Muitas empresas ainda vêem o atendimento ao cliente simplesmente como mais uma parte do processo de venda, mas ele é muito mais do que isso. O atendimento é a porta de entrada para o cliente de energia solar, e por isso precisa ser realizado com uma qualidade excepcional para garantir que os clientes sejam conquistados e fidelizados.
Um levantamento realizado pela American Express concluiu que 65% dos consumidores estão dispostos a pagar o preço por um atendimento de qualidade. Isso nos ajuda a ter uma noção da importância que o atendimento tem na tomada de decisão do cliente.
Sendo assim, oferecer um atendimento de excelência pode ajudar sua empresa de energia solar a fechar mais negócios, maximizar seus lucros e rentabilizar cada vez mais. Pensando nisso, desenvolvemos o artigo a seguir para falar sobre a importância de construir um bom relacionamento com seus clientes, e qual o caminho para fazer isso. Confira!
A importância do relacionamento com o cliente de energia solar
Hoje, mais do que nunca, o relacionamento com o cliente é um assunto em alta entre empresas que desejam aumentar sua lucratividade e conquistar uma boa reputação no mercado em que atuam.
Esse termo remete à conexão criada entre uma empresa e as pessoas que ela atende, que deve ser construída com base em estratégias sintonizadas com o ciclo de vendas para fidelizar consumidores e aumentar os lucros do negócio.
Ou seja, para que seja possível criar um relacionamento saudável com o cliente, é preciso implementar ações que visem uma comunicação contínua e produtiva entre os consumidores e a sua marca.
Os esforços nesse sentido compõem a gestão do atendimento ao cliente, que, quando desenvolvida de maneira eficiente, pode levar a laços profundos, verdadeiros e de longo prazo. Com isso, a relação entre cliente e empresa se fortalece.
A cada consumidor satisfeito, sua empresa ganha um potencial defensor da marca, o que significa a ampliação das possibilidades e maximização das vendas.
Em um setor como o nosso, em constante crescimento e evolução, no qual a conscientização sobre a importância das fontes de energia limpa está em ascensão, a construção de conexões sólidas com os clientes não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade imperativa.
As empresas que trabalham nesse ramo devem se dedicar a estabelecer confiança desde o primeiro contato até o pós-venda. Isso envolve uma comunicação clara e honesta sobre os benefícios da energia solar, os custos envolvidos e as economias esperadas.
Ao cuidar do relacionamento com os clientes, é possível oferecer uma experiência única, personalizada e de qualidade, o que é essencial para conquistar um consumidor e fidelizá-lo. Empresas que não se preocupam em oferecer um atendimento de excelência correm o risco de ser trocadas pela concorrência.
A venda acaba sendo uma mera consequência dessa dedicação. Ao implementar esses esforços, você e sua empresa podem conquistar um diferencial competitivo, demonstrando a competência e comprometimento que possuem em relação à energia solar.
Sabemos que, sem clientes, não há negócios. Levando isso em consideração, tratar o consumidor como a prioridade da sua empresa de energia solar é, sem dúvidas, o melhor caminho para alcançar o sucesso.
À medida que o mundo busca cada vez mais fontes de energia limpa e sustentável, as empresas que priorizam o relacionamento com o cliente têm melhores condições de estar bem posicionadas para prosperar nesse mercado em crescimento.
Como oferecer um atendimento de excelência para seu cliente de energia solar?
Aprimorar o atendimento prestado ao cliente é algo que deve ser feito continuamente, já que também envolve a resolução constante de problemas do cliente. Essa transformação não acontece do dia para a noite, mas através da implementação de boas práticas e medidas que visem deixar o atendimento cada vez mais fortalecido.
Há diversas estratégias que podem ser adotadas para fazer com que seu cliente se sinta confortável, bem atendido e confie na sua empresa, facilitando todo o processo de negociação. Separamos algumas dicas para você a seguir, confira:
1. Responda solicitações e chamados
Sua empresa está devidamente capacitada e preparada para atender todas as demandas e necessidades dos clientes que chegam até ela? Refletir sobre isso é importante porque resolver problemas é uma das principais funções do atendimento ao cliente de energia solar, sobretudo se tratando do ramo de energia solar.
Muitas vezes, os consumidores podem chegar até sua empresa frustrados com os gastos que andam tendo com a conta de luz, em busca de alguma solução para as falhas de abastecimento da energia que advém da concessionária local, ou, ainda, com a pretensão de firmar um compromisso com a sustentabilidade em prol da reputação da empresa que dirigem.
Isso significa que, quase sempre, a missão de quem trabalha com energia solar será de apresentar soluções para resolver os problemas enfrentados pelos clientes.
Desde o primeiro contato, a empresa precisa mostrar-se disposta a lidar com isso, para guiar o cliente durante todo o processo de vendas e garantir que ele tenha acesso às melhores orientações possíveis para fazer a escolha adequada de acordo com o que ele procura e precisa.
2. Escute, compreenda e atenda as demandas e reclamações
Um erro muito comum cometido por vendedores de diferentes setores é o impulso de tentar adivinhar exatamente o que o cliente está passando, o que ele procura ou o que o incomoda. O grande problema, nesses casos, é que o vendedor não está se dedicando a ouvir o que seu cliente de energia solar tem a lhe dizer.
Isso muitas vezes acontece porque o vendedor age de maneira mecânica, pressupondo que todos os clientes possuem problemas semelhantes entre si. Essa visão pode ser verdadeira até certo ponto, mas cada cliente é único e deseja ser ouvido.
Do contrário, como ele terá confiança de que a empresa será capaz de resolver seus problemas, se o profissional que a representa nem mesmo se dá o trabalho de escutá-lo?
Isso vale tanto para as demandas e expectativas iniciais trazidas pelos clientes, quanto para as reclamações que podem surgir durante o processo de vendas. Mais uma vez, vale ressaltar a importância de se colocar à disposição para solucionar o problema com calma, profissionalismo e assertividade.
Quando o cliente apresenta algum tipo de queixa em relação ao serviço que está sendo prestado, é crucial dar um retorno entre 24 a 48 horas, sem extrapolar esse tempo. Mesmo que se trate de um problema complexo e que demanda mais tempo para ser resolvido, é importante ligar para o consumidor e explicar quais providências estão sendo tomadas para resolvê-lo.
3. Colha feedback do cliente de energia solar
Ter acesso à opinião dos clientes ajuda a construir relacionamentos sólidos, aumentando as chances de que voltem a comprar com a empresa e façam indicações para outras pessoas.
Quando os clientes sentem que suas opiniões são valorizadas e que a empresa está comprometida em atender às suas preocupações, eles tendem a permanecer leais e a recomendar seus serviços.
O marketing boca a boca é, sem dúvidas, uma das melhores propagandas para empresas de energia solar, já que o tipo de serviço que realizam depende muito da credibilidade e confiança que passam aos clientes.
Sendo assim, sempre que finalizar um atendimento, lembre-se de solicitar um feedback aos clientes. Isso pode ser feito por meio da aplicação de pesquisas de satisfação, mantendo canais de comunicação abertos e realizando o acompanhamento pós-venda, sobre o qual falaremos com mais detalhes em outro tópico.
Ao conversar com os clientes ou aplicar pesquisas de satisfação, faça perguntas abertas que os incentivem a compartilhar suas opiniões detalhadas. Certifique-se de que sua equipe esteja treinada para fazer isso e responder de maneira eficaz às sugestões e possíveis reclamações dos clientes. A empatia e a resolução de problemas são essenciais.
Como dá para notar, essa é uma prática fundamental para as empresas de energia solar. Coletar feedback é uma forma de mensurar seus erros e acertos, e reverter críticas em bons resultados. Isso não apenas ajuda a aprimorar os produtos e serviços, mas também fortalece os relacionamentos com os clientes.
4. Entregue valor
Entregar valor não se trata apenas de fornecer produtos ou serviços de alta qualidade, mas também de considerar a experiência do cliente, a conveniência, o suporte pós-venda e até mesmo aspectos intangíveis, como a marca e a reputação da empresa.
A ideia é criar uma relação de troca justa em que os clientes sintam que estão recebendo mais benefícios do que estão pagando. Esse é um conceito fundamental nas estratégias de negócios e no marketing moderno.
Envolve entender como a empresa pode atender às necessidades do consumidor de maneira a se destacar em relação à concorrência.
A entrega de valor deve ser uma prioridade durante todo o processo de vendas. Isso significa que, em toda interação estabelecida com o cliente, é preciso demonstrar que sua empresa é especial e está capacitada a atender suas demandas.
Isso é importante porque faz com que o cliente sinta que pode confiar em seu negócio e retornar mais vezes, ou recomendá-la com tranquilidade para outras pessoas interessadas em investir em energia solar. Quanto mais valor sua empresa é capaz de entregar, maiores são as chances de fidelizar seus clientes.
5. Conte com a tecnologia
Para facilitar o atendimento prestado aos seus clientes, é essencial investir em um sistema de CRM (Customer Relationship Management – ou gestão de relacionamento com o cliente em tradução para o português). Como o próprio nome já sugere, trata-se de um software desenvolvido para contribuir no gerenciamento de relacionamentos e interações com os clientes.
Essa tecnologia serve para coletar, organizar e analisar informações sobre seus contatos, para que sua empresa tenha condições de oferecer uma experiência otimizada e personalizada. Por meio dela, todas as etapas são registradas para manter um histórico completo das interações, desde o primeiro contato.
Como as soluções de energia solar naturalmente demandam alguma personalização, as ferramentas de CRM são altamente recomendadas para empresas que atuam nesse setor. Assim, é possível contar com facilidades desde a captação de clientes até a instalação e manutenção do sistema e o pós-venda.
Assim, é muito mais fácil identificar o que cada cliente espera ao investir em energia solar e quais são as próximas ações a serem realizadas para que o negócio de fato se concretize, atendendo ao interesse de ambas as partes envolvidas.
Além disso, os sistemas de CRM também facilitam o compartilhamento de dados entre diferentes áreas da empresa, como vendas, marketing e suporte técnico. Desse modo, todos os colaboradores podem atuar em sintonia, visando garantir uma boa experiência para cada consumidor.
6. Ofereça suporte pós-venda
A etapa de pós-venda é uma das mais importantes para garantir a satisfação do cliente. A empresa pode realizar um trabalho impecável até que a venda seja concretizada, mas se não for capaz de prestar um bom suporte pós-venda tudo pode ir por água abaixo.
Empresas de diferentes setores ainda negligenciam essa etapa, mas é nesse momento que podem aproveitar uma oportunidade preciosa, mostrando que se preocupam genuinamente com a experiência do cliente e que estão dispostas a resolver os problemas e dúvidas que podem surgir após a compra.
Um suporte pós-venda de qualidade tem um efeito muito positivo na experiência do cliente. Por meio dele, é possível fazer com que o cliente se sinta seguro e confiante quanto ao investimento realizado – e, caso ele precise de ajuda, saberá que pode contar com a equipe de suporte para auxiliá-lo no que for necessário.
Quando o trabalho de pós-venda é realizado com rapidez e eficiência, o cliente se sente valorizado e respeitado pela empresa. Essa é, portanto, uma forma de mostrar que ele não é apenas mais um número, uma venda ou uma cifra. Isso contribui para humanizar a empresa e fortalecer o relacionamento com seu público.
7. Disponibilize opções de financiamento
Para finalizar, nossa última dica para prestar um bom atendimento ao cliente de energia solar é trabalhar com diversas formas de pagamento, sobretudo com opções de financiamento.
As soluções em energia solar requerem investimentos iniciais significativos, e os financiamentos são, muitas vezes, a única opção que os consumidores têm de realizar essa aquisição. Essa é a maneira de tornar essa tecnologia mais viável e democrática, permitindo que mais pessoas tenham mais acesso à ela.
Procure incluir em suas condições de pagamento linhas de crédito que caibam no orçamento dos seus clientes e se adequem a diferentes perfis e necessidades. Essa diversificação também serve como um diferencial competitivo para a empresa, já que pode servir para atender ao que for mais conveniente para cada consumidor.
Afinal de contas, garantir uma boa experiência para o cliente também tem a ver com tornar a aquisição de energia solar mais viável, sem que isso se torne uma preocupação financeira para o cliente a longo prazo.
Você sabia que a Solfácil é a primeira fintech brasileira a trabalhar com linhas de créditos específicas para energia solar? A empresa foi criada em 2018, justamente para facilitar esse processo.
Ser nosso parceiro significa trabalhar com linhas de crédito que de fato contribuam para viabilizar o processo de compra de sistemas fotovoltaicos. Nossas opções de financiamento cobrem até 100% do valor do projeto, incluindo equipamentos e mão de obra.
Os prazos variam de 24 a 144 meses para que os financiamentos sejam quitados, com parcelas que podem ser pré-fixadas ou pós-fixadas.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.