Um grande clube de futebol da Turquia encontrou uma maneira de reduzir seus custos de eletricidade e ganhar dinheiro através da energia solar enquanto se torna sustentável.
O clube de futebol Galatasaray estabeleceu anteriormente um recorde mundial em março para a quantidade de megawatts produzidos pelos painéis solares do estádio, ganhando um lugar no Guinness World Records.
O clube e a empresa de energia que administra o sistema, Enerjisa, receberam um certificado reconhecendo a façanha de produzir 4,2 megawatts a partir de 10.404 painéis no telhado do Estádio Ali Sami Yen Spor Kompleksi, em Istambul.
Como funciona o grande telhado com energia solar
O Galatasaray é um dos clubes locais com maior número de vitórias. Ele é um dos quatro maiores clubes de futebol da Turquia, com uma média de cerca de 25 mil torcedores por partida.
Além disso, com muitos europeus preocupados em como pagar suas contas de energia, o título de estádio movido a energia solar mais poderoso é um exemplo inspirador para além do mundo esportivo.
De acordo com o diretor do estádio, Ali Çelikkıran, que é engenheiro elétrico, a economia de energia dos painéis equivale ao consumo de energia de duas mil casas e cortará 3.250 toneladas de carbono por ano. Em termos naturais, ele estima que é o mesmo que salvar cerca de 200 mil árvores em 25 anos.
Investimentos em energia solar
Embora o clube tenha dinheiro para gastar com jogadores, não tem muito dinheiro para investir em seu sistema de energia. Então, Çelikkıran estava procurando uma maneira de cortar custos.
A energia solar produzida a partir dos painéis fornece entre 63% a 65% do consumo de eletricidade do estádio, sendo o restante proveniente do fornecedor municipal.
Enquanto os preços da eletricidade subiram, o preço da energia solar – que o clube compra da Enerjisa – permaneceu o mesmo, levando a uma economia de cerca de € 385.000 entre janeiro e agosto.
O clube pensou que levaria alguns anos para eles começarem a ver alguma economia depois que o sistema de painel solar fosse instalado no estádio com capacidade para mais de 52 mil pessoas.
Mas o aumento do preço da energia, juntamente com uma taxa de inflação oficial que agora é de mais de 80%, significou que o clube começou a economizar dinheiro algumas semanas depois que o sistema começou a funcionar.
Situação energética local
O aumento do uso de energia doméstica na Turquia também tem implicações geopolíticas. A Turquia depende fortemente de fontes estrangeiras para sua energia. Sendo que 45% de seu gás veio da Rússia no ano passado.
Um mês após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que seu país não iria aderir às sanções ocidentais e não poderia esquecer suas relações com Moscou.
O uso de gás russo pela Turquia e seus planos de construir uma usina nuclear com a Rússia foram exemplos que ele deu, segundo o jornal Hurriyet.
Depender de outros países para obter energia, especialmente depois, significa que sua dívida externa se torna ainda maior. O uso de fontes domésticas, por outro lado, seria menos afetado, por isso o investimento em energia solar é importante.
Quer ficar atualizado?
Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!