Parcerias público-privadas têm cada vez mais encaminhado projetos de energia solar nos Estados Unidos. Assim, a democratização da eletricidade de fontes sustentáveis é cada vez mais uma realidade nesse país, sendo uma referência internacional.
A Alliant Energy anunciou a conclusão de seu Projeto Solar em Wood County no centro de Wisconsin. Além de gerar eletricidade limpa e livre de carbono, o campo solar de 150 MW criou mais de 200 empregos de construção e deve gerar cerca de 600 mil dólares em novas receitas compartilhadas anualmente para a cidade de Saratoga e Wood County pelos próximos 30 anos.
Ou seja, os impactos sentidos por esse projeto são de curto e longo prazo, tanto na geração de empregos, quanto em sustentabilidade e menores tarifas energéticas. Bem como, oferece acesso à eletricidade em locais remotos e sem infraestrutura.
Impacto do projeto de energia solar em Wisconsin
Ao ver o desenvolvimento do grande projeto de energia solar, Angel Whitehead, presidente da Câmara de Comércio Heart of Wisconsin, disse estar contente.
“A Alliant Energy tem uma forte presença em nossa região e sabíamos que, quando eles assumiram este projeto, seria uma grande vitória para famílias e empresas”, comentou ele.
“Este campo de energia solar já estimulou a inovação e o crescimento dentro da comunidade. Estamos entusiasmados com o futuro e o crescimento contínuo em torno do desenvolvimento de energia renovável.”
A construção do projeto solar em Wood County começou em junho de 2021. A Burns & McDonnell, empreiteira de EPC do projeto, concluiu a construção antes do prazo, apesar das interrupções na cadeia de suprimentos, condições climáticas adversas e desafios do COVID.
O projeto contou com a mão de obra qualificada e artesanal de engenheiros operacionais, carpinteiros, operários e eletricistas de vários sindicatos locais, aumentando o impacto econômico positivo do projeto.
“Trabalho qualificado, seguro e eficiente é o que os homens e mulheres dos sindicatos de construção de Wisconsin trazem para o trabalho”.
Disse Emily Pritzkow, diretora executiva do Wisconsin Building Trades Council.
“Ao priorizar o uso de mão de obra sindicalizada local em projetos de energia renovável, a Alliant Energy foi capaz de entregar valor excepcional a seus clientes, mantendo o dinheiro do projeto na comunidade.”
Mais dados sobre o projeto
Com quase 390 mil painéis solares abrangendo 1.200 acres, o projeto solar em Wood County pode gerar eletricidade suficiente para abastecer cerca de 40 mil casas. É o segundo maior campo solar em escala de utilidades da Alliant Energy concluído nos últimos meses.
“A conclusão deste projeto de energia solar representa um ponto de inflexão em nosso esforço contínuo para construir um futuro energético mais brilhante e saudável”, disse David de Leon, presidente da Alliant Energy em Wisconsin.
“De novos empregos e fluxos de receita a maior independência energética e administração de terras, o projeto solar em Wood County é apenas uma maneira de cumprir nosso compromisso de atender aos clientes e construir comunidades mais fortes”.
Assim, levando em conta todos os aspectos do projeto, é possível ver como a parceria público-privada beneficiou a população local, empresas e a natureza. Esse é um ótimo modelo a ser seguido por outros governos que visam democratizar o acesso à eletricidade e bater a meta de redução de carbono.
Quer ficar atualizado?
Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!