Marrocos fez progressos notáveis no campo da energia renovável, particularmente na geração de energia solar. De acordo com uma pesquisa da plataforma Emirati Energy, o país está entre as cinco principais nações da região MENA que produzem mais eletricidade a partir da energia solar. Com uma capacidade de 740 megawatts, o Marrocos garante a quinta posição, atrás dos Emirados Árabes Unidos, Egito, Jordânia e Catar.

Nos últimos anos, o Marrocos intensificou seus esforços para aumentar a porcentagem de eletricidade derivada de fontes renováveis. Em 2022, o país gerou 38% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, totalizando 4,03 gigawatts. Esse número marcou um aumento significativo em relação aos 3,95 gigawatts produzidos em 2021. Com planos ambiciosos de atingir mais de 52% de produção de energia renovável até 2030, o Marrocos está prestes a subir no ranking das nações árabes que geram eletricidade a partir da energia solar.

Para atingir esses objetivos, o Marrocos concedeu licenças para vários projetos de energia renovável, incluindo 16 projetos de energia solar, 19 projetos de energia eólica e 20 projetos hidrelétricos. A capacidade instalada total de usinas de energia solar do país está projetada para atingir impressionantes 13.538 megawatts nos próximos anos.

Europa investe em energia solar na Nigéria para avanço sustentável
Marrocos na geração de eletricidade a partir da energia solar.

Marrocos e o mercado de energia renovável global

O progresso impressionante de Marrocos no setor de energia renovável não passou despercebido no cenário de investimento global. O relatório de Investimento Global de 2023 das Nações Unidas reconhece o Marrocos como um dos dez principais países em desenvolvimento que atraem investimentos estrangeiros em energia renovável entre 2015 e 2022.

Ainda, o relatório cita projetos e acordos internacionais de financiamento de projetos no Marrocos, Egito, África do Sul e Quênia como principais contribuintes para o aumento de 39% nos investimentos em energias renováveis em toda a África em 2022.

Investimento estrangeiro para desenvolvimento sustentável

Além disso, os investimentos em energias renováveis constituem uma parcela significativa do investimento estrangeiro direto total nas dez principais nações em desenvolvimento. Nesse sentido, o Marrocos se destaca como a terceira nação em desenvolvimento que mais atrai investimentos em energias renováveis. Os projetos de energia renovável do país respondem por 34% do total e representam uma parcela significativa do valor entre os principais países em desenvolvimento.

Enquanto o Marrocos continua a fazer progressos substanciais, as nações em desenvolvimento enfrentam um déficit considerável no investimento anual para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A lacuna de investimento atualmente chega a US$ 4 trilhões por ano, exigindo maior apoio e sistemas de financiamento. O Relatório de Investimento Mundial enfatiza a necessidade de ações prioritárias e planos de investimento para garantir a disponibilidade de energia sustentável para todos.

Fonte: North Africa Post

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares