Energia solar on-grid ou off-grid, qual a diferença?

Ambos se referem ao funcionamento dos sistemas fotovoltaicos instalados em residências, propriedade e estabelecimentos comerciais para a geração de energia elétrica. 

Energia solar on grid x off grid

O que difere os sistemas on grid e off grid entre si é o fato de estar conectado ou não à rede pública de distribuição elétrica. Saiba mais detalhes nos próximos tópicos.

Gray Frame Corner

Sistemas on grid

Esse tipo de sistema possui sua geração de energia solar conectada à rede pública

Gray Frame Corner

Esse sistema possui sua geração de energia solar conectada à rede pública. Dessa forma, quando a unidade geradora produz mais energia do que consome, a energia excedente é enviada à rede pública e transformada em créditos de energia, que podem ser utilizados em até cinco anos.

Sistemas off grid

Os sistemas off grid não possuem conexão com a rede pública de energia, portanto não é necessário pagar as contas de luz.

Gray Frame Corner

Esse tipo de sistema necessita de um banco de baterias estacionárias, que irão armazenar toda a energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

A instalação de sistemas off grid é mais indicada para lugares remotos, como em áreas rurais, uma vez que o seu funcionamento não depende da rede pública de energia

Qual escolher?

Ambos os sistemas oferecem vantagens e desvantagens, sendo que a maior diferença entre eles está na maneira como armazenam a energia excedente.

Gray Frame Corner

Como o sistema on grid depende da rede de distribuição, é comumente utilizado em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica

Já o sistema off grid não depende desse fator, portanto é geralmente a melhor escolha quando se trata da instalação de sistemas fotovoltaicos em meios remotos ou rurais.

Benefícios da energia solar?

 Optar por esse tipo de investimento garante maior autonomia no que diz respeito à produção de energia, uma vantagem com décadas de garantia.

Gray Frame Corner

Atualmente há diversas facilidades e incentivos para adquirir sistemas de energia solar, como linhas de crédito, redução de impostos e opções de financiamentos.

A produção de energia a partir de painéis fotovoltaicos é capaz de gerar até 95% de economia na conta de luz

A geração de energia solar. Não polui, não afeta o meio ambiente e ainda reduz os impactos ambientais, já que diminui a necessidade de recorrer às termelétricas