Com o avanço tecnológico inúmeras novas tecnologias surgem a todo momento, e com elas a interação humana mudou. Esse constante avanço faz com que a tecnologia esteja inserida cada vez mais no nosso dia a dia, e o estudo do seu uso seja crucial para quase toda empresa.
Assim, a análise de dados para recuperar clientes, se mostra uma das ferramentas mais úteis na atualidade, sendo capaz de melhorar a eficiência e eficácia de seus negócios.
As empresas de energia solar, hoje, podem utilizar dessa ferramenta para identificar oportunidades de melhoria no negócio, visando a recuperação de clientes perdidos e a aquisição de novos clientes.
Essa é uma poderosa ferramenta para que sua equipe consiga entender as causas que motivaram seus clientes a cancelarem seus contatos e também fornece insights que podem ser muito úteis, para elaborar um planejamento voltado à recuperação desses clientes.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo, onde explicamos sobre o que é a análise de dados e que forma pode utilizá-la para dar um upgrade na sua empresa.
O que é análise de dados?
A análise de dados, de forma geral, é o processo em que se aplicam técnicas estatísticas e lógicas, a fim de avaliar as informações coletadas. Em outras palavras, é o processo de extração de informações úteis a partir dos dados coletados.
Esses dados podem ser qualquer informação que for útil, segundo seu objetivo, como os dados demográficos: idade dos clientes, faixa salarial, gênero. Dados do sistema de energia: tipo de sistema, potência do sistema. Ou seja, toda informação do cliente pode se tornar um dado que pode ser utilizado a fim de entender seus comportamentos e interesses.
Análise de dados para recuperar clientes e entender as causas da perda de clientes
Nesse primeiro momento, é importante entender quais foram as causas que levaram seus clientes a solicitarem o cancelamento dos contratos e deixarem de usar seus serviços.
Assim, a análise de dados para recuperar clientes se faz muito útil nesse processo, já que com ela sua equipe é capaz de identificar padrões e tendências que possam estar contribuindo para a insatisfação de seus clientes e a perda dos mesmos.
Por exemplo, você integrador, pode utilizar a análise de dados para analisar dados dos clientes que efetuaram o cancelamento de seus contratos nos últimos 12 meses e identificar os padrões e as razões principais que motivaram a rescisão. Alguns possíveis motivos podem incluir:
- Problemas técnicos com o sistema solar, como baixa eficiência da geração de energia ou falhas frequentes;
- Problemas relativos ao suporte e atendimento, como demora para conseguir contato com um representante ou suporte ineficiente para a resolução de demandas dos clientes;
- Problemas financeiros, como altas taxas para pagamento ou mudanças inesperadas nos termos de contrato;
- Problemas com a qualidade dos produtos, como baixa durabilidade ou resistência;
- Problemas gerados pela concorrência, como melhores ofertas ou com mais benefícios que da sua empresa.
A partir do momento que você consegue correlacionar os casos de cancelamento de contrato com as razões que causaram isso, você e sua equipe podem desenvolver estratégias para abordar essas questões, a fim de reduzir o número de cancelamentos e também tentar atrair novamente os clientes que cancelaram, convertendo-os novamente.
Análise de dados para melhorar o serviço de atendimento
Outra forma eficaz de utilizar a análise de dados para a recuper clientes é com o foco de melhorar o serviço ao cliente e aumentar sua satisfação.
Você pode analisar os dados de interação entre os clientes e a empresa, por meio das áreas de atendimento e suporte, como chamadas de suporte técnico e reclamações. Você será capaz de identificar tendências e padrões que possam estar contribuindo para a insatisfação dos clientes, por afetar a qualidade do serviço.
Por exemplo, a partir das chamadas ao suporte técnico você pode extrair dados importantes, como o tempo de espera até conseguir falar com um atendente, a forma que os atendentes falam e tratam os clientes, tempo médio de ligação, taxa de resolução de problemas, número de reclamações, dentre outros.
Baseado nesses dados, você poderá planejar a melhor solução para melhorar o desempenho e qualidade do serviço ao cliente, seja por implementar melhorias que reduzam o tempo de espera nas ligações, ou por fornecer treinamento adicional aos funcionários.
Além disso, a análise de dados também pode auxiliar você e sua empresa, a entender as preferências e expectativas dos clientes em relação ao serviço oferecido.
Você pode analisar e utilizar os dados de pesquisas de satisfação do cliente, por exemplo, para identificar as áreas em que precisam melhorar e desenvolver estratégias para atender às necessidades dos clientes de forma mais ampla e objetiva.
Isso fará total diferença, para evitar novos cancelamentos e tentar recuperar os clientes que já cancelaram.
Análise de dados para identificar oportunidades de vendas
Além de proporcionar entendimento sobre os motivos que levaram ao cancelamento e sobre como melhorar o atendimento, a análise de dados pode conceder informações valiosas sobre oportunidades que pode aproveitar e realizar vendas adicionais aos seus clientes.
Ao realizar a análise de dados dos clientes existentes, você pode identificar produtos e serviços adicionais que podem complementar as soluções de energia solar já instaladas nas residências e empresas dos clientes, como a instalação de um sistema de armazenamento de energia ou a atualização do sistema solar, a fim de melhorar sua eficiência e desempenho.
Por exemplo, você integrador, pode analisar os dados dos clientes que adquiriram sua solução em energia solar com você há pelo menos 5 anos e procurar identificar quais clientes ainda não atualizaram seus sistemas.
Com esses dados, você pode solicitar que sua equipe de marketing crie comunicados personalizados a esses clientes, informando sobre a importância de realizar a atualização e os benefícios que ela trará ao desempenho do sistema, segurança e confiabilidade.
Assim, pode oferecer algum desconto especial ou serviço adicional, para aqueles clientes que contratarem o serviço de atualização em determinado período.
Análise de dados para recuperar clientes e para melhorar seu marketing
A análise de dados também pode ser usada para melhorar e personalizar seu marketing, ou seja, tornar seu setor de marketing mais dinâmico e melhorar a comunicação com seus clientes.
Ao realizar a análise dos dados obtidos dos comportamentos dos clientes, como, por exemplo, compras realizadas, reclamações ou sujeitos feitas, e o engajamento com os conteúdos da empresa nas redes sociais, você e sua equipe de marketing podem criar conteúdos e campanhas de marketing personalizados, que sejam mais relevantes e chamem a atenção de seus clientes atuais ou clientes em processo de recuperação.
Com esses dados em mãos é possível identificar os interesses de seus clientes, por exemplo, digamos que um cliente que adquiriu o sistema de energia solar com você demonstrou interesse em tecnologias verdes e sustentabilidade.
Com essas informações você pode desenvolver uma campanha personalizada para esse cliente e outros com o mesmo interesse, demonstrando as vantagens e benefícios que a energia solar pode oferecer para promover uma maior sustentabilidade na sociedade.
Leia mais: Como apresentar os benefícios da energia solar na abordagem de vendas
Incentivando os clientes a adquirir mais produtos que possam contribuir para esse benefício, e oferecer para seus amigos e familiares, criando uma parceria entre cliente e empresa.
Outra forma de utilizar os dados coletados de clientes que realizaram o cancelamento de contrato, é por criar campanhas personalizadas para esse público, segmentando ele por motivo do cancelamento, por exemplo.
Assim, sua equipe conseguirá criar uma campanha personalizada com foco na recuperação desses clientes, por meio de conteúdos que demonstrem a preocupação da empresa em relação aos clientes e de que forma solucionou os problemas que foram as causas dos cancelamentos.
Além disso, é possível utilizar a análise de dados para recuperar clientes pode ajudar sua empresa a identificar novos segmentos de clientes em potencial, levando em conta seus interesses e comportamentos de compra.
Implementação da análise de dados para a recuperação de clientes
Para realizar a implementação da análise de dados de forma efetiva, sua empresa de energia solar precisa ter um sistema de gerenciamento de dados robusto e confiável. Isso também envolve investir em na coleta de dados de fontes diversas, como registros dos clientes, sistema de CRM e outras ferramentas de gerenciamento de negócios e dados.
É preciso que sua empresa também consiga analisar e interpretar os dados coletados, por isso a importância de investir na área de dados.
Isso inclui o uso de ferramentas de análise de dados, como softwares de business intelligence, por exemplo, Google Data Studio ou Microsoft Power BI, são ferramentas com suas próprias particularidade.
Mas que oferecem suporte a análise de dados, criação de relatórios e gráficos, atualização em tempo real, captação de insights, dashboards, entre outras funcionalidades que podem auxiliar seu time a se planejar de maneira efetiva, tanto para atração quanto para recuperação de clientes.
Também é importante que sua empresa invista em conhecimento, ou seja, pessoal especializado em análise de dados, garantindo que as informações coletadas sejam usadas da maneira mais eficaz e estratégica possível.
É preciso haver um trabalho em conjunto, entre equipe de análise de dados, marketing e comercial (caso haja separação), para que nenhum processo seja desperdiçado ou negligenciado, tirando o melhor proveito dos dados e alcançando os resultados planejados.
Além disso, é necessário garantir que a empresa veja valor na análise de dados e esteja disposta a investir, já que muitas informações fornecidas pela análise de dados podem envolver a implementação de mudanças em processos.
Porém não se preocupe, os investimentos planejados de maneira eficaz garantiram resultados satisfatórios, dando em aumento do número de clientes, quanto em receita financeira.
Conclusão
A análise de dados pode ser uma ferramenta poderosa para sua empresa de energia solar que pretende recuperar clientes perdidos, e assim, aumentar sua base de clientes.
Ao realizar a análise de dados dos clientes é possível identificar padrões que possam estar contribuindo para a perda de clientes, como mau atendimento, falta de eficiência do sistema solar, melhores ofertas da concorrência, entre outros.
A partir desses dados é possível criar estratégias que possam solucionar esses problemas, e é aí que a análise de dados mostra seu verdadeiro valor, já que sem ela seria difícil precisar quais os reais motivos para a perda de clientes.
Além de ser mais assertiva, com a análise de dados sua empresa é capaz de realizar investimentos de forma mais eficiente, evitando desperdício e priorizando processos que realmente precisam de mudanças.
Além disso, outros setores que podem se beneficiar com a análise de dados no quesito recuperação de clientes, são a área de comercial e marketing. O setor de marketing, como explicamos, pode utilizar os dados para criar campanhas personalizadas aos clientes, demonstrando as soluções criadas, usando como base os dados obtidos dos cancelamentos.
Com isso conseguirá provar ao seu cliente que sua empresa realmente se preocupa com o bem estar de seus clientes, e que está disposta a investir nessa parceria. Isso irá gerar um aumento da satisfação dos clientes e como resultado conseguirá aumentar sua taxa de conversão de clientes recuperados.
E isso reflete diretamente no setor comercial, que conseguirá aumentar o número de clientes da empresa, podendo dando realizar upgrades nos sistemas de energia que os clientes já possuíam, como oferecer opções que sejam mais vantajosas aos clientes, como produtos mais modernos e sistemas de energias atualizados, gerando mais conforto e garantia aos clientes.
No geral, a análise de dados se torna uma ferramenta poderosa para ajudar sua empresa a crescer, melhorando seus resultados e desempenho, tornando seu negócio bem-sucedido.
Assim, conseguirá não apenas reverter clientes que efetuaram o cancelamento de seus contratos, como também irá garantir que os novos clientes que conseguir atrair desfrutem de todo um leque de opções pensados e planejados para atender suas demandas de maneira geral.
Ou seja, investir na recuperação de clientes dá à sua empresa a chance de melhorar seu atendimento, a qualidade do seu serviço, a qualidade dos seus produtos e mudar de maneira positiva a forma que sua equipe vê os clientes e se conecta com eles.
Tudo isso irá tornar sua empresa diferente da concorrência, fazendo com que se destaque no mercado energético e venha a se tornar uma referência no setor.
Lembre-se que a análise de dados é investimento, e como todo investimento precisa ser pensado, planejado e testado, mesmo assim não há milagre, é preciso que haja cooperação entre os setores de análise de dados, marketing e comercial.
Assim, toda sua empresa trabalhará com o mesmo objetivo, de oferecer um serviço de qualidade a sociedade, promovendo sustentabilidade, economia e satisfação entre seus clientes.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.