Os chatbots para Whatsapp e os assistentes virtuais estão entre os recursos digitais que mais ganharam espaço nos últimos anos. Muitas empresas passaram a investir nessas ferramentas para aprimorar seus setores de marketing, vendas, atendimento e suporte.
A palavra em inglês “chatbot” é formada pela junção de dois outros termos: “chatter” (alguém que conversa) e “bot” (abreviação de “robot”, que significa robô, em inglês). Os chatbots são sistemas de inteligência artificial que possibilitam conversas automatizadas entre sistema e consumidores.
Isso é feito por meio de textos e roteiros previamente definidos, para simular o atendimento humano em plataformas como o WhatsApp, que passou a ser muito utilizado por empresas de diferentes portes no Brasil, inclusive no setor de energia solar.
Os chatbots são ferramentas de comunicação, automatização e armazenamento de dados. Têm diversas funcionalidades, e podem ser usados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos.
Se você está pensando em investir em um chatbot para ser implementado no WhatsApp da sua empresa de energia solar, então está no lugar certo! Confira a seguir os 7 melhores chatbots para WhatsApp.
1 – Zenvia
Essa é uma plataforma de comunicação que oferece soluções em SMS, e-mail, voz, WhatsApp e demais aplicativos de mensagens.
A Zenvia é a parceira oficial no Brasil do WhatsApp Business API, uma ferramenta com foco em empresas de médio e grande porte que desejam integrar a rede social com outros canais e plataformas.
Com a Zenvia, é possível criar bots para diversas aplicações. Agendamento de reuniões e visitas técnicas, atendimento, FAQ, campanhas de marketing, geração e qualificação de leads… todas essas funções podem ser otimizadas com o uso da ferramenta.
Além das soluções de chatbot, a Zenvia também oferece possibilidades para automação, fluxos e disparo de campanhas. Ela oferece um plano inicial gratuito para 1 agente no chat, com recursos básicos.
Os testes gratuitos, no entanto, estão disponíveis apenas para alguns canais e funcionalidades, sem incluir os chatbots. Para usufruir desse recurso, é preciso assinar um dos planos, que têm valor a partir de R$ 40 ao mês.
2 – Botsify
Essa é a ferramenta de chatbot escolhida por alguns dos maiores players do mercado, como Spotify, Unilever, Apple e Toyota. Oferece automatização na comunicação de canais como o Facebook, Instagram, sites e SMS, mas seu principal foco fica por conta do WhatsApp.
O Botsify possui funcionalidades para armazenamentos de dados e possibilidade de explorar recursos multimídia. Além disso, a ferramenta tem integração com diversos plugins e plataformas, como Zapier, Slack e as desenvolvidas pelo Google.
A melhor parte é que o recurso possibilita criar um bot de forma simplificada e sem exigir nenhum conhecimento em programação.
Uma das suas funcionalidades interessantes é permitir que os usuários iniciem uma conversa com um atendente real quando o bot não consegue encontrar uma solução.
Além disso, também dá para analisar as transcrições das conversas, gerar relatórios e ensinar o robô quais situações ele pode ou não resolver sozinho. Desse modo, amplia as possibilidades a serem exploradas e aprimora as capacidades da ferramenta conforme ela é utilizada.
Os valores dos planos disponibilizados pelo Botsify variam. Você pode fazer um teste gratuito durante 14 dias, e os planos pagos começam em valores a partir de 49 dólares mensais.
3 – Agentbot
O Agentbot é a solução desenvolvida pela Aivo para agilizar a comunicação de seus clientes. Assim como os demais bots, oferece a oportunidade de construir fluxos de conversa a partir da inteligência artificial.
Sua interface é um dos seus principais diferenciais, já que é muito bem projetada e acessível. A plataforma oferece um recurso para ajudar seus clientes a tomarem decisões de design mais facilmente, de modo a construir o fluxo de conversa de modo mais eficaz e desenvolvê-lo com base nas interações obtidas.
Desse modo, é possível treinar seu bot para oferecer melhores respostas às consultas dos clientes e até mesmo incluir alguns toques diferenciados, como o uso de GIFs.
Ao usar o Agentbot, sua empresa conseguirá gerar relatórios e fazer análises para aprimorar ainda mais seus processos operacionais, por meio da obtenção de dados analíticos diretamente relacionados às interações com os clientes.
Outra vantagem é a possibilidade de integrar a plataforma com outros aplicativos, como Zendesk, Salesforce, Zapier e Genesys. Para saber o preço, é preciso agendar uma demonstração.
4 – Landbot
O Landbot é mais uma solução de chatbot que contempla grandes empresas, como Uber, LG e L’Oreal. Não à toa, já que essa é uma das plataformas mais robustas do mercado em termos de chatbots para marketing e vendas.
Possui opções de otimização para site, Facebook Messenger e WhatsApp, para conversas em texto e o uso de outras mídias, como vídeos, imagens e GIFs.
Quando necessário, a ferramenta também possibilita a intervenção humana nos chats com os consumidores, de modo que um atendente pode tomar a frente e fazer um atendimento mais personalizado em casos mais complexos.
Possibilita, ainda, algumas integrações interessantes a serem realizadas nos planos pagos, como Google Analytics, Google Sheets, Salesforce, Mailchimp e Zapier.
Há uma versão gratuita, no entanto é bem limitada em relação às funcionalidades, e oferece apenas 100 chats ao mês apenas para sites. Os planos pagos são mais completos e seus valores são a partir de 30 euros por mês.
5 – Leadster
A ferramenta de chatbot da Leadster foi desenvolvida para contemplar os setores de vendas e marketing, atendendo às necessidades das empresas, aumentando a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.
Um dos seus principais diferenciais é a abordagem ativa, além da personalização de conversas, testes A/B (que divide o tráfego de uma página em duas versões e mede qual delas apresenta maior taxa de conversão), dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads.
A plataforma oferece ainda uma ampla cobertura de integrações com mais de 200 outras soluções, entre elas RD Station, PipeRun, WordPress e Zapier.
Sua conta gratuita oferece as mesmas funcionalidades do plano pago, que se diferencia apenas pelo limite de leads gerados ao mês. A versão ilimitada custa a partir de R$ 189 mensais, e é possível fazer um teste gratuito por 14 dias.
6 – Kommo
Antes chamada de amoCRM, a Kommo é uma grande referência quando o assunto é gerenciamento de mensagens. Ela é capaz de automatizar grande parte do processo de funil de vendas, garantindo maior eficiência e produção de resultados.
A ferramenta também produz relatórios para melhor compreensão sobre o comportamento de seus leads, viabilizando o acompanhamento de métricas que oferecem uma visão ampla do processo de vendas.
Além do WhatsApp Business, também possibilita integração com o Facebook Messenger, Telegram, Instagram e outros recursos, como MailChimp, LinkedIn, Google Analytics e Skype.
Essa é uma boa opção para centralizar o gerenciamento de suas interações com clientes por meio de chatbots com interações estruturadas por você, sem a necessidade de conhecimento sobre programação.
Todos os planos da Kommo são pagos, com valores a partir de 15 dólares ao mês por usuário. Há um teste gratuito de 14 dias para que você possa explorar a ferramenta completa antes de contratar um plano.
7- Zendesk
Para completar nossa lista dos 7 melhores chatbots para o WhatsApp, vamos falar da solução desenvolvida pela Zendesk, que é uma das pioneiras no mercado.
Além de contemplar o app de mensagens favorito dos brasileiros, oferece chatbot também para sites, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone.
A configuração do chatbot da Zendesk é flexível, dimensionável e apresenta os dados de maneira simplificada e completa para que você possa otimizar seu atendimento. Lançar um bot com essa ferramenta leva apenas alguns minutos, pois é totalmente descomplicado.
É possível, ainda, criar vários bots exclusivos para marcas, idiomas, localidades e departamentos diferentes. Não há uma versão gratuita, mas você pode fazer um teste sem custo em todos os tipos de planos, que tem valor a partir de 49 dólares mensais.
Os testes são importantes para garantir que você escolha uma ferramenta que de fato possa atender às especificidades do seu dia a dia como integrador solar. Para tomar a melhor decisão, certifique-se de escolher o recurso que melhor se adequa à realidade da sua empresa.
Depois que escolher a ferramenta de chatbot, confira nosso artigo com 30 frases de abordagem de vendas pelo WhatsApp para oferecer a melhor experiência para o seu cliente.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.