Quando falamos em energia solar, é comum imaginar painéis em um local ensolarado e com altas temperaturas. Contudo, uma fazenda solar na Suíça quebra com todo esse imaginário pois está em meio à montas de neve.
Diversos painéis fotovoltaicos estão na parede de uma longa barragem no país. Assim, um país frio em sem litoral consegue avançar nas suas metas de sustentabilidade e produção de energia sustentável. Mas você deve estar se questionando: como isso é possível? Entenda como funciona essa fazenda solar no meio da neve.
Energia solar no lago gelado da Suíça
A localização dessa parede de painéis solares é na cidade de Glaurus, na barragem do Lago Muttsee. Essa construção está em um local envolto de montanhas cobertas de neve e tem uma grande extensão de altos muros.
Esse local favorece a produção de energia solar até mesmo no intenso inverno local. Os quase 5 mil painéis solares chegam a ter 3 vezes mais produção de eletricidade no inverno do que fazendas em outras regiões da Suíça.
Sua produção é de 3,3 milhões de KWh todos os anos. Isso consegue alimentar 700 residências com eletricidade. Além de ser muito benéfica para a região, é uma construção que terminou no ano passado. Dessa forma, ainda há muito do que se aproveitar dessa incrível obra de engenharia.
Os projetistas descobriram que a região do lago tem alta incidência de radiação solar. Ainda mais em um local muito acima do nível do mar e já com um local propício para a instalação dos painéis. Assim, provando mais uma vez como a energia solar pode entrar em diferentes espaços em projetos bem pensados e estruturados.
Mais projetos solares para o futuro
Essa fazenda solar é um projeto da AlpinSolar, que faz parte da Axpo. Ela tem como objetivo ampliar ainda mais a produção de energia solar na Suíça. Além disso, o governo local está tornando as regulamentações mais propícias para a criação de projetos solares.
Em 2022, houve a alteração na Lei de Energia visando acelerar a aprovação de projetos de energia solar com altas taxas de produção. Por isso, até 2030, a AlpinSolar quer instalar milhares de projetos solares nos Alpes Suíços
Assim, o país está cada vez mais distante das usinas nucleares, que eram umas das principais fontes de eletricidade locais. Então, cada vez mais há o enfraquecimento deste setor e o fortalecimento do mercado solar.
Com locais propícios para produzir energia solar mesmo em meio a neve, o país tem um bom sinal para o futuro.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.