O México é um país com grande potencial de produção de energia solar devido à sua localização geográfica. Então, o governo acaba de anunciar mais uma medida para incentivar a construção de uma grande fazenda solar em um deserto.
Dessa forma, espera suprir uma parte da demanda de eletricidade na região. Confira como será esse projeto e o que o governo local falou sobre esse avanço.
Grande fazenda de energia solar no deserto mexicano
Ao que tudo indica, a rede elétrica do norte do México receberá o apoio da produção de energia solar em abril deste ano. Esse dado foi informado pelas autoridades locais recentemente, com o objetivo de atingir as metas de sustentabilidade do governo.
Andrés Manuel López Obrador, presidente do país, foi um dos principais apoiadores do projeto. Assim, ajudou na liberação de 1,6 bilhão de dólares para a construção da maior fazenda solar de toda a América Latina.
Assim, o governo local toma mais um passo para alcançar a meta de 35% de produção energética sustentável até o ano que vem.
Contudo, nem todos estão felizes, pois alguns ambientalistas afirmam que essa construção é um desvio do foco das políticas energéticas do país. Segundo eles, o governo não quer atualizar medidas estatais ultrapassadas e está utilizando a energia solar como uma cortina de fumaça.
Por fim, há um conflito entre o país e outros da América do Norte por quebras de pactos comerciais regionais. Então, mesmo com a boa notícia para o setor solar, ainda há muitas questões políticas a serem resolvidas por lá.
Dificuldades na transição energética do México
Nos últimos dias, diversas autoridades visitaram as obras do projeto de energia solar no deserto ao norte do México. Além de destacar a importância da fazenda solar, tentaram apaziguar os ânimos políticos.
Ainda mais que o país procura por ajuda financeira para sua transição energética, após ser apontado como um dos países com fontes mais poluentes da região. Até o momento, a CFE, concessionária estadual, está responsável pelo projeto. Contudo, o governo pediu auxílio dos Estados Unidos.
A finalização deste projeto de energia solar está prevista para 2027. Mesmo assim, parte dele já estará operacional ainda em 2023. O que preocupa é a velocidade de desenvolvimento e o financiamento, que permitiu apenas um décimo dos painéis solares serem instalados.
Nos últimos anos, o presidente focou na exploração de combustíveis fósseis. O que foi duramente criticado por várias esferas da sociedade. Ainda mais pelo México ser um país com alto potencial para a produção de eletricidade verde, como a energia solar e eólica.
O presidente, um nacionalista de esquerda, concentrou-se amplamente em aumentar a exploração e produção de combustíveis fósseis – bem como o refino – na empresa estatal de petróleo Pemex.
Fonte: Reuters
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.