Seta

Energia solar e eólica superam o carvão

Fontes de energia renovável, especificamente energia solar e eólica, estabeleceram um novo recorde notável ao gerar mais eletricidade do que carvão nos primeiros cinco meses consecutivos de 2023.

A publicação da indústria E&E News observa que esta é a primeira vez que a produção solar e eólica excedeu o carvão por um período tão longo nos Estados Unidos. 

O declínio do carvão tem sido evidente desde 2008, quando contribuiu com quase metade da geração de eletricidade dos Estados Unidos. Desde então, tem sido constantemente substituído por fontes renováveis.

Acabar com a geração de carvão é crucial para combater as mudanças climáticas. Embora constitua apenas 1/5 da matriz energética, ele é responsável por mais da metade das emissões de gases de efeito estufa.

Embora a expansão das energias renováveis tenha recebido apoio por meio de iniciativas como a Lei de Redução da Inflação, conectar fontes de energia verde à rede elétrica continua sendo um desafio.

O tempo médio entre a solicitação de conexão à rede de um projeto renovável e o início de suas operações comerciais aumentou de menos de dois anos para cinco anos nos últimos tempos. 

Atualmente, mais de 10.000 projetos com 1.350 GW de capacidade, principalmente renováveis, aguardam para serem conectados à rede. Esta carteira levantou preocupações sobre o ritmo de expansão.

Como a energia solar e a eólica continuam a superar o carvão na geração de eletricidade, a transição para um cenário de energia mais limpa se torna cada vez mais evidente.