Reduzir a conta de energia, além de gerar menos prejuízo ao seu bolso, também é uma forma de adotar hábitos sustentáveis e explorar as diferentes formas de gerar energia
Por isso, confira a seguir 25 formas de reduzir a conta de energia
Em casa, prefira deixar as janelas abertas e dê preferência pelo ventilador em vez do aparelho de ar-condicionado. Assim você mantém os cômodos bem arejados sem consumir tanta eletricidade.
Não ligue o ar-condicionado com frequência
1º
Quando os filtros do aparelho estão com muita sujeira, o ar-condicionado precisa trabalhar mais para compensar o bloqueio causado pelos resíduos e conseguir resfriar o ambiente.
Higienize o filtro do aparelho corretamente
2º
Uma dica para evitar que isso aconteça é utilizar a função timer do aparelho, colocando-o para desligar sozinho depois de um determinado tempo, ou deixar de utilizar a TV antes de dormir, se possível.
Como toda economia é bem-vinda, remova todos os itens da tomada após utilizá-los. Assim, o consumo de energia cessa quando você não estiver utilizando esses aparelhos, e você poderá notar a diferença nas faturas de energia.
Evite deixar aparelhos no stand-by
4º
Assim, a circulação de ar fica livre e a geladeira poderá resfriar com mais facilidade, evitando o superaquecimento.
5º
Coloque sua geladeira em um local ventilado
O ideal é que você deixe a porta do eletrodoméstico aberta até pegar ou guardar tudo o que precisa, já que assim você aciona o compressor uma única vez.
Evite abri-la muitas vezes seguidas
6º
colocar alimentos quentes dentro da geladeira faz com que ela tenha que trabalhar mais para evitar que o ar quente do alimento esquente o interior do eletrodoméstico. No fim das contas, isso também faz com que o aparelho gaste mais energia para compensar a troca de calor.
7º
Não guarde alimentos quentes dentro dela
Isso porque a borracha é uma forma de impedir a entrada de ar quente e a saída de ar frio do aparelho.
Faça a manutenção da borracha de vedação da geladeira
8º
Mesmo quando a geladeira estiver fechada, a luz do sol incidindo diretamente sobre ela também pode elevar seu consumo de energia.
É importante deixar esses itens afastados, pois ao deixar a geladeira perto de uma fonte que gera calor, aumentamos drasticamente o seu consumo de energia.
Evite deixá-la ao lado do fogão
10º
Evite ficar mais do que 10 minutos com o chuveiro ligado, especialmente durante o inverno. Ao ensaboar o corpo ou lavar o cabelo, feche a torneira e abra de novo apenas quando for se enxaguar. Assim, você evita o desperdício de água também.
Tome banho mais curtos
11º
Também não é recomendado mudar a temperatura enquanto o chuveiro estiver ligado, pois isso pode aumentar o consumo. Cuidados como esses contribuem com um consumo mais consciente e inteligente, gerando bons resultados na conta de luz.
Nos dias quentes, use a posição “verão”
12º
Isso ajuda na economia porque, sempre que o ferro é ligado, é preciso aguardar até que ele esquente. Enquanto isso, o aparelho consome mais energia elétrica, já que precisa aumentar a temperatura muito rápido.
Use o ferro elétrico com sabedoria
13º
As melhores opções para quem quer evitar passar roupa são os tecidos com fibras sintéticas, que não amassam com facilidade. Além disso, essas fibras também são conhecidas por suas características de secagem rápida.
Prefira roupas de tecidos que não amassam
14º
Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove
É importante sempre checar as condições do filtro da máquina de lavar roupas e limpá-lo após utilizar a máquina. Isso ajuda a evitar o acúmulo de fiapos, que podem fazer com que o aparelho tenha que trabalhar mais pesado e gaste mais energia durante seu funcionamento.
Use a máquina de lavar sempre na capacidade máxima
15º
Usar as lâmpadas de casa com consciência pode ajudar a reduzir os custos da conta de luz em aproximadamente 10%. Para obter essa economia, desligue as luzes quando ninguém estiver no cômodo e evite deixá-las ligadas sem necessidade.
Evite deixar lâmpadas acesas
16º
Vale lembrar que você deve sempre escolher as lâmpadas que tenham a voltagem compatível com a sua rede. Outro benefício é que as lâmpadas de LED duram até 14 anos, e você dificilmente terá que trocá-las antes disso.
Prefira lâmpadas de LED
17º
Abra cortinas e janelas e deixe a luz do sol entrar durante o dia. Se ainda está construindo ou pretende reformar seu imóvel, busque alternativas de como explorar a luz natural nos cômodos.
Explore a luz natural
18º
aposte em tons mais leves na hora de pintar ou reformar seu imóvel, e até mesmo quando for escolher cortinas e móveis. Isso tudo faz com que o espaço fique mais iluminado, promovendo mais economia para seu bolso.
Pinte os cômodos com cores claras
19º
Quando um fio está parcial ou totalmente desencapado, por exemplo, pode puxar carga de maneira constante, fazendo com que os aparelhos que dependem de energia consumam muito mais do que realmente precisam.
Verifique se há defeitos na fiação
20º
Para se ter uma ideia, eletrodomésticos residenciais com mais de 10 anos de vida consomem, em média, o dobro quando comparados aos aparelhos mais modernos do mesmo tipo.
Substitua eletrodomésticos antigos
21º
O que se recomenda é confiar sempre em produtos de marcas conhecidas e de qualidade, com a potência adequada para a função. Antes de comprar um novo aparelho, saiba que o mais seguro é sempre optar por eletrodomésticos e eletrônicos que contam com o selo PROCEL.
Escolha aparelhos econômicos
22º
Desligando a chave geral, você reduz o consumo de energia elétrica e o risco de acontecer um curto-circuito durante a sua ausência.
Desligue a chave geral se for viajar
23º
vale a pena fugir desses horários para pagar menos na conta de luz. Algumas maneiras de evitar os horários de pico e tomar banho e lavar roupas antes das 18h.
Evite os horários de pico
24º
A economia pode ser ainda maior se você produzir mais energia do que usa, já que essa energia extra também pode ser convertida em créditos energéticos que serão abatidos da sua conta e consumo.
Opte pela energia solar fotovoltaica
24º
Já anotou todas as dicas? Tenho certeza que adotando-as será possível reduzir os gastos e enfrentar esse período crítico