Com a praticidade e economia que oferece, a energia solar conquista cada vez mais consumidores dos mais diversos perfis. Isso inclui pessoas interessadas em instalar energia solar em suas próprias residências, em seus comércios, nas empresas, indústrias ou até mesmo em propriedades rurais, como forma de promover um desenvolvimento sustentável em seu agronegócio. 

Esse setor é justamente um dos que mais investe nessa tecnologia atualmente no Brasil, com mais de 64 mil sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais, resultando em mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada.

Mas ainda há muito espaço para crescimento, por isso vale a pena focar seu trabalho na venda de energia solar para o agronegócio. Para saber como encontrar clientes nessa área, confira algumas dicas a seguir. 

Defina qual o Perfil de Cliente Ideal

Para obter sucesso nas vendas de qualquer negócio, é preciso primeiro estabelecer algumas estratégias de marketing. Uma das principais é a ICP (Ideal Costumer Profile), ou Perfil de Cliente Ideal, uma importante etapa de segmentação que serve para facilitar suas vendas.

Essa técnica ajuda a identificar qual o cliente ideal para a sua empresa. Com as características bem definidas, sua empresa terá as condições adequadas para direcionar ações e campanhas e investir nos negócios com maior potencial de obter resultados. Assim, fica mais fácil desenvolver um funil de vendas elaborado e assertivo com o intuito de alcançar esses perfis.

Defina o perfil de seus clientes no agronegócio
Defina o perfil de seus clientes no agronegócio.

O primeiro passo é filtrar seus contatos, selecionando aqueles que você acha que mais se identificam com a sua marca. Como você definiu que deseja trabalhar com clientes do agronegócio, esse já é meio caminho andado.

A partir desse recorte, tente identificar as demais particularidades dos clientes ideias do serviço que você oferece. Procure se informar, por exemplo, a respeito das possíveis aplicações da energia solar para esses produtores, quais as vantagens mais atraentes dessa tecnologia para cada perfil e qual a finalidade de investir nela.

Também é interessante delinear alguns padrões de consumo, como a localização geográfica, a faixa etária, o principal ramo do agronegócio interessado em investir em energia solar, e assim por diante. Esse é o caminho para desenvolver uma boa segmentação para trabalhar suas estratégias de marketing e vendas posteriormente.   

Quanto maior o seu acervo de informações a respeito de potenciais clientes, mais eficazes serão as soluções que você poderá ofertar para eles e, portanto, maiores as chances de conseguir fechar o negócio. Continue com a leitura para conhecer mais técnicas de vendas. 

Valorize o seu produto e serviço

Um profissional que conhece e confia em seu produto ou serviço é a melhor propaganda para um negócio. Esse é um dos principais caminhos para conquistar a confiança do cliente, tendo plenas condições de esclarecer todas as suas dúvidas e argumentar a favor da energia solar. 

É preciso ser capaz de provar ao cliente que as soluções que você oferece são de fato o que ele procura para resolver sua demanda por energia. Se o cliente se queixa de problemas de abastecimento com a rede pública de energia, por exemplo, você precisa ter na ponta da língua o argumento que explica porque a energia solar é o melhor investimento para acabar com isso. 

Não se esqueça de valorizar seu produto
Não se esqueça de valorizar seu produto

Além disso, é importante provar que o seu produto é uma referência no mercado. Certifique-se de trabalhar com as melhores marcas do mercado, assim fica fácil ter confiança e bons argumentos para vendê-las. 

Lembre-se de explorar os diferenciais do seu produto ou serviço, explicando quais são as maiores vantagens em relação aos da concorrência. Para fazer isso com propriedade, é fundamental ter conhecimento do que os concorrentes andam fazendo, já que servirá de parâmetro para promover as suas vendas. 

Para ter melhores resultados com essa estratégia, as redes sociais são uma excelente ferramenta. Confira no próximo tópico. 

Use as redes sociais a seu favor

Quantas vezes nos últimos meses você recorreu à internet quando precisou de um produto ou serviço? Esse já é um hábito recorrente em muitos consumidores brasileiros, que buscam soluções para os seus problemas através de buscas na web ou via redes sociais.

Por isso é tão importante providenciar a presença digital da sua empresa nas redes. Quando um potencial cliente procura por soluções em energia solar, sua empresa deve estar presente nos resultados.  

Para conquistar a atenção das pessoas interessadas em investir em energia solar, ofereça conteúdo de qualidade nas suas plataformas. Mostre seus produtos, o diferencial do seu serviço, as principais tecnologias utilizadas e demais informações que possam ser interessantes aos clientes. Isso vai ajudar seu negócio a se posicionar como uma referência no segmento. 

As redes sociais são importantes aliadas das vendas em geral hoje em dia
As redes sociais são importantes aliadas das vendas em geral hoje em dia

É importante saber que o cliente passa por momentos específicos antes de fechar um negócio. A isso dá-se o nome de jornada do cliente.

Para proporcionar uma boa jornada, é preciso atrair o cliente e ensiná-lo sobre a solução que você oferece, disponibilizando explicações a respeito da instalação de painéis, custo-benefício e segurança, por exemplo.

Certifique-se de oferecer conteúdo de qualidade, provando seu conhecimento no assunto e sanando as dúvidas que o cliente possa ter durante sua jornada, até finalmente decidir por adquirir um sistema fotovoltaico. 

As redes sociais são plataformas que viabilizam uma comunicação mais direta, interativa e simples, resultando em maior proximidade com o seu público. Isso contribui para a construção de uma relação de confiança e identificação. Mas apenas mostrar que você sabe não é o suficiente, é preciso provar isso através do seu trabalho, conforme veremos no próximo item do nosso artigo.  

Esteja sempre por dentro das inovações do setor

Quem trabalha com energia solar sabe que esse é um setor muito aquecido atualmente, devido ao aumento da procura por alternativas aos meios convencionais de obtenção de energia. 

Sendo assim, é importante que você busque formas de se destacar enquanto profissional. Estar atualizado sobre as novidades do ramo é imprescindível para sempre oferecer o que há de melhor e mais moderno para cada tipo de cliente, uma vez que esse é um mercado que está constantemente se atualizando. Procure estar sempre por dentro dos lançamentos e dos melhores produtos disponíveis.

Esteja sempre antenado nas novidades do setor que atende
Esteja sempre antenado nas novidades do setor que atende

Já que você enxerga nos clientes do agronegócio um grande potencial a ser explorado, vale a pena direcionar o seu trabalho nesse sentido. Qual a última palavra em tecnologia solar para o campo? Quais os melhores equipamentos a serem utilizados pelo agronegócio? De que forma é possível aliar a energia solar às atividades realizadas pelos produtores rurais? 

Ter todas essas respostas fará de você um profissional mais capacitado e com maiores chances de fechar boas vendas. Saiba mais sobre isso no item a seguir.

Compreenda as demandas de cada cliente

Como dito acima, entender a realidade dos seus clientes é fundamental para oferecer as melhores soluções para cada caso. São diversas as atividades do agronegócio que demandam eletricidade, por isso é importante ter a perspectiva de como cada cliente pode se beneficiar com a energia solar. 

No contexto da agricultura, uma das atividades essenciais é a irrigação, que demanda muita energia elétrica. Sendo assim, pode ser interessante ter em mãos os dados sobre a economia que a energia solar pode gerar quanto à essa tarefa. Você pode até mesmo recorrer às informações dos seus clientes anteriores para ter uma base sólida de dados.  

Entenda que cada cliente tem sua demanda, e esteja preparado para cada uma delas
Entenda que cada cliente tem sua demanda, e esteja preparado para cada uma delas

O mesmo vale para as demais atividades realizadas no campo, como ordenha (que muitas vezes depende da ordenadora mecânica), refrigeração, ventilação, segurança, iluminação, monitoramento dos animais, e assim por diante, segundo a realidade de cada produtor. 

Vale a pena compreender exatamente qual o nicho de agronegócio de cada cliente e quais as principais funções que fazem uso da energia elétrica em sua propriedade.

Assim, você o ajuda a compreender de que maneira pode se beneficiar com a energia solar, e qual as melhores aplicações possíveis em sua propriedade rural. Essa é também uma forma de investir em uma relação mais duradoura e fortalecida, visando a fidelização do cliente. 

Conseguir novos clientes é sempre um desafio, e essa é uma realidade para qualquer profissional que trabalhe com venda de serviços e produtos. No entanto, seguindo dicas como as mencionadas neste artigo fica mais fácil traçar estratégias que vão te ajudar a obter melhores resultados. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Confira aqui o story do post!

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