A empresa Ørsted forjou uma aliança estratégica com a desenvolvedora de energia renovável Terra Solar para embarcar no desenvolvimento de um portfólio de energia solar de 400 megawatts (MW) na Irlanda.

Espera-se que este ambicioso empreendimento forneça soluções energéticas sustentáveis para mais de 90.000 residências na Irlanda e está programado para ser concluído antes de 2030, conforme anunciado por Ørsted em comunicado oficial.

Irlanda e sua busca pela independência energética

A Irlanda enfrenta desafios como alertas durante os dias quentes de verão com ventos lentos, custos exorbitantes de eletricidade atribuídos à dependência de combustíveis fósseis e uma intensidade de carbono relativamente elevada na sua produção de eletricidade.

Numa tentativa de resolver estas questões e mitigar a sua dependência de combustíveis fósseis, Ørsted está a expandir a sua presença solar na Irlanda, com os mais recentes projetos solares elevando o seu pipeline solar irlandês a um total impressionante de mais de 600 MW.

Esta parceria alinha-se perfeitamente com o ambicioso Plano de Ação Climática de 8 GW do governo irlandês para a energia fotovoltaica, visando concluir os projetos antes de 2030. A energia renovável gerada por este portfólio solar abre vários caminhos para o mercado, incluindo a participação em futuros leilões e acordos corporativos de compra de energia.

A energia solar na transição da Irlanda

O empreendimento solar irlandês de Ørsted surge na sequência da sua recente incursão no setor britânico da energia fotovoltaica, com planos para gerar eletricidade para até 200.000 residências por meio de um projeto de energia solar.

O Diretor Sênior de Desenvolvimento e Operações no Reino Unido e Irlanda da Ørsted expressou seu entusiasmo em estender sua colaboração com a Terra Solar, afirmando: “Estamos muito satisfeitos em estender nossa colaboração existente com a Terra Solar no desenvolvimento desses projetos que irão contribuir para a meta global da Ørsted de 17,5 GW de energias renováveis onshore até 2030.”

energia solar
Energia solar na Irlanda

Além de enfatizar o papel fundamental da energia solar na transição da Irlanda para um sistema energético mais verde, observando a necessidade de crescimento paralelo da energia fotovoltaica, eólica onshore, eólica offshore e armazenamento de energia para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Em resumo, os esforços colaborativos da Ørsted e da Terra Solar estão preparados para revolucionar o panorama energético da Irlanda, introduzindo soluções solares sustentáveis, alinhando-se com os objetivos de ação climática da Irlanda e promovendo um futuro energético mais verde e mais rentável para a nação.

Fonte: Energy Global

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares