A produção de conteúdo para energia solar em blog e sites é algo que, sem dúvidas, demanda muita criatividade. No entanto, também é preciso organização para permitir que ela flua da melhor forma, e é por isso que é tão importante fazer um cronograma de conteúdos.
Um cronograma serve basicamente para organizar suas ideias em posts, de acordo com data, hora de publicação e canais onde serão postados. Esse planejamento é essencial para produzir conteúdos alinhados ao seu plano de marketing em energia solar.
Com um cronograma bem elaborado, você pode produzir posts que conversem entre si e façam sentido para o seu público-alvo, respeitando as etapas do funil de vendas.
Confira a seguir nossas dicas para fazer um cronograma de conteúdo para energia solar.
Determine os principais canais que vai utilizar
Cada plataforma online tem suas próprias particularidades, seja um e-mail marketing, o site da sua empresa ou suas redes sociais. O primeiro passo para fazer seu cronograma é determinar quais canais você deseja usar.
O seu cronograma de postagens precisa levar em conta esses canais, pois são o ponto de partida para organizá-lo. Se você já fez alguns conteúdos, provavelmente sabe o que funciona melhor para o seu público, e pode partir daí para pensar no seu planejamento.
Além disso, em uma mesma rede, podem haver diversos formatos a serem explorados. No Instagram, por exemplo, há o Feed, Stories, IGTV e Reels. Pense também se vai fazer posts exclusivos para cada plataforma, ou se vai publicar os mesmos conteúdos, apenas adaptando os formatos.
O conteúdo criado precisa ter a mesma qualidade em todos os canais, pois em cada um deles você pode ter a oportunidade de alcançar pessoas diferentes. É preferível manter o conteúdo de qualidade em menos canais, do que vários canais com conteúdos de menor qualidade.
Lembre-se de sempre fazer um acompanhamento dos conteúdos. Isso vai te ajudar a aperfeiçoar sempre mais seu cronograma, explorando os conteúdos que mais fazem sucesso entre o público-alvo.
Considere os eventos e os conteúdos prioritários
Pensando nas soluções que você oferece em energia solar e o público para quem você vende, quais eventos e conteúdos não podem deixar de ser explorados em seu cronograma de conteúdo?
Suas publicações precisam ser focadas e posicionadas estrategicamente de acordo com o timing do setor de energia solar. Se um evento sobre sustentabilidade ou energias renováveis está para acontecer, por exemplo, pense em maneiras de usá-lo a seu favor.
Nessas ocasiões, consumidores tendem a prestar mais atenção em temas que normalmente passam batido em seu dia a dia. São, portanto, uma oportunidade para se posicionar no setor de energia solar de acordo com os temas mais comentados do momento.
Separe os conteúdos em editorias
Essa é uma das formas mais fáceis e eficazes de organizar o seu cronograma de conteúdo. Assim, você cria uma rotina de publicações de acordo com temas que podem ser de interesse do seu público-alvo, e o deixa acostumado a esperar sempre pelo mesmo tópico nos mesmos dias.
Assim como acontece com o famoso #TBT às quintas-feiras no Instagram, sabe? É importante saber usar as editorias a favor dos assuntos que você deseja abordar, e assim garantir um direcionamento e uma coerência em relação ao seu conteúdo.
Estabeleça um dia e um tema específico para a sua newsletter, com novidades sobre o setor de energia solar, por exemplo. O mesmo vale para os textos publicados em seu site, e os posts nas redes sociais.
Você pode explorar temáticas com uma pegada mais motivacional, curiosidades sobre energias sustentáveis, vantagens de implementar energia solar em sua casa ou empresa, bastidores do seu trabalho como integrador solar, principais curiosidades sobre energia fotovoltaica, depoimentos de clientes satisfeitos ou parceiros do seu negócio, e assim por diante.
Essa é uma maneira de criar uma lógica dentro das suas redes sociais, site e e-mail marketing. Com um cronograma que prevê as próximas publicações, fica mais fácil adotar esse sistema.
Com sucesso, seus seguidores podem até mesmo eleger uma editoria favorita e ficar esperando por ela ao longo da semana. E dessa maneira você também conseguirá visualizar melhor qual tipo de conteúdo tem chamado mais a atenção do seu público.
Personalize o conteúdo de acordo com a plataforma
Após definir as plataformas que serão utilizadas e os temas a serem explorados, é hora de personalizar cada conteúdo conforme a plataforma onde será postado.
Cada canal possibilita e favorece um tipo de publicação e interação com o público. Se o seu público são outras empresas, o LinkedIn é uma das melhores opções. Para quem busca interações mais rápidas e descontraídas, o Instagram e o Twitter são os ideais.
Um assunto que precise de um aprofundamento maior, por exemplo, provavelmente será melhor abordado em um texto no seu site.
Para atrair as pessoas a acompanharem os bastidores do seu trabalho, fazer um Reels ou IGTV pode ser uma boa ideia. Já para tratar as principais dúvidas sobre energia solar, que tal um carrossel?
Sempre que pensar em um novo conteúdo, procure imaginar em qual plataforma e formato ele pode ter mais potencial.
Defina a frequência e o horário
Outro fator importante de um cronograma de conteúdo eficiente é definir a frequência e os melhores horários para disparar postagens, e-mails, blogs, etc. Para isso, você deve levar em conta as preferências e hábitos do seu público-alvo, e, claro, as características de cada plataforma online.
No Instagram, por exemplo, os posts costumam performar melhor nas terças e quartas-feiras, preferencialmente no horário de almoço, entre as 11h e 14h. O melhor dia e horário para postar no Linkedin é nas quartas-feiras das 8h às 10h da manhã, assim como no Twitter.
Lembre-se também de atentar à frequência de posts. Isso não significa que é necessário postar todos os dias, pois isso pode cansar seu público e derrubar seu desempenho. Encontre um equilíbrio que faça sentido na quantidade de publicações realizadas durante a semana.
Busque ideias e referências
Criar conteúdo nem sempre é fácil, principalmente se essa não é a sua especialidade. No entanto, tornou-se uma necessidade para empresas e profissionais de diversas áreas que desejam divulgar melhor seus serviços e alcançar mais pessoas, o que vale também para quem é integrador solar.
A boa notícia é que não faltam recursos para te ajudar com isso, e há muitas inspirações e referências pela internet afora.
O Google Trends é uma ferramenta indispensável, que mostra as principais tendências do mundo. Com ele, é possível encontrar insights valiosos para criar conteúdo de acordo com o que mais interessa ao seu público-alvo.
Outro recurso interessante é o site Buzzsumo, que mostra quais conteúdos estão sendo mais compartilhados em torno de um assunto. Para isso, basta inserir uma palavra-chave.
Além dessas ferramentas, também vale ficar de olho em empresas e marcas que são referências em sustentabilidade e energia renovável, como a Natura Cosméticos, Unilever e Nestlé, por exemplo.
Quais estratégias de marketing utilizadas por essas organizações você pode aproveitar no seu negócio?
Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um cronograma de conteúdo eficaz e assertivo para atingir e atrair seu público de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.