Todos sabemos que a energia solar está crescendo cada vez no Brasil. Assim, o Brasil já se tornou líder em produção dentro da América Latina. Bem como, é a que tem o maior número de projetos em construção na região.
Por outro lado, agora o país tomou maiores proporções mundiais, entrando na lista de maiores produtoras solares do mundo. Essa é a 1ª vez na história que o país atingiu essa marca e pode subir ainda mais nos próximos anos. Confira os últimos dados sobre o setor solar no Brasil.
Os maiores produtores de energia solar no mundo
O Brasil entrou para a lista de países com a maior capacidade solar instalada em todo o mundo. De 2021 para 2022, o país subiu 6 posições, terminando o ano de 2022 na 8ª posição mundial. Assim, pela primeira vez estamos no Top 10 de capacidade produtiva.
Segundo a IRENA (International Renewable Energy Agency), o país encerrou o último ano com 24.079 MW de capacidade. Para efeito de comparação, a Oceania como um todo tem 27.400 MW de produção.
De um ano para o outro, o Brasil aumentou sua produção em 11 GW, o que a fez subir tantas posições assim. Assim, foi o país que mais subiu no ranking de produção mundial, superando países importantes como a Espanha, França, Coreia do Sul e Holanda.
Esses dados do IRENA confirmam o que estamos vendo na realidade nacional. O número de residências com sistemas fotovoltaicos é cada vez maior. Além disso, grandes projetos estão chegando para o Brasil.
A tendência é continuar crescendo
Desde fazendas solares flutuantes, até comunidades solares, a verdade é que o Brasil receberá uma grande quantidade de investimentos. A energia solar é a líder na transição energética nacional e deve se manter assim.
Segundo a Global Energy Monitor, o país aumentará sua produção em 217 GW de capacidade até 2030. Caso isso aconteça, o Brasil pode ficar atrás apenas da China no total de produção solar.
Ainda mais que o Brasil tem um fator geográfico muito bom para a produção de energia solar. Principalmente nas regiões mais perto da Linha do Equador, onde a incidência do sol é mais forte e presente em toda a extensão do ano.
Por isso, assim como noticiado antes, esse é um dos melhores momentos para investir em energia solar. Nos próximos anos vamos sentir cada vez mais o impacto desta tecnologia em nossa rota e sociedade.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.