Para que a sua empresa continue crescendo, aumentar suas vendas é fundamental. Há diversas formas de fazer isso, como ao aumentar seus investimentos em marketing, iniciar uma campanha de promoções ou então oferecer um treinamento de vendas para integradores de energia solar.
A realização de treinamento de vendas pelas empresas é uma ótima iniciativa, pois, por meio dela, gestores podem aprimorar as competências de sua equipe e alcançar os objetivos traçados para o seu negócio.
Até mesmo os vendedores mais experientes podem se beneficiar com os treinamentos, já que é um meio para desenvolver habilidades e competências essenciais para garantir bons negócios.
Para que um treinamento cumpra sua função, as atividades precisam ser bem planejadas. Também é importante antecipar alguns desafios que podem surgir no meio do caminho, como a resistência do time de vendas, por exemplo.
Neste artigo, você verá mais detalhes sobre essa iniciativa e como montar um treinamento de vendas interessante e eficaz para o seu time de integradores de energia solar. Boa leitura!
O que é o treinamento de vendas?
Com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico e comportamental da equipe de vendas, o treinamento nessa área é uma ação de capacitação que pode fazer toda a diferença para obter melhores resultados em sua empresa.
Iniciativas como essa devem fazer parte da rotina da organização, desde a integração e adaptação de novos colaboradores até as capacitações periódicas, e os objetivos do treinamento precisam estar alinhados com as metas da empresa.
Podem ser utilizados para implementar novas ferramentas e metodologias, para fortalecer a cultura da empresa ou para ações específicas, como o lançamento de um novo produto ou serviço.
Por meio do treinamento, é possível fornecer conhecimentos valiosos sobre metodologias, técnicas e ferramentas para potencializar a assertividade dos integradores de energia solar em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.
Além disso, também pode ajudar a identificar as competências que cada colaborador precisa desenvolver para ter mais produtividade no seu dia a dia de trabalho.
O treinamento de vendas também ajuda em relação a questões comportamentais, auxiliando no desenvolvimento de aspectos como foco, persistência, disciplina, carisma e empatia, entre outros.
Afinal, de pouco adianta um integrador de energia solar ter bons argumentos técnicos a favor da solução que oferece se não for capaz de conquistar seu potencial cliente e fazer com que ele se identifique com os valores da empresa.
Para que os treinamentos sejam implementados de maneira eficaz, é preciso que os gestores da empresa e os gerentes de vendas estejam atentos às necessidades de aprendizado da equipe em relação a aspectos técnicos e comportamentais.
Confira a seguir como montar um treinamento para ter mais sucesso nas vendas da sua empresa.
Como montar um treinamento de vendas para energia solar?
Se você deseja implementar um treinamento para sua equipe de vendas de energia solar e não sabe nem mesmo por onde começar, não tem problema.
Criamos um passo a passo para te ajudar com isso. Confira a seguir como montar um treinamento de vendas e garantir mais sucesso para sua empresa.
1 – Defina o objetivo do treinamento de vendas
O primeiro passo para elaborar um treinamento eficaz é definir o que você deseja alcançar com essa iniciativa. Isso ajudará a determinar quais serão os temas abordados e as habilidades que devem ser desenvolvidas.
Quais são os pontos que você deseja melhorar na atuação da sua equipe? Quais são as competências necessárias para que os integradores desempenhem bem o seu papel?
Alguns exemplos de aspectos interessantes que você pode escolher priorizar são organização, habilidades de negociação, táticas para fechar negócios, entre outros.
Recomendamos que você crie uma planilha com o nome de cada colaborador e as habilidades que deseja fortalecer durante o treinamento. Essa é uma maneira fácil de definir as prioridades do treinamento e monitorar a evolução da equipe.
Vale pontuar que mesmo os colaboradores que já dominam determinadas competências podem participar do treinamento para se atualizar.
2 – Estipule um tempo de duração
Agora que você já definiu quais competências e habilidades que farão parte do treinamento de vendas, é hora de definir seu tempo de duração.
Dependendo dos seus objetivos e da quantidade de conteúdo a ser ministrado, o treinamento pode levar meses, ser realizado ao longo de uma semana ou até mesmo durante uma única tarde.
Para que isso dê certo e não prejudique o desempenho da equipe de vendas, é preciso dosar o tempo que pode ser direcionado para essa iniciativa.
3 – Determine o formato
Um treinamento de vendas pode ser realizado em diversos formatos, como online ou presencial, por exemplo. Cada opção tem suas possibilidades e limitações.
Treinamentos online têm a grande vantagem de serem mais flexíveis, possibilitando que o funcionário participe de casa, por exemplo, e assista o que foi previamente gravado. No entanto, a interação em grupo nesse caso fica um pouco comprometida.
Mas essa não é a única opção. Você também pode implementar aulas presenciais, palestras, dinâmicas de grupo e debates, entre muitas outras.
Há diversas formas e atividades que podem fazer parte de um treinamento, e você pode misturar diversas modalidades de acordo com seus objetivos e possibilidades.
4 – Pesquise os materiais que serão necessários
O próximo passo para montar um treinamento de vendas eficaz é descobrir os materiais e conteúdos que servirão para orientar todo o curso. Você pode contar com eBooks, guias, vídeos, palestras, workshops, webinars e diversos outros materiais para passar o conhecimento necessário.
Há também a opção de montar seu próprio material, atentando para o prazo no qual você precisa que ele esteja pronto para não atrasar o treinamento. Como essa é geralmente uma opção mais complexa, muitos gestores e gerentes de vendas optam por recorrer a materiais já prontos.
Além disso, também é preciso definir quem ficará responsável pela iniciativa de capacitação. Todo treinamento precisa de alguém que fique responsável por ministrá-lo. Você pode escolher entre palestrantes de fora da empresa ou instrutores que já fazem parte da instituição.
5 – Separe o treinamento de novos vendedores
Após contratar um novo vendedor, muitas empresas optam por iniciar um processo de treinamento intensivo para orientar o novo funcionário.
Mas antes mesmo de falar sobre a rotina comercial e o discurso de vendas utilizado pelos demais colaboradores, é válido dar a oportunidade de que o novo contratado conheça a empresa mais a fundo, seus colegas de trabalho e os departamentos que compõem a organização.
Para isso, é interessante implementar o onboarding, que se trata de um processo de integração entre os colaboradores.
Na ocasião, uma série de tarefas é passada ao novo integrante da equipe para que ele possa ter uma melhor compreensão acerca das áreas da empresa e da solução com a qual irá trabalhar.
Recomenda-se que o processo de capacitação da sua área seja realizado após o onboarding, pois assim o novo funcionário terá uma melhor contextualização acerca da empresa da qual ele agora faz parte.
7 – Acompanhe os resultados do treinamento de vendas
Depois que o treinamento for realizado, como saber se ele foi bem-sucedido? É preciso fazer uma avaliação para acompanhar os resultados de perto, o que pode ser realizado por meio de testes ou questionários.
Uma boa ideia é fazer uma análise da percepção que o time de vendas tem em relação ao conteúdo que será ministrado, antes mesmo de iniciar o treinamento, e repetir essa análise ao final do treinamento. Assim, é possível traçar um comparativo e entender se os objetivos foram alcançados.
Esse monitoramento também pode ser feito na prática. Após treinamentos cujo objetivo seja melhorar a qualificação de leads ou vender mais, por exemplo, observe os indicadores e métricas relacionados ao desempenho e produtividade.
Se a meta era aprimorar questões como motivação ou disciplina, verifique se houve diferenças no comportamento da equipe.
Ao fazer essas observações, você terá uma visão mais ampla acerca do treinamento aplicado e seus resultados, e saberá exatamente o que precisa ser aprimorado para as próximas iniciativas de capacitação.
Este artigo foi útil para você? Espero que, terminando essa leitura, você saiba como começar a planejar o treinamento de vendas para sua equipe de integradores de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.