Maior fazenda solar flutuante do Brasil

NOTÍCIA

Até 1250 famílias serão impactadas com o início da produção de energia solar do projeto Veredas Sol e Lares. Ao todo, 21 municípios serão atendidos e há uma expectativa que mais de 4000 pessoas obtenham benefícios da fazenda solar flutuante.

Esta Usina Solar Fotovoltaica se encontra sobre a Pequena Central Hidrelétrica Santa Marta, localizada na cidade mineira de Grão Mogol. Essa hidrelétrica já possui 1 MW de potência e terá complemento dos painéis solares flutuantes.

Com os painéis solares flutuantes, espera-se que mais 1,2 MW de potência seja adicionada ao complexo. O projeto foi desenvolvido sob o edital Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), da CEMIG.

Para chegar a essa potência, cerca de 3050 painéis solares foram instalados, cobrindo uma área de 11 mil metros quadrados. O início das obras aconteceu em setembro do ano passado e teve sua conclusão recentemente.

Para chegar a essa potência, cerca de 3050 painéis solares foram instalados, cobrindo uma área de 11 mil metros quadrados. O início das obras aconteceu em setembro do ano passado e teve sua conclusão recentemente.

1

Seta

Importância social

Além do impacto social da geração de energia da fazenda solar flutuante, o projeto tem outras intenções sociais. Assim, tem um objetivo mais amplo do que apenas democratizar a energia solar e o acesso à eletricidade.

Espera-se que estudantes possam desenvolver projetos tecnológicos e estudar o setor energético de perto a partir da Veredas Sol e Lares. Bem como, houve a geração de empregos para que os painéis solares fossem instalados na Usina.

Também houve a criação do marco regulatório da Associação Veredas Sol e Lares, visando a gestão cooperativa e popular do projeto. Isso é resultado da história de lutas que a comunidade teve para a construção da fazenda solar.

Em 2020, o projeto sofreu um entrave político que gerou muita resistência da população. Assim, em 2021, as famílias afetadas pela tragédia de Brumadinho conseguiram a aprovação da construção do Veredas Sol e Lares.

Por fim, o trabalho social que também é feito com as famílias afetadas pelo rompimento da barragem é tão impactante quanto a energia renovável. Bem como, o povo de Brumadinho e região ainda esperam uma resposta da justiça sobre o que aconteceu há 4 anos.