Atualmente, governos ao redor dos Estados Unidos investem na tecnologia de energia solar para sua população. Cada vez mais, o país tem abastecimento de energia limpa em diversas residências, diminuindo o valor das contas e o impacto ambiental.
A Alliant Energy, uma concessionária de serviços públicos de Wisconsin, concluiu seu primeiro projeto solar em escala de utilidade pública no estado. O Projeto Solar Bear Creek de 50 MW no condado de Richland já está operacional e gerará eletricidade suficiente para abastecer aproximadamente 13.000 residências.
Chegada do investimento em energia solar
“Este projeto representa um investimento significativo e de longo prazo em nossa comunidade”, disse um funcionário da cidade de Buena Vista. “Os cidadãos do município muito o quão bem eles foram mantidos informados sobre o progresso ao longo do projeto”.
Além disso, também comentou que, com o investimento e a parceria para a manutenção da fazenda de energia solar, os impactos serão benéficos. Não só no aspecto financeiro, mas também ambiental e sociais.
Dessa forma, este local produzirá energia solar limpa para abastecer residências e empresas. Bem como, o condado de Richland e a cidade de Buena Vista receberão cerca de 200 mil dólares em pagamentos combinados de receita compartilhada. Isso de forma anual pelos próximos 30 anos por meio do programa de receita compartilhada do estado.
Palavras do representante da Alliant Energy
“Em Wisconsin, a Alliant Energy está trabalhando com famílias, agricultores, empresas e comunidades para desenvolver grandes e pequenos projetos de energia solar renovável”, disse David de Leon, presidente da Alliant Energy.
“Então, este projeto é um marco incrível para os nossos clientes. Assim, guiado por nossa estratégia orientada para atender pessoas e construir comunidades mais fortes, este parque solar diversifica nosso portfólio de energia. Bem como, aumenta a independência energética americana e aumenta o acesso à eletricidade democrática.”
A princípio, a Alliant Energy está seguindo o plano descrito em seu Clean Energy Blueprint. Ele visa construir mais de 1.000 MW de energia solar em escala de utilidade em 12 locais em Wisconsin. O Projeto Solar Bear Creek é o primeiro desses 12 locais a entrar em operação. Além disso, 3 projetos adicionais devem entrar em serviço ainda este ano.
Como foi a construção da fazenda de energia solar
A construção da fazenda solar Bear Creek começou em julho de 2021. A construção da fazenda solar Bear Creek começou em julho de 2021. A Burns & McDonnell foi a contratada para o projeto. Assim, gerando empregos para engenheiros operacionais, carpinteiros, trabalhadores e eletricistas de vários sindicatos locais.
“Quando as empresas fazem parceria com as forças qualificadas dos comércios de construção sindicalizados de Wisconsin, eles sabem que obterão um produto seguro e de qualidade que oferece valor superior para todos”, disse Emily Pritzkow, diretora executiva do Wisconsin Building Trades Council.
“Ao priorizar o uso de mão de obra sindicalizada local em projetos de energia renovável, a Alliant Energy está apoiando uma força de trabalho forte. Assim como mantendo os dólares do projeto na comunidade e impulsionando a economia do estado.”
A Alliant Energy planeja eliminar o carvão da frota de geração até 2040 e atingir zero emissões de dióxido de carbono da eletricidade até 2050. Seguindo os planos estabelecidos em seu Clean Energy Blueprint, os 12 projetos de energia solar criarão mais de 2.000 empregos de construção local. Além de fornecer uma estimativa de 130 milhões de dólares em receitas fiscais locais nos próximos 30 anos.
Por fim, esse é apenas um dos modelos possíveis de construção de fontes de energia solar e sustentável através da força de parcerias com os governos locais. Assim, outros países também podem avançar nessa questão.