A ITRI fez parceria com as fabricantes de painéis e células solares Taiwan United Renewable Energy (URE) e San Fang Chemical Industry Co Ltd. para desenvolver um módulo fotovoltaico que seja simples de desmontar e totalmente reciclável no final de sua vida útil
O módulo pode ser totalmente reciclado e os materiais recuperados – como silício e vidro – podem ser reutilizados, evitando que os módulos fotovoltaicos desativados sejam quebrados ou degradados.
A retroalimentação do setor solar através da reciclagem desses materiais poderá diminuir o custo final. Podendo gerar uma maior busca por módulos fotovoltaicos e geração de energia solar residencial e industrial.
A equipe do ITRI estima que o valor de reciclagem dos módulos fotovoltaicos aposentados pode aumentar significativamente, de aproximadamente 18 milhões de dólares para 74 milhões de dólares por gigawatt, criando um novo modelo de economia circular para a indústria solar.
O redesenho de todo o produto levou em consideração o ciclo de vida do painel solar, células e suporte para um módulo fotovoltaico. O módulo já foi testado além de passar nos testes IEC 61215 e IEC 61730, recebeu a certificação da TÜV Rheinland.
Espera-se que a tecnologia obtenha a Certificação Voluntária de Produto de Taiwan no primeiro trimestre de 2023. Como resultado, poderá ser comercializado em grande escala em diversos países.