Todos sabem que a natureza é uma fonte inesgotável de inspiração para os inventores do mundo. Apesar do campo da energia parecer complicado demais para tais analogias, para um engenheiro elétrico, foi um cardume de peixes que inspirou seu projeto original de energia solar.

Assim, as caixas solares se parecem mais com blocos de Lego vermelhos, podendo se empilhar também. Mas o ‘Power-Blox’ funciona da mesma maneira que um cardume, disse o cofundador Alessandro Medici ao Euronews Green.

Assim como os peixes podem crescer, dividir e reagrupar, as baterias dos blocos se combinam para criar um “enxame de energia”. Assim são os ‘cubos de energia solar’, com baterias alimentadas por painéis solares portáteis.

Uma dessas caixas solares pode atender à maioria das necessidades elétricas de uma casa e é facilmente conectada a outra caixa para gerar mais energia para uma comunidade.

Um pouco mais sobre as caixas de energia solar

Este é um sistema mais flexível e a tecnologia tem um enorme potencial em alguns dos lugares mais pobres e remotos do mundo. A princípio, a empresa suíça distribuiu cerca de 2.000 blocos de energia em cerca de 20 países desde 2018. Agora, está prestes a lançar um dispositivo ainda mais poderoso.

Tudo isso com um objetivo-chave de desenvolvimento sustentável da ONU em mente: fornecer energia solar, limpa e acessível para todos até 2030. Ainda mais que 10% das pessoas, principalmente nas áreas rurais da África Subsaariana, não têm acesso à eletricidade, de acordo com o Banco Mundial.

cropped-captura-de-imagem-de-drones-Ilpf2eUPpUE-unsplash.jpg

Por isso, simplificar esse desafio é uma força motriz para Medici, que também é o diretor de tecnologia da empresa. “Precisamos de uma espécie de internet de energia”, diz ele, lembrando os primeiros dias dos computadores, antes que a web nos conectasse.

“Temos que integrar os sistemas de energia, temos que fazê-los individualmente, temos que fazer a possibilidade de combiná-los e ampliá-los, mesmo que haja uma falha em parte da rede.”

A beleza da tecnologia Power-Blox é que ela pode se expandir facilmente à medida que as necessidades de energia de uma comunidade crescem. Para isso, é necessário apenas conectar mais blocos e unidades de energia solar. Na verdade, também pode funcionar com energia eólica ou hídrica, tornando-o perfeitamente adaptável a diferentes climas ao redor do mundo.

Como a tecnologia tem ajudado diferentes lugares

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outras organizações de ajuda, a Power-Blox trouxe sua solução de armazenamento de energia solar para dezenas de comunidades até agora.

Assim, em uma vila recentemente eletrificada de Moçambique, as pessoas usaram a energia para começar a vender itens de bebidas frias a geladeiras. Bem como, oferecer aos clientes estações de carregamento móveis.

“Toda a vila se desenvolveu de alguma forma, você pode ver isso do espaço”, diz Medici. “É o mesmo pessoalmente; não é apenas a energia elétrica, é também a energia que anima as pessoas a fazer algo porque elas podem iniciar vários tipos de negócios.

placas solares

A Power-Blox também eletrificou a ilha fora da rede de Lelepa, na República de Vanuatu. Assim como, no ano passado equipou empreendedores em um assentamento de refugiados em Uganda.

“Muitas vezes o usamos em situações de socorro em desastres onde há um terremoto ou tsunami”, acrescenta Medici. “O governo suíço leva nossos blocos de energia para o local, mesmo que eles não saibam quanta [energia] é necessária, no começo.” Assim, o PBX-200 fornece energia em minutos para áreas que precisam urgentemente.

Posts Similares