O storytelling é uma técnica de comunicação que passou a ser muito explorada nas últimas décadas, e consiste em contar histórias com o objetivo de engajar e influenciar uma audiência. Essa estratégia tem sido amplamente utilizada em diferentes áreas, inclusive no mercado de vendas, pois permite que as empresas criem conexões emocionais com seus clientes e potenciais compradores.
No setor de energia solar, o storytelling pode desempenhar um papel determinante na venda de produtos e serviços. Afinal, estamos falando de uma solução tecnológica e sustentável que pode ter um impacto significativo na vida das pessoas e no meio ambiente.
Contar histórias envolventes e relevantes sobre como a energia solar está transformando a vida das pessoas pode ser o melhor caminho para despertar o interesse e a curiosidade dos clientes em potencial.
Interessado(a) em saber mais sobre essa ferramenta poderosa? Confira a seguir mais detalhes sobre o storytelling, porque vale a pena investir nessa estratégia e algumas dicas práticas para implementá-la nos negócios da sua empresa. Boa leitura!
O que é storytelling?
O termo “storytelling” é formado pela junção de duas palavras: “story” (história) e “telling” (a ação de contar ou narrar algo).
O ato de contar e fazer história é algo que faz parte da existência humana, e está inserido em diversos contextos do dia a dia. Boas histórias reúnem as pessoas e são formas de ressignificar experiências.
A narração de histórias está longe de ser uma novidade, mas o storytelling enquanto ferramenta do mundo corporativo é algo recente. O mundo dos negócios enxergou o potencial do storytelling enquanto estratégia, e então se apropriou dele.
O storytelling só passou a ser encarado como ferramenta de comunicação digital em 1933, nos Estados Unidos, devido a um projeto lançado por Joe Lambert e intitulado “American Film Institute”.
Seu objetivo era estimular pessoas a contarem suas histórias de vida utilizando uma linguagem voltada para o meio digital.
Posteriormente, Lambert se uniu a Dana Atchley e Nina Mullen, e, juntos, fundaram o Storycenter, com o intuito de estudar as metodologias que compõem uma boa história.
Foi em 1994 que o termo “digital storytelling” passou a ganhar mais espaço, quando a prática começou a ser apresentada a empresas e instituições.
Muita coisa aconteceu desde então, e hoje o storytelling é uma técnica amplamente utilizada para engajar a audiência. Diferentes áreas reconhecem seu valor, como o mercado de vendas, publicidade, cinema, teatro, literatura e muitas outras.
A estratégia é baseada na busca por uma conexão emocional entre o narrador e o ouvinte, para que a história seja absorvida de forma mais efetiva. Através da narrativa, é possível despertar emoções, transmitir valores, experiências, ideias e conceitos de forma mais clara e envolvente.
O storytelling pode ser utilizado como uma ferramenta de persuasão e influência, especialmente no mercado de vendas. Ao contar histórias envolventes sobre os benefícios de um produto ou serviço, é possível gerar uma conexão com o cliente e tornar a oferta mais atraente e persuasiva.
Outra vantagem do storytelling é que ele permite que a mensagem seja transmitida de forma mais memorável.
Ao invés de simplesmente apresentar informações de forma objetiva, uma história bem contada pode ser mais eficaz para que a mensagem seja lembrada e assimilada. Lembre-se disso: uma história bem contada impressiona!
É importante que a história seja interessante, bem estruturada e transmita uma mensagem clara e relevante para que seja eficaz. Continue a leitura para conferir porque sua empresa deve investir nessa estratégia.
Por que é importante explorar o storytelling?
Há diversas razões pelas quais explorar o storytelling pode ser extremamente importante para sua empresa de energia solar.
Uma das principais é que a energia solar ainda é uma tecnologia relativamente nova e, por isso, muitas pessoas ainda a desconhecem, ou não estão cientes de todos os benefícios e possibilidades que ela oferece.
É preciso que as empresas que oferecem essa solução encontrem maneiras eficazes de transmitir informações sobre como um sistema fotovoltaico funciona, qual sua eficácia e o que ele pode fazer pelos seus clientes em potencial. O storytelling é certamente uma das formas mais interessantes de fazer isso.
Nesse cenário, o storytelling se apresenta como uma ferramenta poderosa para comunicar esses conceitos de forma clara e envolvente. Ao contar histórias sobre projetos de sucesso, resultados positivos ou clientes satisfeitos, por exemplo, é possível despertar emoções e criar a conexão que você procura com o público.
Também é importante considerar que, por ser uma tecnologia que envolve aspectos técnicos e científicos, a comunicação sobre ela pode ser mais complexa.
Recorrendo ao storytelling, é possível traduzir esses conceitos técnicos em narrativas mais acessíveis e interessantes, permitindo que o público entenda melhor as vantagens e possibilidades da energia solar.
Outra vantagem do storytelling é que ele permite que as empresas de energia solar se diferenciem da concorrência.
Ao contar histórias únicas e atrativas, é possível criar uma identidade forte e positiva para a sua marca, fazendo com que ela se destaque no mercado e atraia a atenção de pessoas interessadas em investir em energia solar.
Explorar o storytelling também é interessante do ponto de vista da conscientização. Ao compartilhar histórias sobre seu impacto ambiental positivo, é possível inspirar outras pessoas a considerarem a energia solar como uma alternativa ecologicamente consciente para suas necessidades energéticas.
Agora que você já está por dentro desse conceito, dê uma olhada no próximo tópico nas dicas que preparamos para que você possa aplicá-lo em sua empresa.
Como aplicar storytelling para vender energia solar?
Ao utilizar o storytelling em suas estratégias de vendas de energia solar, as empresas podem transmitir informações importantes de forma mais clara e interessante.
Ao contar a história de um cliente que conseguiu reduzir drasticamente sua conta de energia após instalar um sistema solar em sua casa, por exemplo, é possível mostrar como a energia solar pode trazer benefícios tangíveis para a vida das pessoas.
Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para criar uma boa história, como a definição de personagens, enredo, contexto e mensagem. É importante que a história seja interessante e cativante, para que a audiência se sinta motivada a prestar atenção e se envolver com a narrativa.
Se você gostou do que descobriu até aqui sobre storytelling e as possibilidades que essa técnica oferece, há algumas dicas práticas que você pode implementar na comunicação da sua empresa para tirar o melhor proveito dela. Veja a seguir.
Conheça sua audiência
Antes de começar a criar histórias, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo. Pense em quem são seus clientes em potencial e quais são suas necessidades e desejos.
O desenvolvimento das personas do seu negócio é fundamental nesse momento. Isso ajudará a criar histórias que se conectem emocionalmente com seus clientes e os inspirem a tomar uma iniciativa.
Crie sua história
Sendo uma tecnologia inovadora e em constante evolução, a energia solar é repleta de histórias interessantes a serem contadas.
Para desenvolver um bom storytelling, pense nos projetos que você já realizou, cases de sucesso de clientes e histórias sobre o impacto da energia solar na sua comunidade e para o meio ambiente.
Seja criativo e inovador, é isso que vai fazer com que você se destaque em relação às demais empresas de energia solar. Crie histórias únicas, que tenham impacto positivo em sua audiência.
Desenvolva uma narrativa envolvente
O processo de desenvolvimento de uma narrativa envolvente depende de um enredo claro e uma estrutura bem definida. Lembre-se que a forma como sua história é contada representa uma grande parte do poder do storytelling.
Comece com uma introdução que chame a atenção do público, desenvolva a história com personagens, conflitos e desafios, e termine com uma conclusão que inspire o público a tomar uma ação.
Treine sua equipe de vendas
Certifique-se de que sua equipe de vendas esteja bem treinada e atualizada para usar o storytelling em suas interações com os clientes.
Eles devem ser capazes de contar as histórias da empresa e dos clientes de forma envolvente, para que isso sirva como incentivo para que escolham a energia solar como solução para suas necessidades energéticas.
Explore dados e fatos
Embora o storytelling seja sobre emoções e conexão emocional, ainda é importante incluir dados e fatos relevantes em sua narrativa. Afinal, é importante não subestimar o poder que esses elementos têm na hora que o cliente precisa tomar uma iniciativa.
Dados como a previsão de economia na conta de luz, por exemplo, podem ser determinantes para convencer um cliente a investir em energia solar. Isso ajuda a fortalecer sua mensagem e ainda mostra às pessoas interessadas que a energia solar é uma solução eficaz e comprovada.
Seja autêntico
Para que sua história seja eficaz, ela precisa ser autêntica e verdadeira. Criar histórias falsas ou exageradas apenas para vender mais pode não ser uma boa ideia. Isso pode soar forçado e você ainda corre o risco de que seus clientes percebam que você não está sendo totalmente honesto.
Em vez disso, concentre-se em encontrar histórias reais que mostrem o impacto positivo da energia solar em seus clientes e na comunidade. Você e sua empresa certamente tem algumas na manga.
Use mídias sociais e outras plataformas
As mídias sociais são uma ótima maneira de compartilhar suas histórias com um público mais amplo.
Crie posts e vídeos envolventes e compartilhe-os em suas redes sociais, site e outras plataformas online. Isso ajudará a aumentar a conscientização sobre sua empresa e seus produtos e serviços.
É interessante variar nos formatos, desde publicações estáticas até vídeos, que são mais dinâmicos e geralmente geram mais engajamento no público.
Use imagens de seus projetos, vídeos explicativos sobre como a energia solar funciona e outros recursos visuais para tornar sua história ainda mais envolvente.
Use depoimentos de clientes satisfeitos
Tem algum cliente que toparia gravar um depoimento compartilhando sua experiência pessoal com a energia solar?
Explore essa oportunidade, pode ser uma ótima maneira de mostrar o impacto positivo dessa tecnologia na vida das pessoas e ainda gerar mais credibilidade à sua empresa por meio da prova social.
Mantenha um discurso consistente
É importante manter sua mensagem consistente em todas as suas histórias e materiais de marketing.
Certifique-se de que seu storytelling esteja alinhado aos seus valores e objetivos de negócios e que todos os materiais de marketing façam jus a impressão que sua empresa deseja causar.
Esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado
Como a energia solar é uma indústria em constante evolução, é imprescindível se manter atualizado sobre as últimas tendências e inovações.
Use essas informações a seu favor e explore-as para criar histórias relevantes e atualizadas, que posicionem sua empresa como líder e referência na indústria de energia solar.
Colocando em prática essas dicas, você tem a chance de criar histórias envolventes e inspiradoras que ajudarão sua empresa de energia solar a se destacar no mercado e conquistar mais clientes.
Agora, que tal conferir alguns exemplos de como o storytelling é bem aproveitado por grandes marcas? Veja a seguir.
Cases de sucesso para te inspirar
Desde que o storytelling se tornou uma ferramenta de comunicação, muitas empresas e marcas passaram a reconhecer seu potencial e a explorá-lo para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.
Uma das principais marcas que obtêm sucesso com seu storytelling é a Coca-Cola. Prova disso é o sentimento de otimismo, magia, positividade e união que ela consegue provocar em sua audiência.
Para divulgar a campanha “Share a Coke”, a marca ilustrou suas latas e garrafas com centenas de nomes, incentivando as pessoas a compartilharem a bebida com amigos e familiares.
A campanha foi um grande sucesso, gerando milhões de impressões nas redes sociais e aumentando as vendas da marca.
Outro exemplo inspirador de como o storytelling pode ser explorado vem da Nike, com sua máxima “Just Do It”, que se tornou um dos exemplos mais clássicos de uso dessa ferramenta.
A campanha usa atletas de sucesso para incentivar as pessoas a superarem seus limites e alcançarem seus objetivos. A mensagem é simples e poderosa, e tornou-se um dos slogans mais reconhecidos em todo o mundo.
A Apple também tem alguns cases de sucesso de storytelling nos quais vale a pena se inspirar. Por meio da frase de efeito “Think Different”, lançada em 1997, a marca passou a ser considerada uma referência em campanhas de publicidade.
A ideia era celebrar as pessoas que “pensam diferente”, usando personalidades como Albert Einstein, Martin Luther King Jr. e Gandhi para ilustrar sua mensagem. O impacto foi tão grande que até hoje, mais de 20 anos depois, continua servindo como inspiração.
A campanha “Real Beauty” da Dove é outro exemplo de storytelling bem-sucedido. Por meio dela, a marca apresentou mulheres com diferentes tipos de corpos e idades, celebrando a diversidade e promovendo a autoestima.
A campanha foi muito elogiada por promover uma imagem positiva do corpo feminino, quebrando paradigmas e desafiando os padrões do que é considerado “beleza ideal”.
Mesmo passados anos ou décadas de cada uma dessas campanhas, elas são, ainda hoje, referências importantes de como causar um impacto positivo e fortalecer sua marca.
Como esses exemplos podem servir de inspiração para a sua empresa de energia solar? Pense nisso, coloque em prática as dicas deste artigo e desfrute das muitas possibilidades que o storytelling tem a oferecer para o seu negócio.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.