Nas últimas semanas, a Autoridade Portuária de Valência (APV) aprovou a construção de uma central de energia solar na cobertura do Porto de Valência. Mais especificamente, os painéis solares estarão no estacionamento de veículos do local.
O investimento total será de mais de 12 milhões de euros e ainda precisa da aprovação do Conselho Administrativo do porto. Além disso, o prazo de construção do projeto é de 19 meses, com contrato de manutenção de 36 meses. Veja mais informações sobre a construção neste texto.
Dados da central de energia solar no porto espanhol
A princípio, o projeto está previsto para cobrir uma área maior do que 27 mil metros quadrados de estacionamento. Para isso, mais de 10 mil módulos fotovoltaicos serão instalados em uma estrutura metálica à 40º voltados para o hemisfério sul do planeta.
Bem como, serão instalados 4 transformadores e duas centrais de transformação elétrica. A previsão é que esse projeto gere 9.000 MWh de energia solar todos os anos. Isso equivale a 11% do total de eletricidade utilizada pelo Porto de Valência, na Espanha.
O projeto terá financiamento da Next Generation, com apoio da União Europeia e do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência do Governo Espanhol.
Por fim, essa é a segunda instalação fotovoltaica prevista pela APV na cidade de Valência. A primeira foi está em construção no cais de Príncipe Felipe, com apoio público-privado de outros patrocinadores.
Outros projetos em Valência
Este outro parque solar é um pouco menos que o segundo do Porto de Valência, gerando 2.353 MWh de energia solar por ano. Os dois projetos somados terão a equivalência de um pouco mais que 14% do total utilizado pelo local.
Além disso, há estudos para um terceiro projeto, maior que esses outros dois somados. O objetivo das autoridades é diminuir a emissão de poluentes no local até chegar a emissão zero no ano de 2030.
Outros projetos de utilização de hidrogênio estão em discussão pela administração do Porto de Valência e governo espanhol. Ainda mais que esse porto é um dos mais importantes do país e, também, da região.
Outro porto na cidade de Gandia também recebeu um projeto de energia solar nos últimos anos, com 4.500m² de instalação. A potência de geração solar é de 990 MWh por ano, menor que os projetos citados anteriormente.
Isso demonstra que a Espanha continua a investir em energia sustentável através dos prédios públicos. Recentemente, o Porto de Valência recebeu sua primeira carga de hidrogênio para os postos de abastecimentos do cais de Xita. Isso foi um marco, pois foi o primeiro porto da Europa a receber instalação de hidrogênio com capacidade de operação.
Fonte: Safety4Sea
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.