principais diferenciais são a personalização de conversas e seu dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads. Assim como a primeira opção, também oferece integração com outras soluções, como WordPress, RD Station e PipeRun.
É possível utilizar o recurso a partir de uma conta gratuita, que tem as mesmas funcionalidades da conta paga. A única diferença fica por conta do limite de leads gerados ao mês. A versão ilimitada custa a partir de R$ 189 mensais, e é possível fazer um teste gratuito por 14 dias.
Octadesk
Outra opção muito visada por empresas que investem em tecnologias inovadoras para atendimento ao cliente é o Octadesk. Ele oferece soluções de chatbot para sites, WhatsApp, Facebook, Instagram e até mesmo e-mail. Seu foco é em marketing, vendas e suporte ao consumidor.
Uma de suas funcionalidades mais interessantes é a possibilidade de automação de comentários no Facebook. Além disso, também oferece análise de dados através do seu dashboard.
Você pode testar o Octadesk gratuitamente, mas para conhecer todas as funcionalidades o valor inicial é de R$ 79 ao mês.
Ficou interessado em alguma dessas plataformas? Aqui vai uma dica: teste cada uma delas para saber qual mais se adequa ao seu método de trabalho.
Assim, você terá a oportunidade de observar as funcionalidades de cada um, e o que pode ser usado para aprimorar o seu contato com os clientes.
E para ficar sempre por dentro de ferramentas e recursos que podem otimizar a sua atuação enquanto integrador de energia solar, continue nos acompanhando!