Seta

Marrocos no mercado de energia renovável

Nos últimos anos, o Marrocos intensificou seus esforços para aumentar a porcentagem de eletricidade derivada de fontes renováveis. Em 2022, o país gerou 38% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis.

Com planos ambiciosos de atingir mais de 52% de produção de energia renovável até 2030, o Marrocos está prestes a subir no ranking das nações árabes que geram eletricidade a partir da energia solar.

Para atingir esses objetivos, o Marrocos concedeu licenças para vários projetos de energia renovável, incluindo 16 projetos de energia solar, 19 projetos de energia eólica e 20 projetos hidrelétricos.

O relatório de Investimento Global de 2023 das Nações Unidas reconhece o Marrocos como um dos dez principais países em desenvolvimento que atraem investimentos estrangeiros em energia renovável entre 2015 e 2022.

Ainda, o relatório cita projetos internacionais de projetos no Marrocos, Egito, África do Sul e Quênia como principais contribuintes no aumento de 39% em energias renováveis em toda a África em 2022.

Além disso, os investimentos em energias renováveis constituem uma parcela significativa do investimento estrangeiro direto total nas dez principais nações em desenvolvimento.

Contudo, as nações em desenvolvimento enfrentam um déficit considerável no investimento anual para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030

A lacuna de investimento chega a US$ 4 trilhões por ano. O Relatório de Investimento Mundial enfatiza a necessidade de planos de investimento para garantir energia sustentável para todos.