Energia solar e gás natural na luta contra o desperdício de alimentos na Nigéria

NOTÍCIA

Seta

O desafio do desperdício de alimentos devido à energia inadequada para refrigeração e à escassez de fertilizantes levou a Nigéria a aproveitar os seus recursos de gás natural e a adotar a energia solar.

As temperaturas elevadas da Nigéria, que atingem frequentemente os 40°C, representam um obstáculo à preservação dos alimentos, especialmente num país onde mais de 40% não têm acesso à energia moderna.

Agricultores, empresas e famílias enfrentam a ausência de instalações de refrigeração. No entanto, o governo está empenhado em melhorar o acesso à energia explorando o gás natural e energia fotovoltaica.

O gás serve como um recurso vital para a produção de fertilizantes, sublinhando a importância do aproveitamento do gás natural para aumentar os rendimentos agrícolas. 

Assim, o governo nigeriano, em colaboração com empresas como a Shell, está a promover os extensos recursos de gás do país, uma medida preparada para melhorar o acesso à energia e reduzir o desperdício.

A All On, uma iniciativa sem fins lucrativos dessa colaboração, apoia startups de energia renovável na Nigéria, melhorando assim o acesso para comunidades, famílias, explorações agrícolas e empresas.

Os painéis solares surgiram como um fator para preservação de alimentos, mesmo em regiões isoladas. Estas estratégias prometem desempenhar um papel fundamental para a população da Nigéria.