A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado da Bahia anunciou que pretende publicar um decreto para regulamentar uma política de incentivo ao uso de energia solar na região. A medida deverá gerar novos investimentos, mais empregos e abrir oportunidades de negócios no território baiano.

O decreto irá regulamentar a Lei Estadual 13.914, de 2018, e instituir a Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento de Energia Solar Fotovoltaica no Estado da Bahia. O objetivo é criar um programa estadual de incentivo à tecnologia fotovoltaica, com linhas de crédito especiais, disseminação de informações de mercado e celebração de acordos de cooperação.

placas solares

“Além de atrair novos investimentos para a região, gerar mais empregos e renda e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, o setor está otimista de que o decreto poderá contribuir para democratização da energia solar junto a consumidores residenciais, pequenos negócios, produtores rurais e gestores públicos na Bahia.

Assim, a medida deverá ter um papel importante em prol do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região”, explica Rodrigo Sauaia, CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

A geração própria de energia solar na Bahia possui 487 megawatts (MW) instalados atualmente e já proporcionou mais de R$2,6 bilhões em novos investimentos na região, atendendo cerca de 69,4 mil unidades consumidoras no estado.

Posts Similares