Há inúmeras técnicas persuasivas que podem ser usadas para influenciar e convencer as pessoas a comprar um produto ou contratar um serviço. São recursos importantes, fortes aliados de quem trabalha com vendas.
A persuasão é uma estratégia de convencimento para fazer com que uma pessoa acredite em algo ou realize alguma ação que dê andamento em uma negociação. Ser persuasivo, no entanto, não quer dizer manipular.
Pelo contrário, as técnicas persuasivas visam ajudar o consumidor a identificar que tem um problema e como pode solucioná-lo.
As técnicas de persuasivas ajudam o vendedor a argumentar, defender seu ponto de vista e, assim, alcançar seus objetivos. Por meio delas, é possível conquistar clientes de uma maneira eficiente e mais rápida, seja em conversas ou pelas redes sociais.
É isso mesmo, pelas redes sociais da sua empresa também é possível aplicar técnicas persuasivas para atrair a atenção de clientes.
Confira a seguir 20 técnicas persuasivas para vender energia solar através das redes sociais.
1 – Crie uma lacuna de curiosidade
Você sabe instigar a curiosidade dos seguidores da sua empresa nas redes sociais? A primeira das técnicas persuasivas que vamos falar aqui trata exatamente sobre isso. É importante criar uma lacuna de curiosidade para instigar o interesse das pessoas no que você está comunicando.
Saber como explorar essas lacunas pode ser a grande diferença entre um marketing que funciona e um marketing que corre o risco de ser totalmente ignorado por quem está lendo.
Para seu marketing ter sucesso, é preciso atrair a atenção dos seus seguidores e então conseguir mantê-la. Essa técnica te ajuda com essas duas coisas.
A ideia da lacuna de curiosidade ganhou popularidade após o lançamento de um artigo intitulado “A Psicologia da Curiosidade” em 1994, de autoria do professor George Loewenstein. Nesse artigo, Loewenstein apresenta a teoria da lacuna de informação, que, resumidamente, diz respeito à lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber.
O professor também lista em seu artigo 5 coisas que ajudam a instigar a curiosidade das pessoas, o que pode ser um material valiosíssimo para quem trabalha com marketing digital. São elas:
- uma pergunta que gere curiosidade;
- uma sequência de eventos inacabados (com um desfecho pouco claro);
- uma quebra de expectativas;
- uma informação que seu interlocutor não conheça;
- uma informação que seu interlocutor já sabia, mas não se lembrava.
Explorar esses elementos é o caminho para se aproveitar da lacuna da curiosidade e manter seus seguidores interessados no que você tem a dizer, o que também te dá mais tempo para convencê-los a respeito da sua solução de energia solar.
2 – Faça ofertas claras e tangíveis
Para garantir que seus posts tenham uma comunicação clara e eficaz, é preciso tangibilizar as ofertas e os argumentos apresentados, ou seja, torná-los mais acessíveis e fáceis de acreditar ou visualizar.
Você pode, por exemplo, fazer posts instigando seu seguidor a economizar nas suas contas de energia. Esse é um exemplo de um argumento vago. Afinal, qual é essa economia? Ela realmente vale a pena o investimento em energia solar?
Em vez disso, você pode dizer que, ao investir em energia solar, é possível reduzir em até 95% o valor das contas de luz. Apesar de dizer a mesma coisa, essa segunda sugestão, ao apresentar um valor (a porcentagem) tangibiliza qual será essa economia.
Procure sempre ser objetivo em suas publicações, assim você torna suas ofertas mais tangíveis, evita perguntas óbvias por parte dos seguidores e encurta o caminho entre o post e a venda.
3 – Inspire-se nas “vacas roxas”
Em seu livro “Purple Cow”, Seth Godin se refere às vacas roxas como um exemplo do que realmente é interessante e chama a atenção de potenciais clientes. Vacas malhadas, pretas ou marrons são comuns, ou seja, não chamam a atenção.
Mas uma vaca roxa definitivamente teria um efeito bastante diferente.
Essa metáfora é utilizada para, basicamente, dizer que é preciso fazer alguma coisa inesperada e inesquecível para conseguir que o seu marketing realmente se destaque. Busque formas de surpreender, assim você tem mais chances de chamar a atenção do público.
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4 – Explore o storytelling em técnicas persuasivas
Mais uma das técnicas persuasivas que você pode utilizar nas redes sociais da sua empresa de energia solar é o storytelling, que consiste em utilizar elementos narrativos para atrair a atenção e gerar engajamento do público.
Esse tipo de abordagem tem se mostrado extremamente eficaz para as empresas que desejam se destacar nas redes sociais e vender mais.
Ao utilizar o storytelling, as empresas conseguem criar uma conexão emocional com os consumidores e transmitir uma mensagem de forma mais clara e envolvente.
Os elementos utilizados no storytelling são capazes de despertar emoções, gerar empatia e fazer com que as pessoas se identifiquem com a marca.
Nas redes sociais, essa técnica pode ser explorada de diversas formas, desde a criação de vídeos emocionantes até o uso de uma única imagem que, sozinha, consiga contar uma história. O storytelling deve ser utilizado de forma autêntica, evitando exageros e falsas promessas.
As histórias devem ser baseadas em fatos reais e transmitir uma mensagem coerente com a imagem da marca.
5 – Recorra à ancoragem de preço
A ancoragem de preço é, provavelmente, uma das técnicas persuasivas mais antigas, não apenas dessa lista, mas do marketing como um todo. O fato dela funcionar há tanto tempo é uma amostra incontestável da sua eficácia.
Essa técnica consiste em mostrar o preço do seu produto comparado (ou seja, ancorado) a um preço mais alto. É muito comum vermos ofertas de ancoragem de preço no formato “de R$ 100, por R$ 89,90”, por exemplo.
Usar esse formato é, muitas vezes, mais eficaz do que recorrer ao percentual de desconto. Isso acontece por ser mais objetivo, apresentando de cara qual o desconto em reais que o consumidor irá aproveitar. Dessa forma, a oferta fica mais clara e atraente.
Como é muito versátil, essa técnica pode ser utilizada tanto nas mídias sociais quanto na comunicação da sua empresa como um todo. Apesar de ser um recurso simples, funciona muito bem quando utilizado de maneira adequada.
6 – Utilize a técnica de Dor x Prazer
Essa técnica consiste, basicamente, no seguinte: para cada momento de dor, ofereça um momento de prazer. Ou seja, para cada possível problema enfrentado pelo potencial cliente, apresente uma solução que possa gerar prazer nele.
É isso o que o consumidor procura, uma empresa que seja capaz de reconhecer suas necessidades e interesses e ofereça produtos ou serviços que correspondam a ele.
Lembre-se de utilizar o binômio dor x prazer em suas publicações nas redes sociais, como, por exemplo: “Preocupado com a próxima conta de luz? Com a energia solar, você diminui seus gastos em até 95%”.
No enunciado em questão, a dor está apresentada na primeira sentença, referente à preocupação com os gastos de energia, algo com o qual muitas pessoas podem se identificar.
Em seguida, é apresentada uma solução que oferece uma perspectiva de mudança, uma possibilidade de alívio para os custos exorbitantes.
7 – Entregue novidades
Empresas de energia solar precisam sempre buscar formas de demonstrar o quanto seus produtos ou serviços são inovadores. Quem investe nesse tipo de solução geralmente são pessoas antenadas e que buscam tirar o melhor proveito da tecnologia.
Além disso, ao se deparar com uma novidade, o cérebro humano produz dopamina, o hormônio do prazer, fazendo com que seus consumidores se sintam atraídos pela sua oferta.
Essa é uma forma de se destacar nas redes sociais e atrair a atenção do seu público-alvo. Ao mostrar aos seus seguidores que sua empresa está sempre inovando e trazendo novidades, você pode gerar curiosidade, aumentar o engajamento e despertar o interesse dos consumidores.
Ao apresentar novidades, sua empresa também transmite uma imagem de modernidade e inovação, o que configura um diferencial competitivo importante. Os consumidores valorizam empresas que estão sempre em busca de novas soluções e que investem em tecnologia e design, por exemplo.
8 – Use as emoções de alta ativação
Você já ouviu aquela expressão que diz que as pessoas justificam suas compras com lógica, mas tomam decisões com base nas suas emoções? Essa ideia é o fundamento que guia a técnica da qual vamos falar agora.
Ela se baseia na descoberta do professor Jonah Berger, que analisou 7 mil artigos do jornal The New York Times e percebeu que algumas emoções (as chamadas emoções de alta ativação) geram mais compartilhamentos do que outras.
Admiração, por exemplo, é uma emoção positiva e de alta ativação, que estimula o compartilhamento. A raiva também é uma emoção de alta ativação, só que negativa – ainda assim, também estimula o compartilhamento de artigos.
A tristeza, por sua vez, é um exemplo de emoção negativa de baixa ativação, o que explica porque conteúdos tristes são menos compartilhados.
Essa descoberta foi muito útil para o marketing, mostrando a importância de ativar emoções fortes (preferencialmente logo antes de um call to action – CTA) como uma forma de dar um empurrãozinho para que as pessoas se sintam motivadas a compartilhar seu conteúdo.
9 – Gere antecipação
Outra das técnicas persuasivas está relacionada à habilidade de despertar interesse e gerar expectativa nos seguidores da sua empresa.
A antecipação ativa partes do cérebro relacionadas à felicidade, e age, por exemplo, quando você oferece algo que até então as pessoas não sabiam que precisavam.
Por meio dessa técnica, é possível criar expectativa em torno de um produto, serviço ou evento. Essa estratégia consiste em apresentar informações incompletas ou insinuações, deixando o público curioso e instigando-o a buscar mais informações.
Nas redes sociais, isso pode ser feito de diversas formas, como a divulgação de teasers, imagens sugestivas ou mesmo pistas sobre o lançamento de um novo produto.
Essa estratégia pode aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais e gerar um engajamento maior, com mais curtidas, compartilhamentos, comentários, e, quem sabe, um aumento nas vendas devido à maior procura pelo lançamento em questão.
Vale lembrar, no entanto, que a estratégia de gerar antecipação deve ser utilizada com responsabilidade e ética. A empresa deve evitar promessas falsas ou exageradas, que podem gerar decepção e desconfiança nos consumidores.
10 – Experimente a Regra do Um
Essa técnica é bem simples e prega basicamente que cada post nas redes sociais venda apenas um produto ou serviço. Ela parte do princípio que peças publicitárias com mais de uma oferta tendem a confundir o seguidor.
Certifique-se de que seu público entenda de cara o que os seus posts estão vendendo. Caso acrescente algumas informações adicionais, lembre-se que elas não devem atrapalhar o conjunto visual.
Peças muito poluídas ou com muitas informações podem fazer com que o consumidor tenha dificuldades em identificar exatamente o que está sendo anunciado, o que é prejudicial para sua campanha.
É importante que o conteúdo das suas postagens seja percebido instantaneamente. Sendo assim, garanta que seus seguidores tenham uma percepção imediata do que você está tentando comunicar.
A Regra do Um também serve para os argumentos de venda. Ao utilizar apenas um argumento claro e conciso para vender seu produto, você facilita o entendimento da audiência de porque a sua solução é boa.
11 – Use a palavra “você”
Outra forma de conseguir a atenção de alguém e mantê-la durante uma interação (seja um post nas redes sociais, um comentário em uma publicação ou uma conversa pelo telefone ou pessoalmente) é utilizando a palavra “você”.
Em seu livro Pré-Suasão, Robert Cialdini (considerado o “pai da persuasão”) fala sobre o poder cativante dessa palavra, já que falar diretamente com a audiência ajuda a mantê-la interessada.
O uso da palavra “você” cria um senso de proximidade e pessoalidade, tornando a comunicação mais direta e eficaz. Essa é uma forma de mostrar que a empresa está se comunicando diretamente com o público, individualmente, e não com uma massa anônima de pessoas.
Assim, é possível fazer com que seus seguidores se sintam mais valorizados e compreendidos, gerando uma conexão mais forte com a marca.
12 – Foque na solução ao aplicar técnicas persuasivas
Em vez de falar sobre as especificidades técnicas do produto, dê preferência por mostrar ao público que tipo de problemas ele pode ajudar a resolver.
Os consumidores estão mais interessados em saber como o produto pode ajudá-los a resolver um problema ou atender a uma necessidade do que em seus recursos técnicos.
Ao se concentrar nisso, a empresa pode destacar os benefícios e as vantagens que o público pode obter ao adquirir o produto. Muitas vezes, especificidades técnicas sobre energia solar podem ser complexas e difíceis de entender.
Ao focar na solução, sua mensagem se torna mais clara, acessível e próxima à realidade do cliente em potencial.
A abordagem focada na solução também pode ajudar a criar um senso de urgência e necessidade no público, fazendo com que eles se sintam motivados a agir e adquirir o produto o mais rápido possível para se livrar do problema que estão enfrentando.
13 – Crie rapport
O rapport é uma técnica que envolve a criação de uma conexão empática e de confiança entre o comunicador e o receptor da mensagem. Pode ser utilizada por empresas para aumentar a eficácia da sua comunicação e para persuadir o público a adquirir seus produtos ou serviços.
Para criar rapport nas redes sociais, é importante utilizar uma linguagem e tom de voz que sejam familiares e agradáveis para o público. O uso da linguagem coloquial e de um tom amigável pode ajudar a criar uma conexão emocional com o público, aumentando a empatia e a confiança.
Outra técnica para criar rapport nas redes da sua empresa é recorrer a exemplos que o público possa se identificar. Assim, torna-se mais fácil estabelecer uma conexão emocional e criar uma sensação de proximidade e compreensão mútua.
Além disso, é necessário se mostrar disponível e responder às perguntas e comentários que os seguidores fazem nas redes sociais da empresa. Essa é uma maneira de criar um senso de comunidade e mostrar ao público que a empresa se importa com suas opiniões e preocupações.
14 – Explore as preferências do seu público
Usar as redes sociais para explorar as preferências do seu público-alvo é uma estratégia muito inteligente. As redes são uma rica fonte de informações sobre as pessoas, suas necessidades e desejos.
Ao analisar as interações dos usuários com as publicações e os perfis de marcas e empresas, sua empresa conseguirá identificar o que eles procuram e o que esperam de um produto ou serviço.
Outra vantagem é a oportunidade de interação diretamente com seu público-alvo. Por meio de comentários, mensagens diretas e outras formas de engajamento, as marcas podem obter feedback direto sobre seus serviços, bem como sobre suas campanhas de marketing e outras iniciativas.
Uma das principais facilidades ao fazer isso é que essas plataformas permitem que as empresas segmentem seus públicos com precisão. Com as ferramentas de segmentação de anúncios disponíveis nas mídias, dá para exibir anúncios e conteúdo apenas para as pessoas que se encaixam em determinadas características demográficas ou comportamentais.
Isso possibilita direcionar seus esforços de marketing para os grupos de pessoas que têm mais chances de se interessarem pela sua oferta.
15 – Crie um envolvimento emocional
A partir de agora, vamos falar sobre os gatilhos mentais, que são recursos valiosos utilizados pelo marketing. São 6 gatilhos no total, e podemos defini-los como informações que são inseridas dentro de um contexto publicitário com o intuito de provocar reações automáticas.
O primeiro deles é o gatilho da afeição ou afinidade, que tem como objetivo fazer com que o público-alvo crie uma conexão emocional com a empresa.
Hoje em dia, a questão da identificação se tornou parte importante dos processos de consumo, o que significa que as pessoas ficam mais inclinadas a confiar em empresas que tenham princípios semelhantes aos seus.
Para ativar esse gatilho, é importante desenvolver uma relação próxima com seu público nas redes sociais, por meio de um contato frequente e que agregue valor para as pessoas interessadas no seu trabalho.
Quanto maior o envolvimento emocional, maiores as chances do cliente procurar a empresa e considerar fechar um negócio com ela.
16 – Gere um sentimento de reciprocidade
Outro gatilho mental importante é o da reciprocidade, baseando-se nesse sentimento que é fundamental para a construção das relações humanas. Ele deve ser construído, portanto, levando em conta a ideia de que as pessoas geralmente retribuem o que recebem.
Sendo assim, dedique-se a construir a confiança do seu público em relação a sua empresa. Ao confiar que a empresa resolverá o seu problema, o consumidor se sente valorizado e mais preparado para fechar um negócio.
Disponibilize as orientações necessárias para o seu cliente, esteja disponível para conversar a respeito das preocupações que podem surgir em relação a esse tipo de investimento, e certifique-se de sanar todas as dúvidas que surgirem, seja nos comentários de uma publicação ou no inbox.
Dessa maneira, você contribui para que as pessoas que te acompanham se sintam satisfeitas com o seu desempenho e postura nas redes sociais, e talvez sintam o desejo de retribuir de alguma maneira.
17 – Influencie através da aprovação social
Como já sabemos, as redes sociais desempenham um papel determinante nos padrões de consumo atuais.
É também por meio delas que os consumidores buscam se informar se determinada compra vale a pena, como é a reputação da empresa, se outros compradores indicam a marca, e assim por diante.
Contar com a opinião de outras pessoas transmite uma sensação de segurança, por isso é sempre importante levar em conta o gatilho de aprovação social. Esse gatilho serve para mostrar ao público que a sua empresa tem aprovação de outros consumidores.
O gatilho da aprovação social é poderoso porque, além das pessoas serem fortemente influenciadas pela opinião das outras, elas gostam de se sentirem pertencentes a um grupo.
A melhor forma de colocá-lo em prática é compartilhando cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos com a solução de energia solar implementada pela sua empresa.
Dessa maneira, você comprova que sua empresa oferece serviços de qualidade, gerando maior confiança para quem está em fase de decisão.
18 – Aplique o gatilho da escassez
O gatilho da escassez é um dos mais utilizados pelas empresas. Ele foi desenvolvido para que o cliente saiba que determinada oferta está prestes a expirar, servindo como um incentivo para que a compra seja realizada o quanto antes.
Ao explorar esse gatilho, você gera uma sensação no cliente de que está oferecendo uma rara oportunidade de compra, a possibilidade de fechar um negócio exclusivo e imperdível. Isso geralmente acaba gerando mais desejo nos consumidores.
Para ativar esse gatilho, reforce a quantidade limitada do produto, mostrando que pode acabar a qualquer momento. Ao garantir sua compra, o cliente se sente satisfeito pois tem a impressão de que conseguiu fazer um bom negócio.
Assim como todas as outras técnicas mencionadas neste artigo, o gatilho de escassez também precisa ser aplicado com ética e transparência.
Não anuncie um número limitado de oportunidades sem que isso seja realidade, pois isso configuraria uma técnica enganosa para vender mais e poderia custar a confiança do cliente na sua empresa.
19 – Recorra à regra de compromisso e coerência
O consumidor só fecha um negócio quando o processo de compra por trás dele possui certa coerência. Com isso, um compromisso é criado entre cliente e empresa.
Quando uma pessoa se compromete com determinada ação, há maiores chances de que dê andamento na negociação. Isso acontece porque as pessoas sentem a necessidade de se provar coerentes em relação às suas ações.
Uma técnica que explora isso muito bem é o remarketing, que é direcionado aos consumidores com base em seu comportamento prévio.
Ele pode ser explorado quando o cliente visita o site da empresa e coloca um item no carrinho, sem finalizar a compra, e posteriormente a empresa manda um lembrete de que o produto ainda está lá esperando por ele.
20 – Explore o senso de autoridade
Para finalizar, temos o gatilho da autoridade. Como o próprio nome já sugere, ele é calcado na credibilidade e na confiança que sua empresa passa para o público.
É preciso fazer com que os consumidores enxerguem a sua figura ou a empresa que você representa como uma autoridade relevante quando o assunto é energia solar.
Consumidores tendem a dar preferência para empresas e profissionais que demonstram entender do segmento no qual atuam. Para ativar esse gatilho mental, é preciso mostrar que você domina o setor de energia solar e as últimas inovações do mercado.
Produza conteúdo relevante, ofereça dicas e explicações sobre os equipamentos com os quais você trabalha, fale sobre as tendências do setor fotovoltaico, orgulhe-se dos prêmios e resultados positivos que conquistou, e assim por diante.
Esse é o caminho para ativar o gatilho da autoridade e aumentar as chances de que as pessoas se lembrem de você quando o assunto for energia solar.
Ao desenvolver uma estratégia bem planejada e que leve em consideração as técnicas persuasivas que você conferiu ao longo deste artigo, as redes sociais da sua empresa se tornam recursos valiosos, que podem fazer toda a diferença para conquistar mais pessoas interessadas em investir em energia solar.
Para mais dicas como as técnicas persuasivas que você viu neste artigo, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.