O ano de 2022 teve uma grande mudança no setor energético causado, principalmente, pelo aumento do preço dos combustíveis. Isso alavancou o crescimento da energia renovável, como a solar, eólica e hidrelétrica em diversos países.
Por isso, alguns especialistas dizem que o setor na Índia deve receber investimentos acima de 25 bilhões de dólares em 2023. Isso permitirá que um dos maiores e mais populosos países do mundo democratize ainda mais a eletricidade.
Energia renovável e os benefícios para o povo indiano
Além de alcançar povos afastados dos grandes centros urbanos, a energia renovável trará diversos outros benefícios para o país e seu povo. A diminuição da pegada de carbono é uma das melhoras esperadas pelos governantes locais.
Nos últimos anos, os países ao redor do globo estão colocando metas cada vez mais altas na diminuição da emissão de CO2. Por isso, os subsídios e ajuda estatal para o crescimento do setor são essenciais, assim como, os investimentos privados.
Se pegarmos a energia solar, em alguns países, ela tem um crescimento acentuado na instalação residencial. Por outro lado, há um desnível em relação às instalações industriais. Isso se deve ao fato das grandes empresas precisarem investir em uma grande adaptação do seu ciclo produtivo.
Contudo, isso é benéfico a longo prazo, como diversas pesquisas e testes já demonstraram. Na Índia, a pressão é cada vez maior para atingir as metas de sustentabilidade. Por isso, o governo insiste na adoção de carros elétricos, produção de hidrogênio verde, fortalecimento da indústria solar e armazenamento de energia renovável.
Assim, espera-se que, até 2030, o país alcance a meta de capacidade de 500 GW de produção energética sustentável. Para isso acontecer, o país precisa adicionar pelo menos 25 GW de capacidade por ano.
Atualmente, a Índia tem cerca de 173 GW de capacidade de energia limpa baseada em combustível não fóssil, distribuída aproximadamente da seguinte maneira:
- 62 GW de energia solar
- 42 GW de energia eólica
- 10 GW de energia de biomassa
- 5 GW de pequenas hidrelétricas
- 47 GW de grandes hidrelétricas
- 7 GW de energia nuclear
Novos investimentos em 2023
O ministro de energia da Índia, R. K. Singh, afirmou que os investimentos no setor de energia renovável devem alcançar 25 bilhões de dólares em 2023. Para isso, 80 GW de capacidade já estão em construção, atingindo 253 no próximo ano.
Isso alcançaria metade da meta com ainda 7 anos para cumprí-la. Então, para incluir 25 GW de capacidade anual, será necessário cerca de 15 bilhões de dólares em investimentos por ano.
Com a superação dessas expectativas, pode ser que a Índia atinja a meta antes mesmo do previsto. Além do investimento em projetos de energia sustentável, o governo está auxiliando na ampliação da indústria solar.
Dessa forma, os governantes esperam atingir uma autossuficiência de componentes e conseguir exportar o excedente. Esse também seria um avanço para um dos países que têm um grande potencial tecnológico e capital intelectual.
Fonte: The Economic Times India
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.