A cobertura de telhados com painéis solares é uma prática cada vez mais comum em casas e indústrias. A geração de energia solar, além de diminuir as contas de eletricidade, possibilitam diversas ações de sustentabilidade dentro de empresas implicadas com questões ambientais.

Recentemente, na Tailândia, foi anunciado um projeto que promete quebrar o recorde de maior sistema fotovoltaico em telhado. Ele vai cobrir quase que inteiramente a cobertura da sede de uma grande empresa local.

Espera-se que essa ação diminua quase que inteiramente a pegada de carbono da marca envolvida no projeto. Confira o tamanho deste sistema fotovoltaico, seu impacto e quando acontecerá sua construção.

Geração massiva de energia solar e de outras fontes

Um sistema fotovoltaico do tamanho de 18 campos de futebol está em construção em uma fábrica de pneus na Tailândia. A Falken anunciou o projeto recentemente, na maior planta de sua marca em todo o mundo.

A área total que será coberta por painéis solares equivale a 100 mil metros quadrados, abastecendo cada parte do complexo industrial. A fábrica da Sumitomo Rubber Industries (SRI), que pertence a Falken, que está recebendo o sistema fotovoltaico.

Energia solar vai zerar a pegada de carbono da empresa de pneus
Energia solar vai zerar a pegada de carbono da empresa de pneus

Além de ser a maior cobertura de telhado do mundo, será o projeto com maior geração de energia solar do país. Ao todo, 40 mil painéis solares serão combinados para a produção de 22 MW de eletricidade por ano. Apesar da construção do projeto ter começado, ele será concluído apenas em 2025.

Assim, será possível que 100% da eletricidade utilizada diariamente na indústria venha da energia solar. Bem como, será instalado um sistema de cogeração energética movida à gás. Por fim, iniciativas de geração elétrica com biomassa chegarão à província onde a empresa se encontra.

Objetivos do projeto

A princípio, o sistema de cogeração a gás vai substituir a energia que vem das concessionárias locais. Nele, estarão instaladas duas caldeiras que poderão gerar quase 7 MW de eletricidade anualmente.

Além disso, toda a biomassa gerada da extração das seringueiras poderá ser reutilizada para produção de borracha. Isso vai complementar um programa interno de produção sustentável para produtos específicos.

Em um país que cada vez mais constrói grandes projetos de energia solar, esse será mais um para o catálogo do governo.

Espera-se que esses projetos de energias renováveis reduzam a emissão de 38 mil toneladas de CO2. Bem como, eles vão auxiliar nas metas de sustentabilidade estipuladas pela empresa até 2050.

Se tratando de uma grande produtora de borracha para pneus, a sustentabilidade é um assunto essencial para a Falken. Afinal, ela depende da derrubada de árvores para a produção de materiais essenciais. Por isso, esse projeto de energia solar e outras fontes renováveis é muito importante para a cultura desta indústria.

Fonte: Energy Edital

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares